quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tom Cleverley (Manchester United FC)

Bookmark and Share

Durante o longo reinado de Alex Ferguson no Manchester United, o plantel já foi alvo de uma profunda restruturação por várias ocasiões. Esta é a prova inequívoca da competência e da qualidade do trabalho desenvolvido pelo manager escocês e sua equipa técnica. Eric Cantona, David Beckham, Roy Keane, Laurent Blanc, Gary Neville, Paul Scholes e Van Der Sar foram peças fundamentais dos Red Devils: os quatro primeiros foram substituídos muito satisfatoriamente e a saga vitoriosa continuou. Para os restantes ainda não temos respostas, mas as garantias parecem existir.

Tom Cleverley assume-se como o homem do leme da nova vaga de jogadores chegados ao Manchester United. Phil Jones, Chris Smalling, Danny Welbeck, Fabio e Rafael são os restantes de um lote que tem mostrado vontade e talento. Cleverley foi aposta no jogo da Supertaça diante do Manchester City (3-2 para o Man Utd) e nas duas primeiras jornadas da Premier League, somando outras duas boas exibições e uma excelente assistência para Welbeck, que brindou Old Trafford com uma actuação de alto calibre.


Nome: Thomas William Cleverley
Nascimento: 12/08/1989 (22 anos)
Naturalidade: Basingstoke - Inglaterra
Altura: 175 cm
Peso: 70 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: Manchester United FC - Inglaterra
Percurso: Bradford (2004-2005); Man Utd (desde 2005): empréstimos ao Leicester City (2008/2009); Watford (2009/2010); Wigan (2010/2011)
Nº Camisola: 23


O interesse de Alex Ferguson em Tom Cleverley foi precoce e imediato. Depois de fazer algumas partidas com a camisola do Bradford, seu primeiro clube, o Man Utd decidiu adquirir o passe do jogador, quando este tinha apenas 12 anos. Por isso, é justo dizer que o verdadeiro clube de formação desta jovem promessa acabou por ser o emblema de Manchester. Ferguson reclamou recentemente o mérito e a responsabilidade de ter moldado o carácter e o temperamento de Cleverley.

A afirmação nos Red Devils foi lenta, porém consistente. Passou por todos os escalões de formação, mas foi nas reservas que se notabilizou, sendo nomeado para melhor jogador das reservas do Man Utd e tendo ganho a braçadeira de capitão da equipa. Como prémio, Tom Cleverley foi chamado aos seniores e estreou-se frente ao Kaiser Chiefs, numa partida disputada na África do Sul. Logo aí, o jovem jogador marcou um golo.

Os anos seguintes, como manda a regra, foram marcados por empréstimos que possibilitaram a utilização regular do jogador. No Leicester, 15 presenças e 2 golos; no Watford, 33 jogos e 11 golos; no Wigan, 25 partidas e 4 golos.

No plano internacional, Tom Cleverley foi uma arma fundamental no plantel sub-20 e sub-21, tendo marcado dois golos no último escalão. Recentemente, o jovem jogador foi chamado ao plantel principal da selecção inglesa, mas devido aos confrontos sociais no país, a partida frente à Holanda acabou por ser cancelada e a sua estreia adiada. No entanto, Fabio Capello voltou a chamá-lo para os dois próximos jogos da Inglaterra frente à Bulgária e ao País de Gales, podendo o jovem somar os primeiros minutos com a camisola de Sua Majestade ao peito.


Vídeo:

Paul Scholes pendurou as botas no último defeso e lançou o alarme em Old Trafford. Muito se falou sobre quem seria o seu substituto, não se encontrando grandes alternativas viáveis no mercado, além de Samir Nasri e Wesley Sneijder. No entanto, como os primeiros jogos comprovam, a solução imediata e mais económica provou estar dentro das fileiras do clube. A questão que se impõe é: a longo prazo, poderá Thomas Cleverley fazer esquecer Paul Scholes?

Bruno Tomé

1 comentários:

Anónimo disse...

quero ir para o manchester utd no RUMO AO ESTRELATO!!!!!!!!!

30 de janeiro de 2012 às 15:14

Enviar um comentário