Nabil Ghilas (Moreirense FC)



Para as equipas que lutam pela permanência no campeonato, a presença de um avançado que garanta vários golos por época é fundamental. Estas formações estão muito dependentes do instinto matador dos jogadores que têm a missão de alvejar as balizas adversárias, de forma a amealhar pontos imprescindíveis para a fuga à despromoção.

Apesar de se encontrar no último lugar da tabela classificativa, o Moreirense conta nas suas fileiras com um atacante que promete construir uma carreira interessante. Nabil Ghilas tem sido o principal abono de família da equipa orientada por Jorge Casquilha, que espera que o dianteiro continue a revelar um apurado faro pelo golo.


Nome: Nabil Ghilas
Nascimento: 20/04/1990 (22 anos)
Naturalidade: Marselha - França
Altura: 183 cm
Peso: 85 kg
Posição: Avançado
Clube: Moreirense FC
Percurso: Bosquet Néréides (2008-2009), SO Cassis Carnoux (2009-2010), Moreirense (desde 2010): empréstimo ao Vizela (2010/2011)
Nº Camisola: 11


Irmão de Kamel Ghilas, antigo jogador do Vitória de Guimarães, o avançado formou-se nos modestos Bosquet-Néréides e SO Cassis Carnoux. Influenciado pela projecção que o seu irmão conquistou em Portugal devido às suas boas exibições, Nabil emigrou para o nosso país em 2010 para vestir as cores do Vizela. Cedido pelo Moreirense, o atacante realizou uma época de estreia aceitável, marcando 6 golos em 26 jogos.

Forte a nível físico, mas ainda com algumas carências do ponto de vista técnico, o franco-argelino foi incorporado no plantel do Moreirense na época passada. Actuando com alguma intermitência, Ghilas saiu do anonimato com o golo obtido em Alvalade, em partida a contar para a Taça da Liga.

O franco-argelino participou na subida de divisão da turma de Moreira de Cónegos à Liga ZON Sagres na temporada passada. Apesar de ter a concorrência de Bruno Moreira e Cícero, o avançado foi utilizado em 24 jogos, onde marcou 4 golos e se destacou pela sua velocidade e invulgar mobilidade, confundindo muitas vezes as marcações dos seus adversários.

Todavia, Ghilas afirmou-se definitivamente esta época. Com 7 golos apontados no campeonato, o avançado é a principal referência do conjunto minhoto e um dos jogadores que mais tem tentado evitar a despromoção. A dependência da equipa em relação ao camisola 11 é comprovada pelos números: o atacante é responsável por 50% dos golos obtidos pelo Moreirense no campeonato. Desse modo, a sua cotação subiu em catadupa e actualmente é mesmo uma das principais revelações do principal escalão do futebol português.

Vídeo:



O elevado rendimento que Ghilas tem exibido levou o Sporting a assegurar o direito de preferência na compra do seu passe. Para além da turma leonina, foi mencionado ainda o interesse de Sp. Braga, Olympique de Marselha e Everton. No entanto, o Moreirense pede três milhões por um jovem que evidencia potencial para vingar num clube que lute por outros objectivos. Caso a turma minhota não evite a descida, a saída tornar-se-á inevitável dada a valia do atacante, que brevemente será convocado para a selecção da Argélia, tal como admitiu o técnico Vahid Halilhodzic.

Filipe Jesus
Read More
Bookmark and Share

Erik Lamela (AS Roma)



As vastas opções ofensivas da selecção argentina fazem com que o conjunto de Alejandro Sabella seja uma das equipas mais poderosas a nível mundial. Estrelas como Sergio Aguero, Lionel Messi, Carlos Tévez ou Di María são apenas alguns dos nomes que tornam a seleção das pampas um dos conjuntos a ter em conta no próximo Mundial.

Este magnífico leque de soluções atacantes engloba ainda um jovem que está a conquistar o seu espaço no futebol mundial. A transferência de Erik Lamela para Itália permitiu ao jovem crescer e ser actualmente uma das principais promessas da selecção argentina.


Nome: Erik Manuel Lamela
Nascimento: 04-03-1992 (20 anos)
Naturalidade: Carapachay - Argentina
Altura: 180 cm
Peso: 70 kg
Posição: Extremo
Clube: AS Roma - Itália
Percurso: River Plate (2005-2011), AS Roma (desde 2011)
Nº Camisola: 8


Formado no histórico River Plate, o extremo sempre foi visto como um jogador com largo futuro. O interesse do Barcelona, quando tinha apenas 12 anos, foi uma prova da sua qualidade. No entanto, a mudança não se concretizou e Lamela manteve-se como a principal estrela dos escalões de base dos millionarios.

A sua estreia na formação principal aconteceu no Clausura 2009, numa partida frente ao Tigre. Ao longo das três épocas na primeira equipa, o extremo foi um dos destaques e a sua transferência para a Europa tornava-se uma questão de tempo. Todavia, despediu-se num dos momentos mais negros da história do River, que desceu à segunda divisão em 2011.

A AS Roma aceitou assim pagar 12 milhões de euros para assegurar o concurso do jovem talento na temporada transacta. No seu ano de estreia no Velho Continente, Lamela foi quase sempre primeira opção do espanhol Luís Enrique. Apesar das decepcionantes prestações dos giallorossi, o argentino mostrou uma magnífica qualidade técnica, que lhe permite enfrentar frequentemente os defensores adversários.

Esta época, o jovem tem encantado definitivamente os fanáticos adeptos da AS Roma, que nutrem enorme admiração pelo prodígio. Com dez golos em quinze jogos, o camisola 8 demonstra ter evoluído consideravelmente tanto em termos físicos como tácticos. Apesar de jogar com o pé esquerdo, actua no corredor direito para fazer movimentos interiores e assim causar enormes calafrios à defensiva contrária.

Vídeo:


Internacional por uma ocasião, o extremo está em grande forma e tem já um peso assinalável no esquema de Zeman. A classe com que trata o esférico e o seu toque de bola perfumado fazem antever momentos de enorme alegria para os tifosi da AS Roma. No seu país, Lamela é igualmente muito apreciado pelos adeptos, pois o jovem parece reunir todos os argumentos para ser um jogador de eleição num futuro muito próximo. A ver vamos...

Filipe Jesus
Read More
Bookmark and Share