sábado, 23 de julho de 2011

Júlio Alves (Club Atlético de Madrid)

Bookmark and Share

No mundo do futebol acontecem, por vezes, fenómenos surpreendentes a vários níveis, que permitem tornar este desporto uma autêntica paixão para os seus seguidores. Observando a curta carreira de Júlio Alves, podemos constatar que a transferência para o Atlético Madrid resulta num meteórico salto no seu percurso, sendo pertinente recordar que no início da época passada o jovem estava na II Divisão Nacional.

Irmão dos também futebolistas Geraldo e Bruno Alves, o elemento mais jovem da família deu os primeiros pontapés na bola no Varzim, actuando, contudo, em posições mais avançadas no terreno e revelando ser mais habilidoso mas bem menos potente nos duelos físicos.


Nome: Júlio Regufe Alves
Nascimento: 29/06/1991 (20 anos)
Naturalidade: Póvoa de Varzim
Altura: 178 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio Centro
Clube: Club Atlético de Madrid - Espanha
Percurso: Varzim (2000-2008); FC Porto (2008-2009); Rio Ave (2009-2011): empréstimo ao Ribeirão (2010-2011); Atlético de Madrid (desde 2011)
Nº Camisola: -


A sua formação acabaria por prosseguir na cidade Invicta, rumando ao FC Porto no seu primeiro ano no escalão júnior. Ainda assim, a sua estadia durou apenas uma época, culminando o seu percurso nas camadas jovens ao serviço do Rio Ave, principal rival do seu clube de origem. No emblema vilacondense, Júlio Alves mostrou algumas credenciais que mereceram a atenção dos responsáveis do clube, que não tinham pretensões de perder um atleta com características muito interessantes e que, porventura, pudesse integrar o plantel principal num futuro próximo.

Deste modo, o Rio Ave entendeu que o Ribeirão seria o clube ideal para o jovem se iniciar no futebol sénior e ganhar traquejo exígivel para este escalão. Na turma ribeirense, o médio mostrou predicados, revelando-se um exímio marcador de bolas paradas, fazendo igualmente uso do seu forte remate de longa distância para almejar a baliza adversária.

O bom início de época na II Divisão aliado à lesão de Bruno China abriu as portas para o regresso de Júlio a Vila do Conde, sendo um desejo do técnico Carlos Brito para suprir a vaga deixada em aberto no meio-campo. O processo evolutivo por que passou no Ribeirão foi bem patente, ao ponto do jovem passar a integrar os trabalhos da selecção nacional de sub-20.

A sua primeira aparição no principal campeonato português aconteceria no Estádio do Dragão, um palco que, curiosamente, foi a casa do seu irmão Bruno durante vários anos e onde se tornou uma referência para os adeptos. Este encontro poderia mesmo ter-se tornado um autêntico conto de fadas, caso o livre superiormente executado pelo jovem tivesse entrado na baliza de Helton, causando enormes calafrios aos portistas e apresentando, desde logo, um dos seus principais argumentos.

Numa altura em que se prepara para o Mundial de sub-20, o médio tenta descolar-se do rótulo de ser irmão de Bruno Alves e demonstrar que possui talento suficiente para triunfar e justificar a transferência para os colchoneros. No clube da capital espanhola, o jovem encontrará os compatriotas Tiago e Sílvio, o que facilitará a sua adaptação e o poderá ajudar a cimentar todo o seu potencial.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário