terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bosson Romaric (SC Freamunde)

Bookmark and Share

Embora se trate de uma divisão de segundo plano, a Liga Vitalis é um campeonato recheado de grandes jogadores, muitos deles ainda muito jovens e com um grande futuro à sua frente. Apesar das suas tenras idades e de alguma falta de experiência, muitos destes atletas assumiram-se já como peças basilares na estrutura das suas equipas, tendo feito até então uma época bastante interessante. Algumas dessas promessas já aqui mereceram destaque, e desta feita apresentar-vos-ei uma outra bastante talentosa a emergir no Freamunde. Refiro-me a Bosson Romaric, um jovem defesa-central que tem merecido muitos elogios, sobretudo pelos adeptos do clube, e com potencial de sobra para actuar no principal escalão nacional.

Nascido no sul da Costa do Marfim, em Abidjan, Romaric iniciou a sua carreira no OC Flamant, um clube local, passando depois pelo USC Bassam, até ingressar no Stella Club d’Adjamé em 2006. Neste histórico clube costa-marfinense, o jovem viria a revelar-se como um jogador promissor e um verdadeiro líder dentro de campo, capitaneando inclusive a selecção que representou o país no Campeonato Africano de Sub-20 em 2007.

O crescimento do jovem ia sendo acompanhado por vários clubes, e na época 2007/2008 a Europa chamou por ele, acabando por se movimentar para o norte de Portugal, para o Desportivo de Chaves, que na altura militava na 2ª Divisão Nacional.



Nome: Bosson Kablan Romaric
Nascimento: 12/04/1988 (21 anos)
Naturalidade: Abidjan - Costa do Marfim
Altura: 182 cm
Peso: -
Posição: Defesa-Central
Clube: SC Freamunde
Nº Camisola: 15


A sua primeira experiência europeia viria, no entanto, a tornar-se um pesadelo, uma vez que a fractura do perónio logo na sua primeira época ao serviço dos trasmontanos impediria o jovem de se afirmar no clube e de dar o salto para um campeonato mais vistoso. Nas duas épocas com o emblema flaviense ao peito, Romaric viria a ser alvo de duas intervenções cirúrgicas, o que apenas lhe permitiu participar em três partidas, impossibilitando-lhe de demonstrar o seu verdadeiro valor.

O jovem atravessava assim uma fase muito difícil da sua vida, parecendo que a sua carreira, deveras prometedora, se estava a desmoronar por completo. Foi então que no defeso da corrente época, o Freamunde decidiu apostar nos seus serviços. Apesar da pouca utilização no Chaves, os adeptos freamundenses estavam desejosos para ver o internacional costa-marfinense, e se dúvidas existiam quanto ao seu valor, logo se dissiparam aquando das suas primeiras prestações. Rápido, inteligente e com um bom toque de bola, o jovem defesa-central convenceu, desde logo, os adeptos, bem como o técnico Jorge Regadas que lhe concedeu a titularidade na equipa.

O seu grande handicap talvez seja mesmo o seu porte atlético, que o impede de ir ao choque com avançados mais possantes, mas que em contrapartida lhe concede uma maior agilidade da qual faz uso para recuperar imensas bolas com permanentes antecipações aos seus adversários. Apesar de ser um jogador baixo, o costa-marfinense tem também o hábito de ganhar várias bolas nas alturas a atletas consideravelmente mais altos, fruto da sua grande capacidade de elevação e do seu bom jogo de cabeça.

Em 19 jornadas já decorridas, o camisola 15 apenas falhou quatro partidas, ora por castigo, ora por lesão, o que demonstra a importância que o atleta tem na equipa da Terra dos Capões. A sua polivalência é outra característica que o favorece, sendo que até ao momento já desempenhou funções como lateral-direito e como médio-defensivo… e diga-se, em nenhuma delas baixou de rendimento.

Com apenas 21 anos e com uma grande margem de progressão, Romaric demonstra ter talento suficiente para singrar num clube com outras aspirações, podendo render bom dinheiro aos capões. Se tudo correr bem na carreira do jovem, e se as lesões não o perseguirem novamente, é bem provável que estejamos perante um jogador que ainda dará muito que falar…

Pedro Nogueira

4 comentários:

mar disse...

força romaric
rumo à 1º divisão

17 de fevereiro de 2010 às 12:58
Bruno disse...

Acho que na segunda divisao do futebol portugues,há muito talento que pode ser trabalhado pelos clubes de primeira linha do nosso pais.

É pena é que os clubes da Liga Sagres apostem mais no mercado argentino e/ou brasileiro...

E já agora,Excelente Blog!Já vos sigo desde o inicio,xD

17 de fevereiro de 2010 às 13:52
Anónimo disse...

Um senhor jogador este miudo e de uma humildade fantástica , irá longe pelas suas kualidades humanas e como jogador palavras de um jogador que teve o prazer de ser companheiro desse miudo , senhor jogador força miudo o que te dizia vai aconteçer o estrelado espera por ti so uma questaõ de tempo !!!Abraço Carlos Pinto GD Chaves

18 de fevereiro de 2010 às 22:56
Anónimo disse...

força romaric. nunca desiste pois tu tens muitas qualidades como pessoa e como futebolista. a tua oportunidade vai chegar. nao sei porque ainda estas no chaves, pois tens talento para jogar num escalao muito mais elevado.Fizeste uma epoca fantastica no freamunde, merecias estar num clube " grande". desejo-te toda a sorte do mundo, pos tu mereces és das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer.

13 de outubro de 2010 às 20:15

Enviar um comentário