domingo, 31 de julho de 2011

Salomón Rondón (Málaga CF)

Bookmark and Share

Abdullah bin Nasser Al-Thani. É este o nome do sheik árabe que comprou o Málaga e que neste defeso tem investido forte no mercado. Com as contratações de Toulalan, Ruud van Nistelrooy, Joaquín ou Santi Cazorla, a formação liderada por Manuel Pellegrini deixou de ser um crónico candidato aos lugares de despromoção, procurando agora conquistar o estatuto de terceira maior potência do futebol espanhol.

Não obstante as grandes expectativas depositadas nestes sonantes reforços, também o jovem Salomón Rondón merecerá especial apreço por parte dos adeptos do clube depois dos 14 golos apontados na temporada transacta que ajudaram a formação da Andaluzia a assegurar a manutenção. Este impressionante registo na sua época de estreia num dos melhores campeonatos do mundo não passou despercebido aos mais conceituados órgãos de comunicação social, sendo inclusivamente considerado pelo site da Sky Sports como o segundo melhor finalizador a actuar fora da Premier League, numa lista liderada pelo portista Radamel Falcao.


Nome: José Salomón Rondón Giménez
Nascimento: 16/09/1989 (21 anos)
Naturalidade: Caracas - Venezuela
Altura: 186 cm
Peso: 86 kg
Posição: Avançado
Clube: Málaga CF - Espanha
Percurso: San José de Calasanz (1996-2004), Deportivo Gulima (2004-2005), Aragua (2005-2008), Las Palmas (2008-2010), Málaga (desde 2010)
Nº Camisola: 23


Nascido em Caracas, capital da Venezuela, Rondón iniciou a sua carreira no San José de Calasanz rumando depois ao Deportivo Gulima. Em 2005 chegou ao Aragua, clube do primeiro escalão venezuelano, onde viria a estrear-se no futebol sénior com apenas 16 anos. Nas duas temporadas com a camisola do Aragua, o jovem avançado viria a apontar 15 golos, marca que lhe valeu a transferência para o Las Palmas da segunda divisão espanhola. Ainda antes desta mudança de clube, Rondón teve a oportunidade de se estrear na selecção principal num amigável frente ao Haiti a 3 de Fevereiro de 2008.

A sua primeira experiência em solo europeu não correu da melhor forma, uma vez que não conseguiu apontar qualquer golo nas dez partidas em que participou com a camisola do Las Palmas. Contudo, na segunda época o venezuelano impôs-se em definitivo na equipa, contribuindo com um total de 12 golos distribuídos entre o campeonato e a Taça do Rei. Perante esta eficácia, o Málaga adquiriu os seus serviços em Julho de 2010 por uma verba a rondar os 3,5 milhões de euros.

Com Jesualdo Ferreira ao leme da equipa, Rondón conquistou desde logo a confiança do técnico português assegurando o seu lugar na equipa titular. Em Outubro, o jovem sofreu uma lesão que o afastou dos relvados durante pouco mais de um mês. Uma vez recuperado, e já com Manuel Pellegrini como técnico principal, o jovem venezuelano continuou a comprovar a sua grande veia goleadora, resolvendo vários jogos a favor do Málaga. No final da temporada, Rondón contabilizou 14 golos para o campeonato aos quais se somaram os dois apontados ao Sevilha na Taça do Rei.

Rondón é o típico avançado de área que não precisa de muitas oportunidades para fazer golo. Alto e pujante, é sempre uma referência na área adversária onde tira proveito do seu forte jogo aéreo e da excelente capacidade de antecipação para finalizar os ataques da sua equipa. Apesar de um pouco lento e limitado tecnicamente, Rondón é um jogador de remate fácil, tanto com o pé direito (o mais forte) como com o esquerdo, que rompe bem as defensivas adversárias e que está sempre com os olhos apontados à baliza.


Vídeo:

Apesar dos seus 22 anos, Salomón Rondón é já visto como uma das grandes figuras do futebol venezuelano que nos últimos tempos tem tido um grande crescimento, como comprova o brilhante quarto lugar conquistado na última Copa América. Com um Málaga 2011/2012 extremamente forte, espera-se que o jovem avançado tenha um rendimento ainda melhor que o da temporada passada, tendo claro potencial para ultrapassar perfeitamente a barreira dos 20 golos.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário