quinta-feira, 31 de maio de 2012

Younès Belhanda (Montpellier HSC)

Bookmark and Share


Nos principais campeonatos europeus, a principal surpresa foi, sem dúvida, o Montpellier, que conseguiu vencer a Ligue 1 pela primeira vez. Apesar do avultado investimento do PSG e de não se assumir como uma das candidatas ao troféu, a equipa de Réné Girard suplantou a concorrência e atingiu a proeza de se sagrar campeã francesa.

A excelente temporada do Montpellier deveu-se então a uma grande performance colectiva, que permitiu a vários jogadores destacarem-se a nível individual. Um dos principais obreiros do título foi o médio Younès Belhanda, que deixou os amantes do futebol espantados perante a qualidade de jogo que apresentou.


Nome: Younès Belhanda
Nascimento: 25/02/1990 (22 anos)
Naturalidade: Avignon - França
Altura: 174 cm
Peso: 75 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: Montpellier HSC - França
Percurso: RC Aramonais (1997-1998), MJC Avignon (1998-2003), Montpellier (desde 2003)
Nº Camisola: 10


Após passagens pelos modestos RC Aramonais e MJC Avignon, Belhanda chegou ao Montpellier em 2003, numa altura em que era seguido por Lyon, Marselha e St. Étienne. Actuando nesta fase como médio defensivo, o jovem esteve durante cinco anos na academia do clube e jogou pela equipa de reservas durante uma temporada. O médio acabaria por assinar contrato profissional e por ser incorporado no plantel principal na época 2009/2010.

No seu ano de estreia como profissional, Belhanda assumiu funções mais ofensivas pois o técnico Réné Girard entendia que o jovem reunia argumentos para brilhar nas alas ou na posição de playmaker. Depois do batismo de fogo frente ao PSG, o médio ajudou a sua equipa a qualificar-se para a Liga Europa, tendo actuado em 33 partidas e marcado um golo.

No ano seguinte, o seu estatuto alterou-se e teve uma utilização mais efectiva, conseguindo cimentar o seu lugar no onze. Apesar de ter lutado pela manutenção até às últimas jornadas, o Montpellier foi finalista vencido na Taça de França e Belhanda mostrou ser um jogador com uma técnica apurada e uma capacidade criativa fantástica.

Já na época que agora terminou, o jovem assumiu-se verdadeiramente como o armador de jogo da equipa . O médio franco-marroquino foi um elemento muito influente e dividiu o protagonismo com o goleador Olivier Giroud, que se revelaram as duas principais figuras do campeão francês. As boas actuações levaram mesmo o seu técnico a compará-lo ao antigo internacional gaulês Robert Pires pela classe demonstrada ao longo da temporada.


Vídeo:


Filho de pais marroquinos, Belhanda optou por representar a selecção do país do seus progenitores, apesar de ter nascido em território francês. Mesmo estando ausente durante algumas semanas devido à participação na CAN, o médio foi eleito o jogador revelação da Ligue 1 e fez parte do onze ideal da prova. Os treze golos que obteve e a magia e inteligência que colocou em prol do colectivo suscitaram o interesse de alguns clubes ingleses, como o campeão Manchester City e o Liverpool, comprovando que a sua estadia em França poderá estar a chegar ao fim.

0 comentários:

Enviar um comentário