Christian Eriksen (AFC Ajax)
Tradicionalmente, o futebol nos países nórdicos é conhecido por ser um desporto praticado por atletas com uma imponente envergadura física, imperando por isso constantes duelos aéreos. No entanto, este estereótipo tem sido contrariado nos últimos anos com o surgimento de jogadores com uma boa capacidade técnica e que colocam a bola à flor da relva.
Face a este rejuvenescimento, o futebol tem vindo a sofrer evidentes melhorias nestes campeonatos ao nível da qualidade de jogo, destacando-se o dinamarquês Christian Eriksen, um atleta que tem conquistado admiradores por toda a Europa, fruto da enorme classe que apresenta.
Nome: Christian Dannemann Eriksen
Nascimento: 14/02/1992 (19 anos)
Naturalidade: Middelfart - Dinamarca
Altura: 177 cm
Peso: 65 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: AFC Ajax - Holanda
Percurso: Middelfart G&BK (1995-2005), Odense (2005-2008), Ajax (desde 2008)
Nº Camisola: 8
A sua história futebolística começou a escrever-se nos modestos clubes dinamarqueses Middelfart e Odense, onde cativou o interesse de alguns colossos europeus como o Chelsea, Barcelona ou AC Milan. Apesar deste invejável leque de pretendentes, o jovem optou pelo Ajax, mudando-se para os Países Baixos ainda com idade de júnior.
Após um ano nas conceituadas escolas de formação do emblema holandês, Eriksen foi promovido à equipa principal na época 2009/2010, estreando-se com apenas 18 anos na Eredivisie. O técnico Martin Jol foi o responsável por esta aposta, acreditando no valor deste jovem, comparando-o mesmo aos carismáticos Van der Vaart e Wesley Sneijder pela sua fantástica leitura de jogo e pela notável precisão no passe.
A sua preponderância na equipa foi crescendo e na temporada transacta foi mesmo um dos principais responsáveis pela conquista do título holandês. O médio completou 44 jogos na soma de todas as competições e obteve sete golos, revelando-se assim uma peça fundamental no esquema do treinador Frank de Boer.
As espantosas exibições realizadas no país das tulipas tiveram repercussão na Dinamarca, com o seleccionador Morten Olsen a não hesitar em convocá-lo apesar da sua tenra idade. À semelhança do que acontecia no seu clube, Eriksen assumiu o papel de organizador do jogo ofensivo dinamarquês, acabando por ser chamado para o Mundial 2010, onde seria o jogador mais jovem de sempre a participar na competição.
Vídeo:
1 comentários:
Bom dia,
18 de janeiro de 2012 às 11:01Gostaria de lhe propor uma troca de links entre os nossos blogs. Em caso de aceitar, avise-me por e-mail ou comentário.
Ao dispor.
Perspectiva Desportiva (http://perspectivadesportiva.blogspot.com)
Enviar um comentário