terça-feira, 9 de março de 2010

Eren Derdiyok (TSV Bayer 04 Leverkusen)

Bookmark and Share

Temível e conquistador noutros tempos, ávido e com falta de títulos nos últimos anos, o Bayer Leverkusen tem mostrado esta época um grande colectivo que promete lutar até às últimas jornadas pelo ceptro alemão, prevendo-se uma disputa emocionante com o poderoso Bayern de Munique. Para esta notável prestação da equipa de Leverkusen tem contríbuido decisivamente os golos do suíço Derdiyok, que se tem revelado uma boa surpresa da Bundesliga, tendo causado inúmeros estragos nas defesas contrárias.

Ainda no seu país, o jovem aproveitou um jogo da Taça da Suíça entre o seu modesto clube - BSC Old Boys, onde, aliás, se formou - e o gigante Basileia para mostrar todos os seus credenciais, cativando desde logo os responsáveis da equipa da primeira divisão a avançar para a sua contratação, quando este tinha apenas "contadas" 17 primaveras. No conjunto grenã, o atacante, descendente de família turca, iniciou o seu percurso na equipa de reservas, sendo, por vezes, utilizado na formação principal, demonstrando possuir um talento inegável e com um futuro bastante promissor.

Na época 2007/2008, Derdiyok "cimentou-se" no onze titular, tornando-se uma peça fundamental no esquema do técnico Christian Gross, colaborando com dez golos para a conquista da Liga e da Taça da Suíça, acabando por ser considerado o melhor jogador jovem do campeonato helvético. Esta seria mesmo a sua temporada de afirmação, vendo os seus bons desempenhos serem reconhecidos pelo seleccionador suíço, que entendeu levar o atacante ao EURO 2008, fazendo com que Derdiyok fosse um dos atletas mais jovens a actuar no certame europeu.



Nome: Eren Derdiyok
Nascimento: 12/06/1988 (21 anos)
Naturalidade: Basileia - Suíça
Altura: 190 cm
Peso: 83 kg
Posição: Avançado
Clube: TSV Bayer 04 Leverkusen - Alemanha
Nº Camisola: 19



Apesar do eventual interesse dos ingleses do Newcastle na sua contratação, o internacional suíço continuaria a ser companheiro de equipa do extremo português Carlitos, sendo inclusivamente o carrasco do Vit. Guimarães na pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões após ter marcado um golo que permitiu à sua equipa passar - de forma polémica é certo - à fase de grupos da competição.

O protagonismo do suíço no Basileia "ia subindo em flecha", evidenciando-se pelo seu notável porte atlético que lhe permite ganhar vantagem nos duelos aéreos, pelo seu instinto finalizador e pela sua considerável velocidade, tendo em conta a sua elevada constituição física. O seu incessante faro pelo golo ficaria provado no tento que obteria em pleno Camp Nou frente ao Barcelona, que permitiria à sua equipa conquistar o único ponto nessa edição da Champions League.

Todas estas virtudes futebolísticas permitiram ao jovem mudar-se para um campeonato mais mediático e para uma equipa que está esperançada em voltar aos anos de glória já vividos anteriormente, quando despontavam nomes como Ulf Kirsten, Lúcio ou Michael Ballack. Assim, a aquisição de Derdiyok custou aos cofres do Bayer Leverkusen cerca de 3,8 milhões de euros, tendo o jovem feito por merecer a quantia paga pela formação alemã. A prova disso foi o golo que marcou no seu jogo de estreia e que possibilitou aos fármacos qualificar-se para a próxima fase da Taça da Alemanha.

Já na Bundesliga, a excelente campanha que tem sido protagonizada pela turma de Leverkusen deve-se, em parte, à excelente parceria entre o atacante suíço e o seu companheiro de ataque Stefan Kießling, que juntos contabilizam até ao momento 24 golos, sendo responsáveis, desta forma, por 46% dos 52 tentos obtidos pela sua equipa. O talento do suíço tem também proporcionado apreciações a nível internacional, constando o seu nome numa lista de 50 jovens promessas do futebol mundial, sendo esta encabeçada pelo ex-portista e actual jogador do M. United Anderson.

As boas prestações do jovem estenderam-se igualmente à selecção helvética, onde já totaliza 18 internacionalizações e obteve dois golos, sendo uma presença assídua nas convocatórias de Ottmar Hitzfeld, após ter representado com distinção as selecções jovens suíças.

Vídeo:

Tendo caído no goto dos adeptos do B. Leverkusen e com o Campeonato do Mundo à porta, o helvético terá como objectivo realizar uma fantástica ponta final de temporada, passando isso pela conquista da Bundesliga, de forma a poder estar presente na África do Sul e comprovar todo o seu valor neste grande palco e confirmar que poderá ser o substituto natural dos prestigiados atacantes suíços Alexander Frei e N'Kufo, que já se encontram em fase descendente das suas carreiras.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário