quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Alexis Sánchez (Udinese Calcio)

Bookmark and Share

Embora o campeonato italiano, e principalmente a sua selecção nacional, fossem considerados há alguns anos como os expoentes máximos da arte de bem defender, ambos têm recentemente perdido esse rótulo. Actualmente não é em Itália que se verificam menos partidas sem sofrer golos, não é a Squadra Azzurra que menos golos sofre e as formações desse país já não actuam da forma matreira como actuavam há poucos anos. Quem agradece é o espectáculo e os adeptos que pagam para ver golos e jogadas fabulosas. Um dos talentos que tem dado nas vistas em Udine é Alexis Sánchez, jovem promessa que tem a alcunha de "El Niño Maravilla" e que foi nomeado pela prestigiada World Soccer Magazine como um dos 50 mais promissores jovens do mundo do futebol.

Alexis Sánchez iniciou a sua carreira de futebolista no Cobreloa, um dos principais clubes da principal divisão chilena. Bastou-lhe apenas um ano para o seu talento chegar à Europa e no fim da época de 2006/2007 a Udinese decidiu adquirir desde logo os direitos do jovem jogador, pagando 3 milhões de euros pelo seu passe, um valor considerável para um jovem da sua idade. O Colo-Colo, talvez o mais prestigiado clube chileno, ciente do seu valor, abriu os cordões à bolsa e pagou 150.000 euros apenas para o ter ao seu serviço no Apertura e no Clausura desse ano.



Nome: Alexis Alejandro Sánchez
Nascimento: 19/12/1988 (20 anos)
Naturalidade: Tocopilla - Chile
Altura: 170 cm
Peso: 73 kg
Posição: Avançado
Clube: Udinese Calcio - Itália
Nº Camisola: 11


Na temporada de 2007/2008, os dirigentes da Udinese decidiram emprestar de novo o seu jovem valor. O River Plate revelou-se interessado e Alexis Sánchez aceitou o desafio sem reservas. Foi ao serviço do colosso argentino que Alexis mostrou finalmente que era um valor seguro, revelando-se preponderante para a conquista do Torneio Clausura pelos Los Millonarios. Num jogo frente ao Boca Juniors, o seu eterno rival, Alexis Sánchez foi seguramente o homem do jogo na vitória por 3-2: fez as assistências para o primeiro golo e segundo golos e conquistou o penalty do terceiro golo, depois de passar por cinco adversários antes de ser travado em falta já dentro da área adversária.

Na temporada seguinte, a Udinese não quis adiar mais a estreia do jovem talento pela sua formação principal e inseriu-o nos seus trabalhos de pré-época. Além da magia que tem espalhado pelos relvados italianos, os adeptos da Udinese foram levados ao êxtase quando já no minuto 90' Alexis marcou um importante golo frente ao Bolonha, um dos grande rivais da formação de Udine na luta pela Europa.

No âmbito internacional, depois de uma brilhante passagem pelos escalões de formação da selecção chilena, Alexis Sánchez estreou-se da melhor forma pela selecção principal do seu país. Em jogo de qualificação para o Mundial de 2010 na África do Sul, Sánchez marcou 2 golos na vitória de 4-0 da sua selecção frente à Bolívia.

Vídeo:

Sendo o futebol italiano bastante rigoroso no que toca ao nível táctico e tendo Alexis Sánchez qualidades técnicas de sobra, se o jovem jogador continuar a evoluir e for devidamente acompanhado poder-se-á tornar num caso sério do futebol mundial. Velocidade, qualidade técnico-táctica, disciplina e inteligência costumam ser os factores chave que distinguem um bom jogador dum jogador de classe mundial e a meu ver encontram-se ao alcance deste maravilhoso jogador.

Bruno Tomé

2 comentários:

Bruno disse...

Este era um bom reforço para qualquer clube europeu.

Com a margem de progressão que ele tem,não demora muito a sair da Udinese.

Eu queria mas é vê-lo a jogar no FCPorto...

25 de outubro de 2009 às 12:19
Anónimo disse...

Ele foi para o Barça por qualquer coisa como 40 Milhoes.
E este sonhador aqui em cima é que é...

17 de agosto de 2011 às 00:17

Enviar um comentário