sábado, 4 de setembro de 2010

Ricky Van Wolfswinkel (FC Utrecht)

Bookmark and Share

Está oficialmente encerrado o mercado de transferências. Depois de dois meses bastante agitados, chegou a altura das equipas fecharem os cordões às bolsas e começarem a pensar exclusivamente nas competições em que participam. Enquanto uns ainda se regozijam por terem conseguido adquirir bons valores a preços de saldo, nomeadamente o AC Milan, outros contentam-se por terem resistido às manobras do mercado, assegurando a continuidade de atletas importantíssimos no plantel. Um grande exemplo disso é o caso do Utrecht, mais precisamente do seu avançado Ricky Van Wolfswinkel, sobre o qual me irei debruçar ao longo deste post.

Este jovem que se tornou internacional A pela Holanda há cerca de um mês tem feito um arranque de temporada verdadeiramente espectacular, contando para já com um impressionante registo de 11 golos em 10 partidas. O ponto mais alto deu-se na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa frente ao Celtic, no qual Van Wolfswinkel apontou três dos quatro golos que permitiram à sua equipa anular uma desvantagem trazida da Escócia e assim assegurar a passagem à fase de grupos da competição. A um passo de se mudar para Inglaterra perto do fecho do mercado, o jovem acabaria por resistir às investidas de Newcastle e Liverpool, ficando a promessa de dar ainda muitas alegrias aos adeptos do Utrecht.

Nascido num município da província de Utrecht, Van Wolfswinkel integrou bem cedo a formação do clube local, o v.v. Woudenberg, mudando-se pouco depois para as escolas do Vitesse. Lá, permaneceu até 2002, altura em que voltou a trocar de clube. Durante cerca de seis anos, o jovem manteve-se na cantera do AGOVV, regressando em 2008 ao Vitesse, que lhe proporcionou a estreia oficial no dia 5 de Abril frente ao Sparta de Roterdão.



Nome: Ricky Van Wolfswinkel
Nascimento: 27/01/1989 (21 anos)
Naturalidade: Woudenberg - Holanda
Altura: 185 cm
Peso: 69 kg
Posição: Avançado
Clube: FC Utrecht - Holanda
Nº Camisola: 9

Iniciou a temporada 2008/2009 no banco de suplentes, mas viria a demonstrar todo o seu potencial logo à 2ª jornada, num jogo que se tornou preponderante para a sua ascensão no futebol holandês, na medida em que pegou de estaca a titularidade na equipa. Relegando para o banco Mads Junker, uma das estrelas do clube, Van Wolfswinkel viria a fazer furor entre os associados do Vitesse, terminando a temporada como o grande artilheiro da equipa com 8 golos.

Convocado para o Torneio de Toulon de 2009, o jovem avançado ostentou a braçadeira de capitão e revelar-se-ia como um dos grandes valores da formação holandesa que atingiu as meias-finais. Sempre muito desacompanhado na frente de ataque, Van Wolfswinkel viria a ser, contudo, um tremendo quebra-cabeças para as defesas adversárias, destacando-se pela sua agilidade e pelo bom controlo de bola.

Alto, mas delgado, o avançado holandês revela-se um jogador inteligente, com processos simples e uma óptima leitura de jogo. À sua grande capacidade de antecipação alia o seu instinto de matador, sendo o seu poder aéreo a sua grande arma dentro de área. Um pouco limitado tecnicamente, Van Wolfswinkel faz uso da sua velocidade para, constantemente, encontrar espaços nas costas dos defesas, não tendo por hábito vacilar na cara do guarda-redes.

Todas estas características foram evidenciadas no decorrer da época 2009/2010, altura em que se mudou para o Utrecht, depois de rejeitar propostas de Ajax e PSV. Apesar de muito jovem, o técnico Ton du Chatinier confiou-lhe a titularidade e não se desiludiu. Van Wolfswinkel viria a revelar-se uma peça importante no puzzle montado pelo técnico holandês, apontando 11 golos, muitos deles decisivos para garantir a presença do Utrecht nas pré-eliminatórias da Liga Europa. Também na mesma época, mas ao serviço dos sub-21, apontou um hat trick frente à Polónia, demonstrando que a selecção principal holandesa está bem servida no ataque para os próximos anos.


Vídeo:

Van Wolfswinkel tem-se afirmado como uma das grandes promessas do país das túlipas e poderá mesmo dar o salto para o estrangeiro sem passar por um dos ditos grandes do seu país de origem. Tem tudo para singrar ao mais alto nível e a presente edição da Liga Europa poderá ser a grande montra para o jovem se mostrar ao Velho Continente.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

Este já não foge ao meu sporting HEHEHEHE

3 de junho de 2011 às 20:32

Enviar um comentário