quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bruno Pereirinha (Sporting CP)

Bookmark and Share

Segundo os nossos visitantes, o melhor jovem médio da Liga Sagres é Bruno Pereirinha (confira aqui), que suplantou a restante concorrência, superiorizando-se ao seu colega de equipa Adrien Silva bem como a Paulo Regula, jogador do Vitória de Setúbal, que foram os seus principais “opositores”, ficando uma vez mais demonstrado o excelente trabalho realizado nos escalões de formação do Sporting, depois de Rui Patrício e Daniel Carriço terem sido os eleitos na nossa votação para o posto de melhor jovem guarda-redes e defesa, respectivamente, da Liga Portuguesa.

Este jovem português iniciou a sua formação no Belenenses, onde se manteve até aos juvenis, transferindo-se nessa altura para o clube leonino, dado os bons desempenhos no clube do Restelo. Já no Sporting, Pereirinha foi ganhando preponderância na equipa leonina, ajudando à conquista do campeonato nacional de Juniores na época 2005/2006, mostrando-se ser uma peça importante para o técnico Luís Martins. No seu último ano de júnior, Bruno Pereirinha acabaria por ser emprestado ao Olivais e Moscavide, que militava na Liga Vitalis, ficando desde logo provado o seu enorme valor. Possuidor de uma espantosa velocidade e de uma boa qualidade de passe, Bruno acabaria por dar nas vistas no clube lisboeta, apesar de nem sempre ter sido utilizado como titular. Actuando ao lado de outros jovens provenientes do clube leonino como Miguel Veloso, André Marques e Carlos Saleiro, o jovem veria o seu trabalho premiado com o regresso ao Sporting em Dezembro por indicação do técnico Paulo Bento.

Na equipa principal leonina, Pereirinha estreou-se precisamente frente ao seu primeiro clube formador, nomeadamente o Belenenses, sendo utilizado até ao final da época “a espaços”, demonstrando ser um jogador bastante correcto e disciplinado em termos tácticos. Com uma humildade e modéstia considerável, o jovem ia-se impondo também nas selecções nacionais, sendo chamado para participar no Mundial de sub-20 no Canadá, onde a selecção portuguesa acabaria, no entanto, por desiludir, não conseguindo o apuramento para os oitavos-de-final.




Nome: Bruno Alexandre Marques Pereirinha
Nascimento: 02/03/1988 (21 anos)
Naturalidade: Sintra
Altura: 173 cm
Peso: 68 kg
Posição: Defesa-Direito / Médio Interior Direito
Clube: Sporting CP
Nº Camisola: 25


Após uma época de aprendizagem na Liga Sagres, o futebolista mostrou-se mais experiente e astuto, revelando-se bastante eficiente e com os processos de jogos bem assimilados. Detentor de uma grande polivalência, dada a apetência para exercer quer as funções de defesa-direito bem como de médio interior direito, Bruno foi ganhando protagonismo na estratégia de Paulo Bento, sendo utilizado bastantes vezes como titular, inclusive na Taça Uefa, onde acabaria por fazer o gosto ao pé por duas vezes, frente ao Bolton e ao Basileia. A época 2007/2008 acabaria da melhor forma com o Sporting a vencer a Taça de Portugal frente ao Porto, num jogo onde Pereirinha viria uma vez mais a dar o seu contributo.

Face às boas exibições do médio nesta temporada, chegou a ser mencionado o interesse dos ingleses do Everton e do Bolton no jovem português, que, no entanto, nunca viria a passar de uma mera especulação. Partindo para a época seguinte com a moral reforçada, Pereirinha realizou uma boa temporada, participando na maioria dos jogos do Sporting, chegando mesmo a actuar em todos os jogos na Champions League. O técnico via em Pereirinha um trunfo importante para a sua estratégia, dado o seu rigor posicional, acabando o jovem por se destacar em termos ofensivos na final da Carlsberg Cup frente ao Benfica, apontando o golo que inauguraria o marcador. No entanto, a sua equipa acabaria por sair derrotada através da marca de grandes penalidades, numa partida em que a arbitragem foi o principal foco de destaque. Como fruto do seu trabalho, a direcção do Sporting decidiu prorrogar o contrato do jovem até 2013, precavendo-se, assim, de possíveis investidas de outros clubes que desejem o jogador.

O jovem foi ainda, ao longo da época, presença assídua nas convocatórias da selecção sub-21 portuguesa, sendo inclusivamente o capitão da equipa comandada por Rui Caçador. No entanto, aquando do Torneio da Madeira, Pereirinha, juntamente com Rui Pedro, decidiu imitar o penalti do mítico Johan Cruijff, acabando a decisão por não ter o efeito desejado. Ambos acabariam por ser castigados pelo seleccionador Carlos Queiroz, que impediu os jovens de continuarem a participar no torneio. Uma situação que não coloca em causa a humildade e dedicação de Pereirinha, que viria a admitir ter errado, mostrando-se bastante arrependido pelo acto. Carlos Queiroz, conhecedor do perfil do jovem, acabaria por condescender, permitindo ao jovem capitanear a nossa selecção no Torneio de Toulon. No entanto, o conjunto português viria a decepcionar uma vez mais, acabando Pereirinha, ainda assim, por ser um dos jogadores que mais se evidenciaram, justificando assim as razões de ser o capitão da equipa portuguesa e prometendo ser, brevemente, uma das apostas do seleccionador principal.

Vídeo:

Este excelente golo de Pereirinha aos 85 minutos, que apurou o Sporting para os quartos-de-final da Taça UEFA, fez levantar o Estádio de Alvalade. De facto, não era para menos...

Filipe Jesus

1 comentários:

Rui Magalhães disse...

Acho que pereirinha ainda não provou nada em nenhuma das épocas em que já vestiu a camisola do Sporting.
Pessoalmente não aprecio as suas características, aliás não entendo muito bem qual a sua posição original, no entanto no sistema táctico do sporting, e jogando a médio interior, muitas carências são escondidas.
parabens pelo blog

20 de julho de 2009 às 04:28

Enviar um comentário