David Simão (SL Benfica / FC Paços de Ferreira)
Tomando como ponto de observação os plantéis do Benfica das últimas épocas, constata-se que o clube lisboeta não tem apostado de forma efectiva nos recursos humanos produzidos pela sua formação. As únicas excepções acabam por ser o internacional Manuel Fernandes, que renderia alguns milhões de euros, e os centrais Miguel Vítor e Roderick Miranda, embora ambos com escassos minutos de utilização.
Contudo, o Benfica acalenta bastantes esperanças no jovem David Simão, que tem aproveitado sobremaneira a sua cedência ao Paços de Ferreira para mostrar que poderá ser futuramente uma das opções do técnico Jorge Jesus e contrariar, desse modo, a escassa aposta que os responsáveis benfiquistas têm feito nos atletas oriundos das suas escolas.
Nome: David Martins Simão
Nascimento: 15/05/1990 (20 anos)
Naturalidade: Versailles - França
Altura: 183 cm
Peso: 81 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: FC Paços de Ferreira (emprestado pelo SL Benfica)
Percurso: Abóboda (1996-1998); SL Benfica (desde 1999): emprestado ao Fátima (2009-2010) e ao P. Ferreira (2010- 2011)
Nº Camisola: 10
Nascido em França, onde permaneceu até ao primeiro ano de idade, o jovem aprenderia os princípios básicos do futebol no Abóboda, formação da AF Lisboa, despertando posteriormente o interesse de Sporting e Benfica. Benfiquista ferrenho, David Simão seguiu o coração e aceitou o convite feito pelos encarnados, mudando-se para o clube da Luz com apenas nove anos.
Conhecendo já um pouco os cantos à casa, dado que o seu irmão também jogava nas camadas jovens do clube, o médio evoluiu de forma satisfatória ao longo das épocas, tornando-se mesmo internacional pelas selecções jovens nacionais e treinando algumas vezes com o plantel principal quando cumpria o último ano de júnior.
Acreditando que o médio poderia ter êxito a nível profissional, os responsáveis encarnados resolveram propor o seu empréstimo ao Fátima de forma a poder integrar-se da melhor forma no escalão sénior. Mesmo cumprindo a sua primeira época nesta categoria, David Simão mostrou desde logo toda a sua qualidade, revelando-se um atleta com um tremendo pé esquerdo e com uma visão de jogo invejável.
Após ter contribuído para a manutenção do conjunto fatimense, o P. Ferreira seria o próximo capítulo da sua carreira, acompanhando deste modo o técnico Rui Vitória. Na formação da Capital do Móvel, o treinador tem sabido tirar proveito das capacidades do jovem, utilizando-o num meio-campo muito completo e equilibrado, onde a força e experiência de André Leão e Leonel Olímpio se alia à magia e imprevisibilidade de David Simão.
Vídeo:
1 comentários:
É um jogador com potencial, mas com dois grandes problemas: falta de velocidade (não de aceleração, mas sim de execução dos movimentos e de pensamento) e de capacidade de temporização (qualidade exigida a um bom médio ofensivo, a compreensão e controlo do ritmo do jogo). Compensa com um bom pé esquerdo e boas ideias, sobretudo nos passes de ruptura. Ainda assim, não se pode considerar o cérebro do Paços, até porque a equipa vive dos extremos e laterais.
21 de abril de 2011 às 19:21Enviar um comentário