quarta-feira, 3 de março de 2010

Dan Gosling (Everton FC)

Bookmark and Share

Depois de ter alcançado um excelente 6º lugar na época de 2008/2009, o Everton começou esta temporada da pior forma. O primeiro jogo dos toffees na Premier League, frente ao Arsenal, terminou com uma pesada goleada (1-6), o que tornou a tarefa de David Moyes bastante complicada. No entanto, com o decorrer das jornadas, a turma de Liverpool vem regressando à normalidade e já se encontra próxima dos lugares que dão acesso à Europa.

Um dos motivos que dificultou a tarefa do treinador do Everton na parte inicial da temporada foi o elevado número de lesões com que teve de lidar. Estrelas como Arteta, Osman, Piennar e Jagielka estiveram afastados dos relvados na primeira metade da época. Mas houve quem aproveitasse essa oportunidade para se mostrar e jogar com mais regularidade do que o faria em condições normais. Além de Jack Rodwell, de que já vos falei anteriormente, Dan Gosling também assumiu um papel de maior relevo nessa fase, mostrando que se poderá tratar de um excelente valor futuro para o clube.



Nome: Daniel Gosling
Nascimento: 02/02/1990 (20 anos)
Naturalidade: Brixham - Inglaterra
Altura: 178 cm
Peso: 71 kg
Posição: Médio-Direito
Clube: Everton FC - Inglaterra
Nº Camisola: 19


Gosling começou por dar nas vistas no modesto clube da sua terra natal, o Brixham United. No entanto, quando actuava nos sub-12 desse emblema, o Plymouth Argyle decidiu recrutá-lo. Apenas com 16 anos e 310 dias, o jovem jogador fez a sua estreia profissional frente ao Hull City. Ao serviço do Plymouth, Dan Gosling era uma regular presença na equipa de reservas e as suas chamadas ao plantel sénior eram regulares. Em Março de 2007, o jogador treinou durante uma semana pelo plantel do Chelsea e foi dintinguido nesse ano com o The Herald's Young Sport Personality of the Year.

Em Janeiro de 2007, o Everton decidiu assegurar a contratação de Dan Gosling. Durante o resto da temporada a jovem promessa não se estreou pela equipa principal, tendo efectuado boas exibições pelas reservas dos toffees. A sua estreia pela equipa da cidade dos Beatles deu-se numa deslocação ao terreno do Middlesbrough, jogo que o Everton veuceu por 0-1. Três dias mais tarde, frente ao Sunderland, Gosling marcou o seu primeiro golo pelo clube da Premier League, tendo recebido bastantes elogios dos colegas de equipa.

Em 4 de Fevereiro de 2009, Dan Gosling marcou o único golo da vitória do Everton frente ao Liverpool, num jogo da Taça da Liga. Devido à rivalidade conhecida entre estes dois emblemas, o seu tento recebeu a distinção de golo do ano, fruto de uma votação dos adeptos do clube. Esta temporada, o jovem médio tem aproveitado da melhor forma as oportunidades que lhe têm sido dadas na primeira equipa. Estreou-se na Liga Europa frente ao AEK de Atenas e realizou uma boa exibição. No último dia 20 de Fevereiro saiu do banco e ainda foi a tempo de marcar um golo frente ao poderoso Manchester United, na vitória do Everton por 3-1.

Em termos internacionais, Gosling tem feito uma boa ascenção nos escalões da selecção inglesa. Em 2009, no Europeu de sub-19, a jovem promessa foi titular em todas as partidas, marcando um golo frente à Ucrânia, na fase de grupos. Entretanto, o jogador inglês já teve oportunidade de se estrear pelos sub-21 num jogo contra Portugal, ao substituir Fabian Delph nos descontos.

Vídeo:

Uma vez que possui uma grande versatilidade - pode jogar a médio, defesa-direito ou defesa-central -, Dan Gosling poderá ser a médio-prazo uma das mais consistentes apostas de David Moyes para a equipa principal do Everton. Para já a concorrência é enorme, com Fellani, Arteta e Osman a assumirem as despesas do meio-campo, no entanto, caso algum destes jogadores abandonem o clube, o jovem jogador poderá ver as portas da titularidade escancaradas. Quem sabe se poderá formar uma grande dupla com Jack Rodwell...

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário