terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mamadou Sakho (Paris Saint-Germain FC)

Bookmark and Share

Não é propriamente um jogador muito dotado tecnicamente, mas é visto como uma das grandes promessas do futebol francês. Falo-vos de Mamadou Sakho, um dos grandes destaques das últimas edições da Ligue 1, e que não deverá demorar muito tempo em França. Com qualidades mais do que suficientes para se tornar num caso série do futebol europeu, Sakho tem ainda uma grande margem de progressão e acredito plenamente que este será o futuro defesa-central da selecção francesa.

Com descendência senegalesa, Sakho nasceu na capital de França e desde cedo foi considerado como uma das grandes promessas do Paris Saint-Germain. Depois de uma passagem pelo Paris FC, onde se afirmou como avançado, o jovem ingressou nas escolas do PSG com tão poucos 11 anos, e lá completaria toda a sua formação, adaptando-se exemplarmente à posição de defesa-central.


Nome: Mamadou Sakho
Nascimento: 13/02/1990 (20 anos)
Naturalidade: Paris - França
Altura: 187 cm
Peso: 82 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: Paris Saint-Germain FC - França
Percurso: Paris FC (1996-2002), Paris Saint-Germain (desde 2002)
Nº Camisola: 3


Durante todo o seu percurso nas camadas jovens, Sakho passou por um momento bastante controverso – a morte do seu pai em 2004 –, que o deixou naturalmente abatido e o fez ponderar o abandono do futebol. Contudo, para bem do PSG, e para bem do futebol, Sakho voltou atrás na sua decisão e resolveu continuar nos relvados.

Um dia depois de completar 17 anos, Sakho fez a sua estreia oficial na equipa principal e nada melhor do que o fazer numa montra como a Taça UEFA. Contudo, um dos grandes marcos da sua carreira aconteceu no momento da sua estreia para o campeonato em Outubro de 2007. Não pela estreia em si, mas sim pelo facto de Sakho surgir como titular e como capitão do PSG, um feito que o fez tornar-se no mais jovem de sempre a ostentar a braçadeira de capitão na Ligue 1.

Desde esse feito, o técnico Paul Le Guen não mais prescindiu do jovem defesa-central que acabaria por se assumir como um dos grandes pilares da equipa. Quatro anos depois da sua estreia, Mamadou Sakho está já muito próximo de atingir a marca dos cem jogos no principal campeonato francês e, apesar dos seus 20 anos, tornou-se já numa certeza do futebol gaulês. Prova disso mesmo, é o facto de Laurent Blanc já o ter chamado à selecção A de França, depois de várias passagens pelos escalões jovens gauleses.

Defesa-central por natureza, de grande físico e muita força, Sakho também se adapta bem à posição de lateral esquerdo. Prático e contundente, o jovem francês é um verdadeiro líder dentro de campo, assumindo-se como a voz de comando dos processos defensivos da equipa. Tem na marcação homem-a-homem uma das suas principais armas, dando muito pouco espaço aos seus opositores directos e reagindo rapidamente aos seus movimentos. O jogo aéreo é também um dos seus trunfos, bem como o tackle e a velocidade que lhe permitem dobrar os laterais na perfeição.

Depois de Arsenal, Milan e Juventus assumirem publicamente o interesse no jovem gaulês, surgiu agora o Barcelona que, segundo a imprensa espanhola, parte em posição de vantagem para a compra do passe do atleta. A eventual saída de Gabriel Milito parece ter colocado os actuais campeões de Espanha no mercado à procura de soluções, estando o nome de Sakho no topo da lista.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

irá ser certamente 1 grande defesa-central (muito jovem e já é titular da defesa do PSG), irá ser 1 defesa central de topo...
Gostaria de vê-lo no Chelsea (numa perspectiva de "renovação" da equipa) seria o novo John Terry.

14 de janeiro de 2011 às 14:49

Enviar um comentário