quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sílvio (SC Braga)

Bookmark and Share

Fruto do belíssimo campeonato no ano passado e do excelente início desta temporada, o Sporting de Braga passou a ser considerado o quarto grande de Portugal e um dos sérios candidatos ao título nacional. Em comparação com os seus concorrentes directos, o clube minhoto foi o que gastou menos dinheiro durante o período de transferências, construindo, no entanto, um grupo compacto e de grande qualidade, capaz de dar garantias ao técnico Domingos Paciência em todas as provas em que estão envolvidos.

Enquanto Benfica, FC Porto e Sporting fartaram-se de gastar balúrdios em contratações, na sua maioria provindas do estrangeiro, os arsenalistas preferiram concentrar-se no mercado interno, tirando proveito dum menor investimento e de uma maior empatia dos jogadores com o campeonato nacional. Assim, nomes como Leandro Salino, Lima e Sílvio deixaram já convencidos os adeptos braguistas, demonstrando aos três grandes que de facto existe grande talento aquém-fronteiras.

Natural de Lisboa, Sílvio começou a sua carreira aos 6 anos de idade, quando realizou provas de captação no Benfica. O jovem acabaria por convencer os dirigentes encarnados, vindo a completar toda a sua formação de águia ao peito. Em 2006, no seu primeiro ano de sénior, o lateral português desvinculou-se do clube da Luz e ingressou no Atlético de Cacém. A passagem seria fugaz, uma vez que na temporada seguinte, Sílvio transferiu-se para o Odivelas, que militava na 2ª Divisão B.



Nome: Sílvio Manuel Azevedo Ferreira Sá Pereira
Nascimento: 28/09/1987 (22 anos)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 178 cm
Peso: 72 kg
Posição: Lateral Direito / Lateral Esquerdo
Clube: SC Braga
Nº Camisola: 28

O seu potencial parecia destinado a perder-se pelos escalões inferiores, até que num encontro para a Taça de Portugal, diante do Rio Ave, o jovem português deixaria boas indicações a Carlos Brito, acabando por mudar-se, no final da temporada, para o emblema nortenho. Tapado por Miguel Lopes na lateral direita, o jovem pegou de estaca a oportunidade dada pelo técnico na esquerda, relegando para o banco a experiência de Rogério Matias. Sílvio assumir-se-ia como um dos pilares da defesa vilacondense, mas seria na segunda época que se afirmaria em definitivo e se tornaria peça fundamental do puzzle montado por Carlos Brito.

Tirando proveito da transferência de Miguel Lopes para o FC Porto, o lateral lisboeta voltou à sua posição de origem e logo despertou a atenção de outros clubes. Com o forte interesse do Sporting, o jovem esteve perto de regressar à sua terra natal, contudo os dois clubes não chegaram a acordo e este permaneceu até final da época em Vila do Conde.

No final da temporada, voltou-se a especular bastante sobre o futuro do futebolista português, vindo este a rumar ao Sporting de Braga. No clube do Minho, Sílvio voltou a deparar-se com uma forte concorrência – desta feita, Miguel Garcia –, tendo de aguardar por uma oportunidade. Essa chegaria na primeira mão do encontro com o Sevilha, no play-off da Liga dos Campeões. Sílvio substituiu Garcia ao intervalo e logo se viu outra dinâmica no corredor direito minhoto. O jovem conquistou a confiança de Domingos Paciência e daí em diante não mais largou a titularidade.

No Sánchez Pizjuán, ajudou a sua equipa a fazer história ao garantir uma presença na maior prova europeia a nível de clubes; em solo luso ia brilhando. Logo na sua estreia para o campeonato pelos arsenalistas, Sílvio apontou um excelente golo que lhe valeria a chamada à Selecção portuguesa para os encontros com Chipre e Noruega. Frente aos cipriotas, o jovem não chegou a entrar; na Noruega, alinhou como titular e, não se deixando abater pela fraca prestação portuguesa, foi um dos melhores da nossa Selecção.

Vídeo:

Sílvio é visto como um lateral de topo e com características surpreendentes para um atleta tão jovem. José Mourinho, aclamado por muitos como o melhor treinador do mundo, já teceu rasgados elogios ao jovem luso, afirmando que Sílvio é o jogador que mais lhe enche as medidas no campeonato português. As excelentes exibições do lateral não têm deixado ninguém indiferente e recentemente foi associado a um possível interesse do FC Porto. Vivendo, com certeza, o melhor momento da sua carreira, Sílvio tem tudo para prolongar esta excelente forma, podendo, eventualmente, começar a sonhar com outros voos.

Gonçalo Nuno Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário