sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hugo Vieira (Gil Vicente FC)

Bookmark and Share

Na actualidade do mundo futebolístico assistem-se regularmente a transferências que envolvem jogadores que, ainda não tendo cumprido a maioridade, se mudam para os principais campeonatos europeus, numa aposta dos responsáveis tendo em vista uma valorização do activo a médio/longo prazo. Contudo, esta mudança de país acaba, muitas vezes, por não ser proveitosa para o processo evolutivo de um jogador, na medida em que implica uma alteração do quotidiano, já que, em muitos casos, os atletas não têm a companhia dos seus familiares, sendo uma situação pouco favorável para a estabilidade emocional e desportiva.

Tomando como exemplo o percurso de Hugo Vieira, a sua aventura em França numa fase precoce da sua vida para representar o Bordéus, então orientado pelo ex-benfiquista Ricardo Gomes, acabou por não "colher os frutos desejados" dada a falta de adaptação a uma nova realidade. De regresso a Portugal, o jovem ingressou aos 19 anos no Estoril Praia, sendo, ainda assim, pouco utilizado no clube da Amoreira por supostos desentendimentos entre o seu empresário e o então treinador da equipa canarinha, o que acabou por prejudicá-lo.


Nome: Hugo Filipe da Costa Vieira
Nascimento: 25/07/1988 (22 anos)
Naturalidade: Barcelos
Altura: 178 cm
Peso: 73 kg
Posição: Avançado
Clube: Gil Vicente FC
Percurso: Santa Maria (formação); Bordéus (2006-2007); Santa Maria (2006-2007); Estoril (2007-2008); Santa Maria (2008-2009); Gil Vicente (desde 2009)
Nº Camisola: 70


Reinando na sua mente, por esta altura, um sentimento de desilusão e algum inconformismo, Hugo Vieira decidiu voltar à sua terra e ao seu clube de origem, tendo a temporada 2008/2009 protagonizada nos distritais da AF Braga com a camisola do Santa Maria sido de enorme sucesso individual e colectivo. Com uma marca impressionante de 48 golos, o avançado contribuiu, de forma inequívoca, para a subida do clube do concelho de Barcelos à III Divisão, vendo, desta forma, o seu nome na berlinda do futebol nacional pelo impressionante registo de tentos.

O Gil Vicente seria o próximo passo na sua carreira, dando-lhe a oportunidade de regressar às lides profissionais e apagar os insucessos que conheceu no início do seu percurso. Na formação gilista, o atacante "pegou de estaca", sendo uma das revelações do segundo escalão na época passada, levando a direcção barcelense a cifrar a sua cláusula de rescisão para os cinco milhões de euros, de forma a precaver-se de eventuais assédios de clubes mais endinheirados.

Após uma lesão grave sofrida no final da temporada e que lhe impossibilitou de se tornar internacional sub-21, Hugo Vieira regressou em força para o novo ano, somando, até ao momento, nove golos entre a Liga Orangina e a Bwin Cup, onde é, inclusivamente, o artilheiro da prova, com destaque para os dois golos apontados ao FC Porto.


Vídeo:

Salientando-se pelo seu admirável faro pelo golo, pela sua rapidez e pela frieza que revela em lances de finalização, o avançado promete construir uma carreira auspiciosa, devendo esta ser, invariavelmente, caracterizada pela sua assinalável apetência goleadora. É, de facto, um jogador com estofo de primeira liga e, a continuar assim, não deverá demorar muito tempo a dar esse salto.

Filipe Jesus

1 comentários:

TF Scouting disse...

Sem dúvida para primeira liga,encaixa bem em qualquer equipa média.

Abraço,
TF Scouting

3 de março de 2011 às 18:39

Enviar um comentário