quinta-feira, 19 de maio de 2011

Miralem Sulejmani (AFC Ajax)

Bookmark and Share

Elogiada pela inegável qualidade ao nível da formação de jovens jogadores, o Ajax tem realizado admiráveis encaixes financeiros nos últimos anos, transferindo craques como Zlatan Ibrahimovic, Wesley Sneijder ou Luís Suárez. O sérvio Miralem Sulejmani poderá ser o próximo a mudar-se para um dos principais campeonatos europeus, desejando atingir o êxito dos atletas referidos e, simultaneamente, a encher os cofres do clube holandês.

Repartindo a formação futebolística entre o modesto BSK Batajnica e o Partizan, o prodígio chegaria ao patamar profissional ao serviço do actual campeão sérvio, revelando-se um jogador bastante interessante e com capacidade para actuar em palcos mais exigentes. O seu valor seria apreciado pelos holandeses do Heerenveen, que resgatariam o jovem em Janeiro de 2006, tendo a sua mudança eclodido, contudo, num estranho imbróglio que o impediu de actuar na segunda fase da temporada.


Nome: Miralem Sulejmani
Nascimento: 05/12/1988 (22 anos)
Naturalidade: Belgrado - Sérvia
Altura: 178 cm
Peso: 68 kg
Posição: Médio Ala
Clube: AFC Ajax - Holanda
Percurso: BSK Batajnica; Partizan (2000-2006); Heerenveen (2006-2008); Ajax (desde 2008)
Nº Camisola: 7


Indiferente a esta enorme contrariedade, Sulejmani realizaria uma época 2007/2008 de grande nível, conseguindo um impressionante registo de quinze golos e dez assistências, números que lhe valeram a eleição de Talento do Ano e o interesse dos maiores clubes da Holanda, com a formação de Amesterdão a vencer a corrida.

Contratado por uns espantosos 16,25 milhões de euros, o sérvio protagonizaria a transferência mais cara de sempre entre equipas holandesas, batendo a anterior marca estabelecida pelo negócio do atacante Huntelaar, que envolveu curiosamente estes mesmos clubes. No clube da capital, o jovem não acusaria o avultado valor despendido na compra do seu passe, demonstrando toda a sua classe e caindo desde logo no goto dos adeptos.

Com um estupendo pé esquerdo e uma irrepreensível precisão ao nível do cruzamento, o médio ala não efectuou uma temporada "de encher o olho" no ano passado, sendo utilizado maioritariamente como suplente. Ainda assim, o West Ham seguiu-o atentamente, mostrando-se desejoso de contar com os seus serviços para a actual época desportiva, esbarrando o interesse, contudo, na falta do necessário visto de trabalho para alinhar na Premier League, desfazendo-se assim a possibilidade de mudança.

Este fracasso nas negociações foi certamente uma óptima notícia para o técnico do Ajax, com o extremo a reentrar desde logo nas suas opções e a assumir-se como peça essencial na formação holandesa, formando com Van der Wiel uma faixa direita muito temida pelos conjuntos adversários.

No seu país de origem, Sulejmani sempre foi igualmente bastante elogiado, sendo regularmente chamado às selecções jovens. A sua transferência para o território holandês abriu-lhe as portas da selecção principal, contando até ao momento com sete internacionalizações, numa fase em que a própria Sérvia se vai reerguendo no plano europeu.


Vídeo:



Muito querido entre os adeptos do Ajax, o jovem alinha preferencialmente no corredor direito, embora seja canhoto, procurando por isso de forma recorrente movimentos interiores com a bola colada junto ao pé, com o intuito de alvejar a baliza contrária. Com um estilo algo semelhante a Arjen Robben, o extremo da Sérvia foi um dos principais responsáveis pela recente conquista do campeonato holandês, uma situação que obviamente lhe valeu uma valorização no mercado e que lhe poderá precipitar a saída para uma equipa de outra dimensão.

Filipe Jesus

1 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Caros, hoje recorri ao vosso artigo sobre o Ricky Van Wolfswinkel no meu blogue com o link devido, obviamente.

abraço

3 de junho de 2011 às 21:04

Enviar um comentário