terça-feira, 8 de março de 2011

Luc Castaignos (Feyenoord de Roterdão / FC Inter de Milão)

Bookmark and Share

O Inter de Milão parece decidido a rejuvenescer cada vez mais o seu plantel e, portanto, as suas últimas contratações têm-se focado em atletas jovens e com grande margem de progressão. A mais recente coqueluche dos nerazzurri chama-se Luc Castaignos e, apesar dos seus tenros 18 anos, a imprensa vê nele um provável sucessor do lendário Thierry Henry, tantas são as características em comum. O jovem holandês, que tem realizado uma época memorável ao serviço do Feyenoord, é uma das maiores promessas dos Países Baixos e tem a oportunidade de brilhar, já na próxima temporada, nos maiores palcos do futebol europeu.

Castaignos nasceu em Schiedam, perto de Roterdão, e sempre demonstrou uma tremenda veia goleadora. Com passagem pelas escolas do Excelsior, Sparta de Roterdão e, por último, Feyenoord, o jovem holandês sempre se destacou dos demais companheiros de equipa, quanto mais não seja pela sua impressionante média de golos que, em algumas temporadas, chegou a ser superior a um golo por jogo.


Nome: Luc Castaignos
Nascimento: 27/09/1992 (18 anos)
Naturalidade: Schiedam - Holanda
Altura: 187 cm
Peso: 80 kg
Posição: Avançado
Clube: Feyenoord de Roterdão (transfere-se para o Inter em Julho) - Holanda
Percurso: Excelsior (1997-2006), Sparta de Roterdão (2006-2007), Feyenoord (desde 2007)
Nº Camisola: 30


Representou as selecções de sub-15 e sub-16 da Holanda, mas seria no Campeonato Europeu de Sub-17, em 2009, que Castaignos demonstraria todo o seu potencial. Numa montra ideal para impressionar os olheiros dos grandes clubes, o jovem avançado marcaria três dos seis golos conseguidos pela sua equipa ao longo de todo o campeonato, contribuindo para a excelente campanha do conjunto holandês que saiu vergado na final perante a sua congénere da Alemanha. Com um total de 13 golos, Castaignos é, até à data, o melhor marcador de sempre da selecção da Holanda de sub-17.

Estreou-se no futebol profissional na época transacta, mas é nesta temporada que tem revelado todos os seus dotes futebolísticos. Com 10 golos no campeonato, Castaignos tornou-se já numa das figuras da sua equipa, obtendo igualmente a distinção individual de uma das grandes revelações da actual Eredivisie.

Apesar de ser um avançado alto e possante, Castaignos revela-se um atleta rápido e com grande agilidade. Dificilmente dá uma bola como perdida e isso repercute-se com o grande sentido de oportunidade que demonstra na hora de visar a baliza. Face à grande evolução que demonstrou ao longo destes últimos tempos é de acreditar que o jovem venha ainda a melhorar em alguns aspectos - sobretudo a nível psicológico - e assim tornar-se num avançado de topo.


Vídeo:

Com Eto'o, Milito, Pazzini e Pandev no plantel é de esperar que, a menos que algum deles seja vendido, a afirmação de Castaignos na equipa seja difícil e um pouco demorada (possivelmente será emprestado durante algum tempo). Apesar de tudo, não me espantaria nada se o jovem holandês começasse desde logo a brilhar ao serviço dos nerazzurri e a deixar a sua marca em Itália.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário