sábado, 6 de agosto de 2011

Ji Dong-Won (Sunderland AFC)

Bookmark and Share

O futebol asiático tem crescido a grande velocidade nos últimos anos. As selecções deste continente começam a efectuar boas classificações nas provas internacionais, com destaque para o brilhante 4º lugar alcançado pela Coreia do Sul no Mundial de 2002. E é a Coreia do Sul, a par do Japão, que tem fornecido mais talentos ao mundo do futebol. Park Ji-Sung é talvez o expoente maior do futebol coreano, actuando há alguns anos no Manchester United e servindo de inspiração para milhares de jovens asiáticos.

Ji Dong-Won não esconde que pretende seguir as pisadas de Park Ji-Sung, que abandonou recentemente a selecção coreana para se concentrar em pleno nas competições em que estarão envolvidos os Red Devils. O primeiro passo está dado: o jovem avançado convenceu Steve Bruce e alinhará na Premier League na temporada de 2011/2012. Alto, forte e rápido, este jovem coreano poderá ser a médio prazo uma das pérolas dos Black Cats e da Coreia do Sul.


Nome: Ji Dong-Won
Nascimento: 28-05-1991 (20 anos)
Naturalidade: Jeju City - Coreia do Sul
Altura: 187 cm
Peso: 78 kg
Posição: Avançado
Clube: Sunderland AFC - Inglaterra
Percurso: Gwangyang Jecheol High School (2007-2009): empréstimo ao Reading FC (2007/2008); Chunnam Dragons (2010/2011)
Nº Camisola: -


A chegada ao Sunderland não é a primeira experiência de Ji Dong-Won no futebol inglês. Na temporada de 2007/2008, o Reading decidiu garanti-lo por empréstimo, mas a prestação do jovem jogador não convenceu. Nem uma única presença e regresso imediato ao clube de origem.

No entanto, esta tentativa frustada não intimidou Ji Dong-Won. Os Chunnam Dragons, formação da K-League (1ª divisão sul-coreana), adquiriram o seu passe e não se devem ter arrependido. Logo na primeira temporada, a jovem promessa facturou 13 golos em 29 jogos, tornando-se no melhor marcador da Korean FA Cup. Nesta temporada, somando um punhado de boas exibições, Ji Dong-Won apenas teve tempo de realizar 15 jogos, pois o regresso a Inglaterra era uma realidade. Destino: Sunderland.

Steve Bruce, antigo adjunto de Alex Ferguson, não escondeu a admiração pelas capacidades do atleta, depois da sua brilhante prestação na recente Asian Cup. Estreando-se na selecção principal do país, o jovem jogador marcou 4 golos e fez duas assistências em apenas 6 jogos. Os seus primeiros 6 jogos como internacional!

No clube inglês, Ji Dong-Won tem realizado uma boa pré-temporada, fazendo a sua estreia diante do Arminia Bielefeld, numa competição amigável realizada na Alemanha. O primeiro golo, também num jogo não oficial, surgiu frente à formação do Darlington.


Vídeo:

A saída de Darren Bent para o Aston Villa abriu um fosso no ataque do Sunderland, que ficou exclusivamente entregue a Asamoah Gyan. Fraizer Campbell, apesar do seu reconhecido valor, tem defrontado alguns problemas com lesões. Connor Wickham, outra promessa do futebol britânico, encontra-se também na luta por uma vaga, mas Ji Dong-Won parece estar a ganhar vantagem. Sorte? De nada valerá se Ji Dong-Won não provar o seu valor desde já!

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário