quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ideye Brown (FC Dinamo Kiev)

Bookmark and Share

Após vários anos de autêntico domínio do futebol ucraniano, para além de boas campanhas nas provas europeias, o Dinamo Kiev tem sido superado nos últimos tempos pelo Shakhtar Donetsk a nível interno. Para inverter este cenário, a equipa da capital garantiu Ideye Brown, um avançado que tentará contribuir com golos para que esta potência ucraniana volte aos seus anos aúreos.

Revelado pelo Bayelsa United e pelo Ocean Boys, duas formações do seu país, Brown entraria no futebol europeu através dos suíços do Neuchâtel Xamax, que entenderam estar perante um atleta com atributos bastante interessantes, que poderiam ser aperfeiçoados numa conjuntura futebolística bem mais rica a nível qualitativo.


Nome: Ideye Aide Brown
Nascimento: 10/10/1988 (22 anos)
Naturalidade: Lagos - Nigéria
Altura: 180 cm
Peso: 70 kg
Posição: Avançado
Clube: FC Dinamo Kiev - Ucrânia
Percurso: Bayelsa United (2003-2006); Ocean Boys (2006-2007); Neuchâtel Xamax (2007-2009); Sochaux (2009-2011); Dinamo Kiev (desde 2011)
Nº Camisola: 11


Em território helvético, o avançado desatou a marcar golos e a tornar-se um dos destaques do campeonato, especulando-se que o jovem não tardaria a mudar-se para uma liga com outra projecção. Assim, e após um percurso espectacular na equipa suíça, onde deixou um registo invejável de tentos, Brown assinaria em Janeiro de 2010 pelo Sochaux, significando esta transferência mais um passo rumo à sua afirmação no Velho Continente.

Nesta sua nova etapa, o nigeriano comprovou todas as expectativas criadas em seu redor, deixando de imediato a sua marca no campeonato francês. A temporada transacta seria mesmo coroada de êxito tanto a nível colectivo como a nível individual, dado que os seus impressionantes quinze golos foram fundamentais para o regresso do seu clube às competições europeias.

Constituindo uma temível frente de ataque com o maliano Modibo Maiga (juntos marcaram 50% dos golos da equipa), o jovem demonstrou de forma inequívoca o seu faro apurado pelo golo, revelando-se ainda um atacante bastante móvel e com um admirável jogo de cabeça.

Esta amostra de inegável talento que patenteou nos relvados gauleses valeu-lhe a transferência para o Leste da Europa, com o Dinamo Kiev a desembolsar oito milhões para garantir esta pérola africana. Na capital ucraniana, Brown não demoraria a mostrar o seu venenoso "killer instinct", marcando dois golos na estreia e deixando, desde logo, água na boca dos seus novos adeptos.


Vídeo:

Ocupando o segundo lugar da lista de melhores marcadores da prova, o avançado acalenta que o sucesso que atingiu no Sochaux e a boa impressão que tem deixado neste novo desafio na Ucrânia lhe permita ser uma aposta mais consistente do seleccionador nigeriano, após ter estado presente no Mundial 2010 mas onde acabaria por não ter qualquer minuto de utilização.

Filipe Jesus

1 comentários:

jorge disse...

adorava ve-lo de leão ao peito, pena é isso ser quase impossivel

12 de janeiro de 2012 às 18:08

Enviar um comentário