Pablo Piatti (UD Almería)


Depois de uma série de três posts sobre jogadores formados em território europeu, decidi que o ideal seria rumar à América Latina. Após Zdravko Kuzmanović, jogador que evoluiu num tipo de futebol essencialmente físico e muito organizado tacticamente, apresento-vos Pablo Piatti, jovem promessa originária da Argentina e que desde há algum tempo vem dando nas vistas, ao espalhar a magia e o perfume do futebol das Pampas por onde passa. A Espanha parece já convencida do seu valor, os papões do resto da Europa mantêm-se atentos.


Nascido em La Carlota, uma modesta cidade pertencente à província de Córdoba, Pablo Piatti cedo se assumiu como uma das grandes promessas dos Estudiantes de La Plata, um dos clubes mais importantes do panorama futebolístico da Argentina. Depois de uma necessária evolução nos escalões de formação do clube, factor que não se deve ignorar e que se revela cada vez mais importante nos dias de hoje, Diego Simeone, antiga glória argentina, decidiu dar uma oportunidade ao jovem jogador. No dia 18 de Novembro de 2006, numa partida frente ao Newell's Old Boys, o pequeno Piatti foi lançado às feras e no fim de contas rugiu ainda mais alto do que elas, ao facturar o golo da vitória (2-1). Era uma estreia perfeita. A partir desse momento o jovem jogador tornou-se num verdadeiro ídolo para os adeptos do clube.



Nome: Pablo Daniel Piatti
Nascimento: 31/03/1989 (20 anos)
Naturalidade: La Carlota - Argentina
Altura: 161 cm
Peso: 58 kg
Posição: Avançado
Clube: UD Almería - Espanha
Nº Camisola: 11


No fim dessa temporada, surgia o Mundial de sub-20, competição carregada de grandes telentos, uma das preferidas dos treinadores que pretendem encontrar jogadores com grande potencial e grande margem de progressão. Piatti foi uma das grandes surpresas da convocatória de Hugo Tocalli, tornando-se no jogador mais jovem da comitiva, apenas com 17 anos. A Argentina venceu a competição sem perder qualquer partida, Aguero foi o melhor marcador e estrela da companhia e Piatti foi a confirmação da sucessão nos escalões de formação da selecção alvi-celeste.

A sua boa prestação no campeonato do Mundo de sub-20 não permitiu ao Estudiantes segurá-lo por muito mais tempo. Piatti manteve-se mais uma temporada no clube argentino, mas no defeso de 2008/2009, o Almería, um dos mais modestos clubes da divisão principal espanhola decidiu arriscar a transferência, antecipando-se aos gigantes europeus. Pablo Piatti, chegou mesmo a ser apontado como reforço do FC Porto, mas Jesualdo Ferreira viu com reservas a sua pequena estatura e o seu peso de criança. Juventus, Fiorentina e Werder Bremen também não tiveram coragem para arriscar.

A jovem promessa estreou-se frente ao Atlético de Bilbau, realizando um bom jogo e convencendo Hugo Sánchez. Na jornada seguinte, em jogo caseiro frente ao Valência, facturou o primeiro golo na Europa. Na primeira época ao serviço da formação espanhola, Piatti foi utilizado com bastante frequência, marcando 5 golos e contribuindo de grande modo para o excelente 11º lugar da sua equipa no campeonato.

Vídeo

A temporada de 2009/2010 espera-se que seja de confirmação e uma coisa é certa: se Pablo Piatti mantiver o seu nível exibicional é bem provável que esta seja a sua segunda e última época em Almería. A sua baixa estatura começa a não ser desculpa e ele bem se pode desculpar e dizer: o Messi é do meu tamanho!

Bruno Tomé
Read More
Bookmark and Share

Fredy (CF Os Belenenses)

Após a realização das duas jornadas inaugurais da Liga Sagres, entendi que deveria dedicar este post a um jovem que se tem revelado uma das boas surpresas da competição e que promete criar enormes calafrios às defensivas contrárias. Falo-vos de Fredy, a nova coqueluche dos adeptos belenenses dadas as excelentes indicações mostradas nas partidas frente ao Leixões e à Naval, onde evidenciou todas as suas qualidades, saindo, desta forma, do anonimato e do desconhecimento dos adeptos do futebol português.

Nascido em Angola, Alfredo Ribeiro, seu nome próprio, cedo veio para o nosso país, iniciando a sua formação futebolística nos Pescadores da Caparica, onde actuava como guarda-redes. No entanto, com a mudança da sua família para a zona de Seixal e incentivado pelos seus pais, ingressou nos infantis dos azuis, acabando por se adiantar no terreno, passando a jogar na frente de ataque. E haveria de ser nesta posição que o jovem se destacaria, revelando ser um avançado bastante eficaz ao nível da finalização, acabando por ser chamado para actuar pelas selecções jovens portuguesas.

Após uma grande época nos juniores sob o comando técnico do ex-sportinguista Rui Jorge e de ter evoluído na Liga Intercalar, Fredy veria o seu valor reconhecido por Jaime Pacheco que decidiu utilizar o atacante no encontro frente à Académica decisivo para a luta pela manutenção. Até ao final da temporada e já com Rui Jorge ao leme da equipa sénior, este talentoso jogador participaria em mais três partidas como suplente utilizado, mostrando desde logo ser um jogador bastante rápido, móvel e com uma boa capacidade de drible.



Nome: Alfredo Kulembe Ribeiro
Nascimento: 27/03/1990 (19 anos)
Naturalidade: Luanda - Angola
Altura: 169 cm
Peso: 67 kg
Posição: Médio Ala/Avançado
Clube: CF Os Belenenses
Nº Camisola: 22


Contudo, não conseguiria evitar a descida do seu clube pela via desportiva para a Liga Vitalis, sendo que, no entanto e devido ao incumprimento salarial do Estrela da Amadora, o Belenenses acabaria por se manter no principal escalão. Apesar da mudança no comando técnico e do facto do seu clube se manter na primeira divisão, o jovem acabou por ser incluído no plantel principal juntamente com outros atletas da cantera como André Pires, Pelé e André Almeida.

Numa fase inicial, poucos apostariam que este versátil jogador se integrasse nas primeiras escolhas do mister João Carlos Pereira dada a sua juventude e inexperiência. Ainda assim, afirmar-se-ia neste início de época, surpreendendo os adeptos pela positiva, actuando na frente de ataque juntamente com o camaronês Yontcha. Estes jogadores têm mesmo formado uma dupla bastante interessante, sendo este jovem um autêntico "vagabundo" no ataque, contrapondo com a menor mobilidade posicional do seu colega. O bom entendimento entre ambos ficaria bem evidente na última partida frente à Naval, onde o luso-angolano assistiria com "conta, peso e medida" para o golo de Yontcha para gáudio dos adeptos dos azuis do Restelo.

As boas exibições e os credenciais mostrados neste início de temporada poderão assim catapultar Fredy para uma boa época ao serviço da equipa da Cruz de Cristo, de forma a que o seu nome conste no término da Liga na lista das principais revelações da competição e para que possa, eventualmente, num futuro próximo ser incluído nas convocatórias do técnico Oceano para a selecção sub-21.

Filipe Jesus
Read More
Bookmark and Share

Roderick Miranda (SL Benfica)

Depois de ter falado do sportinguista Rabiu Ibrahim, torno a dar destaque a mais um jogador a brilhar nos campeonatos de formação portugueses. Refiro-me a Roderick Miranda, um jovem a singrar nas escolas do Benfica e que deixou “água na boca” dos adeptos benfiquistas que acompanharam o seu desempenho ao longo da recente pré-temporada com a equipa de Jorge Jesus.

Descendente de uma família com alguma tradição no mundo do futebol (note-se que o pai e o irmão foram futebolistas profissionais), Roderick Miranda iniciou a sua carreira no clube da terra, o Odivelas, quando tinha sete anos. A sua primeira experiência futebolística foi um tremendo desastre, mostrando mesmo grande incompatibilidade com a bola, e um ano mais tarde o jovem voltou a procurar a sorte no mesmo clube. Dos sete aos oito anos o luso-brasileiro teve uma incompreensível evolução, e desta vez acabou por ser integrado na equipa sub-10. Afirmando-se como um avançado goleador, cedo despertou o interesse de grandes clubes nacionais, nomeadamente o Benfica e o Sporting, que foram acompanhando o percurso do jovem ao longo do seu primeiro ano como jogador. Numa grande disputa entre os clubes da capital, acabou por ser o clube da Luz a conseguir convencer o atleta, que num curto espaço de dois anos, passou de leigo no futebol a jogador com potencial.




Nome: Roderick Jefferson Gonçalves Miranda
Nascimento: 30/03/1991 (18 anos)
Naturalidade: Odivelas
Altura: 193 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa-Central / Médio-Defensivo
Clube: SL Benfica
Nº Camisola: 15


Desde esta mudança para a capital, Roderick venceu vários títulos com o Benfica e foi recuando cada vez mais no terreno. Ao longo dos anos os treinadores foram-no experimentando no meio-campo e no último ano de juvenis foi testado como defesa-central. A sua adaptação no centro da defesa perspectivava-se difícil, no entanto, sendo ele um atleta inteligente e tacticamente evoluído, acabou por se adaptar com alguma facilidade. Aliás, foi mesmo nesta posição que Roderick teve o seu maior sucesso, tendo sido chamado pela primeira vez à selecção portuguesa para a categoria de sub-17. Quanto à eventual participação nas selecções brasileiras, essa foi logo colocada de parte, uma vez que Roderick se sentia completamente português. Desde então, as suas chamadas à selecção foram constantes, integrando neste momento a equipa de sub-19.

Apesar de ter sido chamado por várias vezes por Quique Flores a participar no treino dos seniores na época passada, a verdade é que Roderick não havia participado em qualquer jogo do principal plantel. Com a chegada de Jorge Jesus o jovem viu ser-lhe dadas várias oportunidades para demonstrar o seu verdadeiro valor e as suas actuações não desiludiram o técnico encarnado. Roderick contabilizou vários jogos completos na recente pré-época e foi uma das figuras de proa da excelente campanha das águias. Durante este período Roderick mostrou a sua maturidade e serenidade dentro de campo (características que o fizeram comparar-se ao inevitável Mozer), aliadas a uma grande elevação e qualidade de passe, ao mesmo tempo que ia adquirindo mais experiência profissional. Foi uma campanha brilhante do atleta, brindada com um contrato profissional de cinco temporadas.

Com Luisão, Sidnei, David Luiz e Miguel Vítor no plantel, era difícil dar minutos ao jovem nos jogos oficiais e os dirigentes encarnados decidiram não queimar-lhe etapas na carreira, voltando a integrá-lo no plantel júnior. Apesar de tudo, Jorge Jesus decidiu inscreve-lo na lista B para a Liga Europa, moralizando uma vez mais o jovem. Com apenas mais um ano de júnior pela frente, espera-se que Roderick evolua ainda mais para que no futuro se torne numa aposta válida na equipa principal do Benfica.

Vídeo:

Rotulado como um defesa-central bastante talentoso e com uma técnica apuradíssima, parece que as águias não terão muito com que se preocupar no futuro quanto ao centro da defesa. Uma grande prova disso mesmo são as imagens deste golo, que realmente valem por mil palavras.

Pedro Nogueira

Read More
Bookmark and Share

Zdravko Kuzmanović (AC Fiorentina)


Depois de os meus colegas terem apresentado duas jovens promessas com origem no continente africano, regresso à Europa, o continente de onde saiem grande parte dos jogadores de nível mundial, ou então, o local onde jovens promessas oriundas de outros continentes são devidamente limadas, tornando-se posteriormente grandes futebolistas.

Zdravko Kuzmanović, oriundo de uma família Sérvia, é mais um produto da mais que reconhecida escola de Leste, que teve o seu apogeu ainda durante a extinta URSS. Ao viver toda a sua infância em território suíço, Kuzmanović acabou por optar por essa nacionalidade. Oriundo de uma família com tradição no futebol, o jovem jogador seguiu as pisadas do seu pai que foi um reconhecido jogador em território alemão e que terminou a carreira na Suíça, ao serviço do FC Thun.

A jovem estrela da Fiorentina começou a sua carreira no Young Boys, clube com grande passado nos campeonatos suíços. Em 2005/2006, Kuzmanović tranferiu-se para o FC Basel, um dos maiores rivais do clube onde deu as primeiras pisadas como futebolista. As suas exibições cedo captaram a atenção dos olheiros de equipas mais reputadas, e foi a Firentina que na temporada de 2006/2007 decidiu abrir os cordões à bolsa e arriscar na contratação do servo-suíço.



Nome: Zdravko Kuzmanović
Nascimento: 22/09/1987 (21 anos)
Naturalidade: Berna - Suíça
Altura: 186 cm
Peso: 71 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: AC Fiorentina - Itália
Nº Camisola: 22


No seu primeiro ano como jogador da formação de Florença, Kuzmanović não teve oportunidade de se estrear no Calcio. Foi de novo emprestado ao FC Basel, o que demonstra o reconhecimento e a consideração que os suíços tinham por ele. Na temporada seguinte, o jovem jogador foi finalmente integrado no plantel principal, e fez o seu primeiro jogo na Série A no dia 4 de Março de 2007, em jogo frente ao Torino.

Na hora de decidir por que selecção jogar, Kuzmanović surpreendeu e optou pela Sérvia. Apesar de a sua primeira nacionalidade ser suíça, a jovem estrela foi peremptória: "Eu sinto-me sérvio e quero dar tudo pelo meu país. É algo que o meu coração me diz e tenho que ouvir". O seu jogo de estreia pela selecção desmembrada da ex-Sérvia e Montenegro não foi o mais feliz, perdendo na deslocação à Bélgica por 3-2, no entanto o seu lugar no 11 é seguro e tem-se tornado cada vez mais uma referência do seu país.

Embora ainda não tenha agarrado a titularidade no seu actual clube, Kuzmanović vai-se impondo lentamente, assumindo-se como uma alternativa válida dentro do plantel. A sua qualidade de passe é algo que não passa despercebido e espera-se que esta época possa ajudar Montolivo e Zanetti no meio-campo da Fiorentina.

Bruno Tomé

Read More
Bookmark and Share

Moussa Sissoko (Toulouse FC)

Como uma equipa não é apenas composta por jogadores capazes de desequilibrar em termos técnicos, de quem os adeptos tanto gostam aliás, decidi neste post falar-vos de um jovem que realiza o chamado "jogo sujo", que não destacando pelas suas fintas ou pelos seus golos espectaculares, não deixa, ainda assim, de ser imprescindível para o seu técnico.

Com um percurso iniciado em duas equipas modestas do futebol francês, nomeadamente Red-Star Saint-Ouen e US Alnay, Moussa Sissoko acabaria por se mudar aos 13 anos para o Toulouse, sendo regularmente chamado às selecções jovens francesas. Destaque dos escalões de formação da sua equipa, foi com naturalidade que assinou o seu primeiro contrato profissional em 2007, sendo integrado desde logo no plantel principal. O jovem de descendência maliana "agarraria" a titularidade ao longo dessa época, evidenciando ser um verdadeiro box-to-box, um jogador que corre bastante durante o jogo e que defende e ataca com a mesma mestria.

Com uma garra e entrega inesgotável, Moussa é um dos indiscutíveis do técnico Alain Casanova, tendo sido preponderante para a excelente época realizada pelo Toulouse na última temporada, acabando a Ligue 1 em quarto lugar. Os elogios ao jovem iam-se sucedendo, acabando por ser nomeado para o prémio de melhor jogador jovem do principal escalão francês, fruto das suas actuações.



Nome: Moussa Sissoko
Nascimento: 16/08/1989 (20 anos)
Naturalidade: Le Blanc Mesnil - França
Altura: 187 cm
Peso: 83 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: Toulouse FC - França
Nº Camisola: 22


Já no final da época, Sissoko mostraria todo o seu valor no Torneio de Toulon, onde acabou por ser um dos destaques da selecção francesa, que acabaria, no entanto, por ser derrotada na final frente ao Chile, evidenciando ser um jogador bastante combativo e com uma força impressionante.

Atendendo à boa temporada realizada, o valor de mercado deste jovem subiu de forma considerável, existindo bastantes formações interessadas no seu concurso. Irmão de Sissoko, actual atleta da Juventus, Moussa foi mesmo um dos nomes mais falados neste defeso, sobretudo pela imprensa inglesa, dado que o Tottenham pretende adquiri-lo para compensar a vaga deixada pela saída de Zokora para o Sevilha, tendo mesmo apresentado uma proposta, que foi prontamente rejeitada pelo Toulouse. Para além dos Spurs, tem sido aventado que outros clubes como o Liverpool, Juventus e Everton tem seguido o médio, levando o clube do português Paulo Machado a renovar o vínculo com o atleta francês até 2013.

Visto como o sucessor de Mahamadou Diarra, este possante jogador iniciou a actual época da melhor forma, tendo já marcado um golo frente ao St. Etienne. As suas performances no Toulouse não passaram despercebidas ao seleccionador francês Raymond Domenech que decidiu chamar o jovem para o encontro de qualificação para o Mundial frente às Ilhas Faroé. Apesar de não ter sido utilizado, certamente que este momento poderá galvanizar o jogador para uma grande época, de forma a poder assim transferir-se para um grande clube europeu.

Filipe Jesus
Read More
Bookmark and Share

Rabiu Ibrahim (Sporting CP)


Apesar de este ser o primeiro post referente a um jogador africano, a verdade é que, no que diz respeito à arte de bem tratar uma bola de futebol, este continente está repleto de artistas. Um dos diamantes no meio deste tesouro africano é Rabiu Ibrahim. O jovem nigeriano tem apenas 18 anos e é já visto como uma das grandes promessas mundiais, tendo sido incluído pelo jornal britânico “The Times” numa lista de 50 promessas do futebol mundial.

Contratado aos nigerianos do Gateway FC, o médio-ofensivo chegou ao Sporting a 8 de Novembro de 2007 por uns módicos 800 mil euros. Depois de ter ajudado a sua selecção a sagrar-se campeã africana e mundial de sub-17, de ter sido coroado com a bota e bola de ouro no Campeonato Africano e de ter deixado “água na boca” a muitos observadores, os dirigentes leoninos avançaram na compra do seu passe sob o olhar atento de Real Madrid, Arsenal e Liverpool. Após sete horas de negociações o acordo foi selado e o Sporting conseguia trazer para a sua academia uma grande promessa mundial. Apesar dos leoninos só terem adquirido o passe do jogador depois de este ter realizado uma excelente campanha na selecção, a verdade é que Ibrahim já conhecia os cantos à casa, pois já tinha estado à experiência no clube durante um período entre a participação no Campeonato Africano e no Mundial.



Nome: Rabiu Danda Ibrahim
Nascimento: 15/03/1991 (18 anos)
Naturalidade: Kano - Nigéria
Altura: 169 cm
Peso: 60 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Sporting CP
Nº Camisola: 45


Por razões burocráticas, o jovem só pôde actuar passados cerca de quatro meses. Num jogo a contar para o campeonato de juniores, o Sporting deslocou-se ao terreno do Estoril e Ibrahim entrou a cerca de 30 minutos do final. Apesar de estar a jogar com jogadores de um escalão superior ao seu, a verdade é que o suposto sucessor de Jay-Jay Okocha não se deixou intimidar, mostrando mesmo uma série de qualidades em campo: bom toque de bola, passe preciso e dois bons pés, embora utilize preferencialmente o esquerdo. Uma quantidade enorme de qualidades que chegam e sobram para se perceber o verdadeiro valor do nigeriano; aliás, não é por acaso que a sua alcunha é wonder kid (miúdo maravilha). De aspecto franzino, Ibrahim não mostra receio em ir ao choque com os mais corpulentos e, tal como o mesmo referiu, a sua grande fraqueza é mesmo o remate. Porém, para o jovem craque este não é um grande problema e até tem solução: “Como não consigo rematar muito bem a bola fora da área, prefiro desmarcar os meus companheiros”.

Ao contrário do que aconteceu na sua primeira época ao serviço dos leões, na qual se sagrou campeão nacional de juniores, a época de 2008/2009 não correu tão bem ao colectivo, que teve de se contentar com um segundo lugar, se bem que com muita polémica à mistura. Contudo, a nível individual a época foi mais vantajosa para Ibrahim. O jovem foi chamado para representar a sua selecção na CAN de Sub-20 e, posteriormente, foi convocado por Paulo Bento para a última jornada da Liga Sagres frente ao Nacional da Madeira. O jovem acabou por não entrar na partida, porém, apesar de ter sido convocado devido ao grande número de ausências no plantel, esta não deixou de ser uma recompensa pelo seu bom desempenho ao longo de toda a temporada.

Como ainda pode rodar pelas camadas jovens do clube, Rabiu Ibrahim terá agora que se adaptar melhor ao futebol português e, essencialmente, ganhar alguns quilos e centímetros para que se torne mais forte fisicamente. Assim, sendo o Sporting um clube que gosta de apostar em jovens da sua formação, parece que o nigeriano, a seu tempo, terá a sua oportunidade para tentar convencer Paulo Bento a integrá-lo no plantel principal.

Vídeo:

O presidente da Confederação Africana de Futebol , Issa Hayatou, é um dos muitos admiradores de Ibrahim e uma expressão sua deixa bem patente o potencial do craque: ”É o maior talento que já vi jogar em 50 anos de futebol”. É bem provável que não o tenha dito só da boca para fora...

Pedro Nogueira

Read More
Bookmark and Share

Nathan Delfouneso (Aston Villa FC)


Ao acompanhar de perto a pré-temporada do Aston Villa, equipa que admiro desde Brad Friedel a Emile Heskey, deparei-me com Nathan Delfouneso, um produto das escolas dos The Villans, que começou por dar nas vistas na época transacta, mas que, na minha opinião, terá argumentos para consolidar esta temporada todas as expectativas criadas em seu redor.

Delfouneso estreou-se pelas Reservas do Aston Villa em Março de 2007, apenas um mês depois de ter completado 16 anos de idade. Em Outubro desse mesmo ano marcou o primeiro golo, frente ao Reading. As suas exibições agradaram aos responsáveis da formação de Birmingham, que o convidaram a assinar o primeiro contrato profissional em Fevereiro de 2008. O número que o jovem jogador escolheu foi o 14, pois a sua admiração por Thierry Henry já foi admitida numa entrevista à revista francesa Onze Mondial. Na primeira temporada como jogador das Reservas, Delfouneso participou em 41 partidas, facturando 22 golos. Uma boa média para um jovem da sua idade...



Nome: Nathan Delfouneso
Nascimento: 02/02/1991 (18 anos)
Naturalidade: Tyseley - Inglaterra
Altura: 186 cm
Peso: 69 kg
Posição: Avançado
Clube: Aston Villa FC - Inglaterra
Nº Camisola: 14


Com 17 anos e 195 dias, Nathan Delfouneso tornou-se no jogador mais jovem dos The Villians a participar numa competição europeia. Em 2008/2009, na fase de apuramento para a extinta Taça-Uefa, a jovem promessa deu-se a conhecer à Europa frente aos islandeses do FH Hafnarfjorour, participando também no jogo da segunda-mão no Villa Park.

Internamente, Delfouneso fez a sua estreia na FA Cup, frente ao Gillingham, marcando o seu primeiro golo na eliminatória seguinte dessa mesma competição, em jogo contra o Doncaster Rovers. Martin O'Neill, coach do Aston Villa expressou depois da partida o seu contentamento pela exibição do seu jovem prodígio. Em Fevereiro de 2009, Neil Warnock, treinador do Crystal Palace admitiu-se interessado por Delfouneso a título de empréstimo, proposta que O'Neill rejeitou prontamente, afirmando que emprestar o jogador "não era nenhum favor". Em 13 de Maio de 2009, a direcção dos The Villians decidiu galardo-á-lo com o prémio de Melhor Jogador Jovem do Aston Villa, numa cerimónia interna.

Na selecção inglesa, Nathan Delfouneso vem subindo todos os escalões desde a catagoria de sub-16. Actualmente no escalão de sub-19, o jovem jogador é uma das estrelas da companhia. E a prova foi dada no recém-terminado Europeu Sub-19, consagrando-se melhor marcador com quatro golos, preponderantes para a chegada da Inglaterra à final da prova. Sendo assim, certamente que a sua estreia pelos sub-21 não deve demorar, e daí à selecção principal é um saltinho. Que o diga Theo Wallcott...


Bruno Tomé
Read More
Bookmark and Share

Diego Silva (SC Braga / SC Covilhã)


Numa altura em que as competições profissionais estão de regresso, entendi falar-vos de um jovem guardião que se evidenciou na primeira mão da primeira eliminatória da Carlsberg Cup. O guarda-redes parece assim arrancar para uma época a grande nível ao serviço do Sp. Covilhã, para que na próxima temporada possa, eventualmente, ser incorporado no plantel principal bracarense.

O "keeper" assumiu as redes pela primeira vez no modesto clube Os Andorinhas, um emblema barcelense que recebeu o atleta que nasceu no Brasil e que se instalou no nosso país desde muito cedo. Com uma envergadura física impressionante para um miúdo da sua idade, Diego destacava-se dos restantes colegas, acabando assim por despertar o interesse do Sp. Braga. A mudança para a formação arsenalista concretizou-se e desde logo o guardião revelou atributos bastante apreciáveis, numa equipa onde a formação de boas individualidades na baliza tem sido uma constante nos últimos anos, com bons exemplos no futebol português como Quim ou Eduardo, dois internacionais portugueses.

Já no patamar superior das camadas jovens, Diego alternou a titularidade da baliza com o também valioso Ricardo Ferreira, que na última época subiu à Liga Sagres ao serviço da Olhanense. As suas performances nos juniores do Sp. Braga chamariam a atenção dos responsáveis das selecções jovens de Portugal, que propuseram ao jovem representar a nossa selecção apesar de não ter nascido em Portugal. Também aqui o guardião demonstrou ser bastante seguro, possuindo reflexos e agilidade bastante apurados.



Nome: Diego Martins da Costa e Silva
Nascimento: 03/10/1989 (19 anos)
Naturalidade: Brasil
Altura: 190 cm
Peso: 89 kg
Posição: Guarda-redes
Clube: SC Braga (Emprestado ao SC Covilhã)
Nº Camisola: 99


Terminado o processo de formação e dada a forte concorrência no plantel do Sp. Braga, o jovem luso-brasileiro seria cedido ao G. D. Ribeirão, incluído num "pacote" de oito ex-juniores bracarenses que o clube decidiu emprestar à formação ribeirense num protocolo assinado entre os dois clubes. Com esta mudança, Diego pretendia adquirir uma maior experiência bem como solidificar as suas qualidades num patamar superior. No entanto, a disputa pela baliza seria bastante intensa com Litos, antigo atleta do Varzim e Beira-Mar, e que se evidenciava pela sua veterania e liderança no grupo de trabalho. Inicialmente, a escolha recaiu no segundo, em detrimento do jovem bracarense, que, apesar disso, continuou a trabalhar com grande afinco, acabando por conseguir a sua oportunidade, após expulsão de Litos. Ao longo dos jogos foi evidenciando uma enorme presença e uma boa eficácia ao nível das saídas. Contudo e de uma forma quase inexplicável, o jovem acabaria por ser relegado para o banco de suplentes e ver o seu espaço reduzido com a entrada de Lemos para o comando técnico.


Ainda assim, os adeptos ficaram agradados com as suas prestações, tal como o seleccionador Rui Caçador que o incluiu no lote de jogadores que foram para estágio da selecção de sub-21, tendo em vista a participação nos Jogos da Lusofonia, acabando, no entanto, por não jogar na competição.

No final da época, os directores do Sp. Braga premiariam o atleta com uma proposta de prorrogação do seu vínculo até 2012, mostrando estar com expectativas positivas em relação a si. Para a nova época e de forma a ganhar ainda maiores rotinas e consistência, Diego foi cedido ao Sp. Covilhã, apesar do interesse do Gil Vicente. E que melhor estreia o jovem poderia desejar! Como já referi, o guardião acabaria por brilhar no seu primeiro jogo ao defender uma grande penalidade, permitindo assim à sua equipa conquistar um triunfo importante para a passagem à próxima fase da competição. Diego certamente quererá que esta sua actuação seja uma imagem fiel daquilo que pretende efectuar durante o ano, desejando realizar óptimas exibições na Serra de modo a poder afirmar-se definitivamente no seu clube de origem.

Filipe Jesus

Read More
Bookmark and Share

Franco Zuculini (TSG Hoffenheim)



Depois de dois jovens jogadores que poderão despontar na Premier League já esta temporada, resolvi “viajar” para a Bundesliga para vos falar de uma das grandes promessas argentinas que recentemente ingressou no plantel do Hoffenheim. Franco Zuculini merece aqui a nossa devida atenção, sendo que, com apenas 18 anos de idade, é já internacional A pela Argentina. Diego Armando Maradona acompanhou o percurso do jovem ao longo de toda a última época e premiou-o com a inclusão na última convocatória alviceleste, realizada em Abril.

Nascido em La Rioja, região metropolitana de Buenos Aires, Franco Zuculini começou a dar os seus primeiros toques na bola aos 10 anos, no Racing Club de Avellaneda, onde, de resto, fez toda a sua formação como jogador. O seu talento desde cedo foi-lhe reconhecido, de tal modo que o seu nome foi uma presença assídua nas convocatórias das selecções jovens argentinas, nomeadamente nos sub-15 e sub-17.

A sua primeira aparição no futebol profissional foi, digamos, algo inesperada. Num momento em que a equipa do Racing lutava arduamente para sair do último lugar do Clausura 2008, o técnico Juan Manuel Llop decidiu chamar Zucu, um “garoto” de 17 anos e bastante inexperiente nestas andanças, para uma partida decisiva contra o Arsenal de Sarandí. A equipa vencia por 1-0, até que a 20 minutos do final do encontro o técnico lançou o jovem, numa tentativa de assegurar a vitória que permitia à equipa largar a lanterna vermelha. Resultado: vitória dos racinguistas e bom jogo de Zuculini, que não acusou a pressão do encontro. Franco continuou a receber a confiança do treinador e no final do campeonato contabilizava nove jogos, sendo que em três deles havia actuado como titular. A equipa conseguiu a manutenção (depois de vencer o play-off de descida) e Zuculini foi um dos poucos jogadores que saiu ileso da má campanha do clube.



Nome: Franco Zuculini
Nascimento: 05/09/1990 (18 anos)
Naturalidade: La Rioja - Argentina
Altura: 175 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio-Defensivo
Clube: TSG Hoffenheim - Alemanha
Nº Camisola: 36


Na temporada 2008/2009 Zuculini agarrou com “unhas e dentes” a titularidade e tornou-se uma das pedras basilares da equipa. Com características que o assemelham aos compatriotas Javier Mascherano e Esteban Cambiasso, o jovem tem a aptidão de aliar raça e técnica. Aliás, a raça de Zuculini é famosamente conhecida por uma jogada característica: La Cabezona. Esta é uma técnica de desarme utilizada pelo jovem e consiste em usar a cabeça para desarmar os seus adversários, prescindindo do habitual tackle com os pés. A habilidade com a bola também é um dos pontos fortes desta jovem promessa, sendo que ao longo de toda a época assumiu por várias vezes a função de organizador de jogo. No final, 29 jogos nas pernas (apenas um como suplente) e dois golos (um no Apertura e outro no Clausura).

A sua excelente campanha foi recompensada com a convocatória para o Campeonato Sudamericano Sub-20, onde participou em seis partidas, e, posteriormente, para os jogos com Colômbia e Equador, na campanha de qualificação da selecção principal para o Mundial-2010. A 20 de Maio de 2009, no jogo amigável, frente ao Panamá, que antecedeu as duas partidas, Maradona concedeu alguns minutos a Zuculini, contudo não o fez alinhar em nenhuma das partidas oficiais. Apesar disso, o que de facto foi valorizado pelo atleta foi a confiança em si depositada por El Pibe e a realização de um sonho de qualquer jogador de futebol: defender as cores do seu país pela selecção A.

Um mês volvido da sua primeira internacionalização, o Hoffenheim assegurou a contratação de Zucu, reforçando os cofres do Racing com uma verba de 4,7 milhões de euros. Esta transferência pôs fim a vários rumores que colocavam a jovem promessa argentina na rota de Itália.

Vídeo
Com o campeonato alemão aí à porta, fica a expectativa de ver o que Zuculini é capaz de nos oferecer. Caso o jovem consiga agarrar as oportunidades dadas pelo técnico Ralf Rangnick, pode ser que estejámos perante o surgimento de mais um grande trinco argentino, capaz de fazer relembrar a magia de Fernando Redondo...
Pedro Nogueira
Read More
Bookmark and Share

Nikola Kalinić (Blackburn Rovers FC)


Tendo estado nas bocas da comunicação social desportiva durante as últimas semanas, por alegado interesse do FC Porto nos seus serviços, Nikola Kalinić é um jovem avançado croata que se transferiu recentemente para o Blackburn, por 7 milhões de euros. A vontade de Sam Allardyce, treinador dos Rovers, foi preponderante, pois considera a jovem promessa "bastante talentosa".

Nikola Kalinić é um produto das escolas de formação do Hajduk Split, reputado clube croata. Desde cedo que a sua qualidade era reconhecida pelos responsáveis da formação de leste que, para lhe dar minutos de jogo, decidiram emprestá-lo durante as duas primeiras temporadas de sénior. Na temporada de 2005/2006, Kalinić esteve cedido ao Pula, clube da sua cidade. Não teve, porém, muitas oportunidades para jogar, marcando 3 golos nas 12 partidas em que participou. Na época seguinte, o "Ibrahimovic croata", como é apelidado no seu país, foi de novo emprestado, desta feita ao HNK Šibenik, facturando 4 golos em 8 partidas.




Nome: Nikola Kalinić
Nascimento: 05/01/1988 (21 anos)
Naturalidade: Pula - Croácia
Altura: 187 cm
Peso: 80 kg
Posição: Avançado
Clube: Blackburn Rovers FC - Inglaterra
Nº Camisola: 9


Em 2007/2008, o Hajduk Split decidiu inclui-lo finalmente no seu plantel principal. E de que forma respondeu este jogador ao voto de confiança que lhe deram... Ganhou a titularidade ao segundo jogo da época e facturou 17 golos nessa temporada, sagrando-se o segundo melhor marcador da Liga Croata, apenas batido por Zelimir Terkes (21 golos), experiente avançado bósnio. A temporada seguinte foi de afirmação e de consolidação como jogador e, agora que já pertence aos quadros do Blackburn, Kalinić pode-se orgulhar por ter marcado 32 golos em 59 partidas realizadas pelo Hajduk.

No passado mês de Julho, a jovem promessa teve a um passo do Portsmouth, tendo sido apontado como o sucessor de Peter Crouch, recentemente transferido para o Tottenham. No entanto, devido a um desentendimento financeiro com o Hajduk, os Pompey perderam a oportunidade de ter nos seus quadros uma das grandes promessas em ascensão no futebol mundial. Eu já vi o Portsmouth a jogar esta época e que falta irá fazer este jogador ao longo da temporada...

Na selecção, Nikola Kalinić assumiu-se como um jogador preponderante nos escalões de sub-17 e sub-19. As suas exibições agradaram a Slaven Bilić, que lhe deu a oportunidade de fazer o primeiro jogo pela selecção principal da Croácia em 24 de Maio de 2008, frente à Moldávia. Para Bilić, Nikola Kalinić é o "futuro do futebol croata".

Vídeo:

Agora que Nikola Kalinic deu o salto, resta saber de que forma se irá adaptar ao futebol inglês. A saída de Roque Santa Cruz para o Manchester City poderá ter-lhe aberto uma oportunidade. Uma coisa é certa: avançados fortes e com uma boa estrutura física costumam dar-se bem com o futebol praticado em terras de Sua Majestade...

Bruno Tomé

Read More
Bookmark and Share