domingo, 28 de fevereiro de 2010

Karim Aït-Fana (Montpellier HSC)

Bookmark and Share

Numa altura em que os diversos campeonatos europeus se aproximam da recta final, os clubes que ocupam os lugares cimeiros começam a consolidar-se como candidatos ao título, sendo que no meio de vários emblemas que anualmente têm como objectivo a conquista do troféu estão intrometidas algumas equipas surpresa. É assim em Portugal com o Braga; é assim na Alemanha com o Bayer Leverkusen; e é assim em França com o Montpellier.

Com salários e objectivos bem mais modestos que os demais “rivais”, estas equipas têm feito uma temporada verdadeiramente invejável, muito por força da grande forma de alguns jogadores vulgarmente rotulados de inexperientes, como é o caso de Karim Aït-Fana. O jovem que alinha no Montpellier tem feito uma época bastante boa e regular, sendo merecedor de inúmeros elogios por parte da imprensa mundial, entre os quais a comparação do seu estilo de jogo com o do seu compatriota Franck Ribéry.

Filho de emigrantes marroquinos, Aït-Fana nasceu na modesta cidade de Limoges, em França, e iniciou a sua carreira futebolística aos seis anos no local AS Saint-Louis Val. Aos 13 anos, o franco-marroquino mudou-se para o prestigiado centro de formação de Châteauroux, comparado por muitos à celebre academia de Clairefontaine, no qual aperfeiçoou o seu futebol durante duas temporadas. Durante esse período, o jovem ia actuando aos fins-de-semana pelo Limoges FC, sob forma de pôr em prática o que apreendia ao longo da semana.



Nome: Karim Aït-Fana
Nascimento: 25/02/1989 (21 anos)
Naturalidade: Limoges - França
Altura: 175 cm
Peso: 65 kg
Posição: Extremo
Clube: Montpellier HSC - França
Nº Camisola: 18



Os dois anos na academia de Châteauroux tornaram-se bastante produtivos e como tal o Montpellier decidiu resgatá-lo em 2004 para as suas escolas. Em duas épocas, Aït-Fana comprovou o seu estatuto de craque, e a 12 de Maio de 2006 (com 17 anos) já se estreava com a camisola sénior do clube - na altura da Ligue 2.

Nas temporadas que se seguiram, a importância do jovem na equipa principal foi-se tornando cada vez mais evidente. Apesar de ser alvo de algumas críticas por parte do técnico Rolland Courbis, que lhe pedia mais empenho e mais regularidade, Aït-Fana espalhou magia pelo campo, principalmente na época 2008/2009, na qual foi determinante para a promoção da equipa à Ligue 1, ao apontar seis golos, e que lhe valeu a prorrogação do contrato até 2012.

Na sua primeira temporada com o Montpellier no escalão principal, Aït-Fana tornou-se numa das grandes revelações da liga, aproveitando a confiança que lhe foi dada pelo novo técnico René Girard, um treinador conhecido pelo lançamento de jovens talentos, e que já havia trabalhado com o franco-marroquino nas selecções francesas. No decorrer das jornadas, o Montpellier foi subindo a passos largos na tabela classificativa, tirando proveito da excelente forma de vários dos seus jogadores, principalmente da tripla de ataque composta por Souleymane Camara, Victor Hugo Montaño e, claro, Karim Aït-Fana, produtores de mais de metade dos golos da equipa.

Assumindo-se como um jogador veloz e ágil, Karim tem também a facilidade de tirar cruzamentos venenosos e de flectir constantemente para o centro do terreno para rematar. Dos quatro golos que já leva na sua conta pessoal esta temporada, os que apontou frente ao Le Mans e ao Marselha foram, como se diz na gíria, “de se lhe tirar o chapéu”. Um dado curioso é o facto de Karim ser também uma espécie de talismã das vitórias, uma vez que sempre que marca o Montpellier conquista os três pontos.

A nível internacional, o jovem preteriu as selecções marroquinas e integrou os escalões gauleses por várias ocasiões, o que não impede, no entanto, de vir a representar a selecção principal africana no futuro. Dado o talento de Karim e a excelente concorrência que tem na selecção da França, adivinha-se que a selecção de Marrocos inicie um pressing ao atleta, no sentido de o convencer a defender as suas cores.

Vídeo:

Faltando cerca de um terço de campeonato, o Montepellier ocupa um surpreendente segundo lugar, não desarmando na perseguição ao campeão Bordéus. Daqui em diante só o futuro saberá o destino desta equipa e, particularmente, de Karim Aït-Fana, no entanto, e aconteça o que acontecer, já ninguém lhes tirará o mérito nem o rótulo de "revelações".
Pedro Nogueira

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.Grande Blog.Queria perguntar se é extremo direito ou esquerdo?Continuação de um bom trabalho

3 de abril de 2010 às 21:25
Rumo ao Estrelato disse...

Obrigado pelo elogio e esperamos continuar a satisfazer-vos no futuro!

Este jogador joga preferencialmente sobre o flanco esquerdo, porém, como quase todos os extremos, também costuma actuar no lado oposto.
Aproveito também para dizer que, recentemente, este franco-marroquino rejeitou um convite da selecção principal de Marrocos...

Um bem-haja e continua a seguir-nos.

4 de abril de 2010 às 21:27

Enviar um comentário