sábado, 9 de outubro de 2010

Douglas Costa (FC Shakhtar Donetsk)

Bookmark and Share

Apesar da Ucrânia ser um país marcado pelo rigoroso Inverno e pelas temperaturas bastante negativas, tem-se assistido nos últimos tempos à aposta do Shakhtar em jogadores brasileiros, que, embora encontrem um clima diferente ao do seu país, têm-se adaptado de uma forma bastante positiva. Assim, e depois do impacto bem sucedido das transferências de Willian, Fernandinho ou Jadson, o campeão ucraniano decidiu alargar o seu clã brasileiro em Janeiro último, adquirindo outros potenciais craques canarinhos, constando entre eles Douglas Costa.

Tido como uma das melhores escolas de futebol do Brasil, de onde saíram atletas como Ronaldinho e o ex-portista Anderson, o Grêmio deu a conhecer recentemente mais um diamante que poderá perfeitamente ter o mesmo sucesso dos internacionais brasileiros referidos, dado o seu enorme valor. Estreando-se pela equipa principal gaúcha em 2008 frente ao Botafogo, Douglas haveria de deixar de imediato a sua marca, facturando nesse encontro do Brasileirão. O seu estatuto na equipa de Porto Alegre ia crescendo gradualmente, ganhando, em simultâneo, maior dimensão ao nível do seu país, após ter sido campeão sul-americano sub-20 e de ter sido convocado para o Mundial da categoria.



Nome: Douglas Costa de Souza
Nascimento: 14/09/1990 (20 anos)
Naturalidade: Sapucaia do Sul - Brasil
Altura: 170 cm
Peso: 65 kg
Posição: Médio Ala
Clube: FC Shakhtar Donetsk - Ucrânia
Nº Camisola: 20


O enorme potencial que se reconhecia ao jovem ia chegando aos ouvidos dos principais clubes europeus, acabando o Manchester United por solicitar ao Grêmio uma cedência do médio ala para um período de testes em Old Trafford, o que foi prontamente rejeitado pelos brasileiros.

Porém, os tricolores não resistiriam aos milhões oriundos do Leste europeu apresentados pelo Shakhtar, confirmando-se a saída do talentoso jogador por cerca de 6,5 milhões de euros por 80% do passe. Apesar do elevado valor pago pelos ucranianos, Douglas Costa não acusaria a responsabilidade, sendo, desde logo, uma aposta firme no onze do técnico Mircea Lucescu, revelando ser um jogador bastante criativo e dono de um pé esquerdo espantoso.

Tendo chegado apenas em Janeiro deste ano a Donetsk, o canarinho teria ainda a oportunidade de se sagrar campeão ucraniano, obtendo um registo bastante interessante, fazendo dois golos em oito jogos. A temporada em curso tem corrido igualmente de feição ao extremo e por inerência à própria equipa, que se mantém no primeiro lugar destacadamente.

Para além disso, esta época o Shakhtar está envolvido na Liga dos Campeões, tendo, até ao momento, contabilizado por vitórias os dois jogos já realizados, um dos quais frente ao Sp. Braga, no qual se assistiu a uma exibição notável de Douglas Costa. Actuando no flanco direito, apesar de ser um canhoto nato, o brasileiro tirou partido de diagonais venenosas para servir o matador Luiz Adriano nos dois primeiros golos. A cereja no topo do bolo acabaria por acontecer já no final da partida, quando o jovem converteu de forma irrepreensível uma grande penalidade, deixando um excelente "cartão de visita" para o que resta da maior prova de clubes a nível europeu e provando assim serem verídicas as expectativas lançadas em relação à sua qualidade.

Vídeo:


Visto como um dos prodígios em ascensão no Brasil, Douglas Costa foi convocado recentemente para o estágio da selecção canarinha em Barcelona, numa altura em que Mano Menezes ensaia um rejuvenescimento do escrete, de modo a dar sangue novo à formação. Esta chamada acaba por ser um reconhecimento do bom trabalho que o jovem está a realizar na Ucrânia, o que lhe tem valido igualmente a cobiça de alguns colossos europeus que, porventura, não tendo os recursos finaceiros do Shakhtar, tentarão futuramente seduzir o brasileiro a mudar de ares com o facto de ter a possibilidade de actuar em campeonato mais competitivos.
Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário