terça-feira, 13 de setembro de 2011

Chris Wood (West Bromwich Albion / Birmingham City)

Bookmark and Share

A temporada de 2010/11 foi marcada por um misto de emoções positivas e negativas para o Birmingham City. Se, por um lado, venceu a Carling Cup diante do Arsenal contra todas as expectativas, por outro, viu-se relegado na última jornada ao Championship, depois de um jogo de loucos entre o Wolves e o Blackburn (2-3), que serviu às duas formações para se manterem na Premier League. No entanto, em Inglaterra, o vencedor da Taça da Liga tem um lugar reservado no acesso à Liga Europa, o que colocou o Birmingham numa situação pouco comum; uma equipa do segundo escalão a competir na segunda maior competição europeia de clubes.

No play-off da Liga Europa dois factores a destacar: o Nacional foi o oponente e Chris Wood uma das figuras. Na primeira-mão, na Choupana, 0-0 foi o resultado, mas foram várias as ocasiões para os ingleses, com três bolas enviadas as ferro, duas por intermédio de Wood. Na segunda-mão, banho de bola no St. Andrews, com uma excelente exibição e um golo do jovem neo-zelendês. Emprestado pelo primodivisionário WBA, Chris Wood é alto, possante e com um faro muito apurado para o golo.


Nome: Christopher Grant Wood
Nascimento: 07/12/1991 (19 anos)
Naturalidade: Auckland - Nova Zelândia
Altura: 191 cm
Peso: 81 kg
Posição: Avançado
Clube: West Bromwich Albion (emprestado ao Birmingham City)
Percurso: Waikato (07/08); Hamilton Wanderers (08/09); WBA (desde 2009): empréstimos ao Barnsley (2010); Brighton (10/11); Birmingham (11/12)
Nº Camisola: 39


O percurso de Chris Wood teve início no Waikato, mas cedo se mudou para o Hamilton Wanderers, clube semi-profissional da Nova Zelândia. Aí, a jovem promessa teve um desempenho notável, marcando 16 golos em 17 partidas, feito que conseguiu despertar a atenção dos clubes ingleses. Foi o West Bromwich Albion que decidiu abrir os cordões à bolsa e inserir Wood nas camadas jovens da equipa. Desde cedo que a sua veia goleadora se revelou, valendo-lhe uma chamada inesperada num jogo frente ao Portsmouth, conseguindo o feito de ser o quinto jogador kiwi a alinhar na Premier League.

Depois de acertar os termos do primeiro contrato profissional da sua carreira, a direcção dos Baggies decidiu que o empréstimo era a melhor solução para se desenvolver como jogador. A primeira cedência ao Barnsley não se revelou produtiva, alinhando em sete partidas sem facturar qualquer golo. No entanto, no Brighton & Hove Albion, Chris Wood conseguiu assumir um papel de relevância, com oito golos importantes para a subida deste clube ao Championship.

Mesmo assim, parece ser o recente empréstimo ao Birmingham City que irá contribuir para uma afirmação definitiva de Chris Wood no plantel principal do WBA. Com cinco golos em sete partidas, o jovem neo-zelandês já é a referência atacante da sua equipa, numa época em que se espera o regresso à primeira divisão e uma participação digna na Liga Europa. Chris Hughton, antigo treinador do Newcastle e um dos responsáveis pela ascensão meteórica de Andy Carroll, tem em mãos outro jogador semelhante e na mesma situação. Tudo parece bem encaminhado para o feito se repetir...

O SC Braga irá defrontar o Birmingham City na fase de grupos da prova europeia e terá que ter muitas cautelas com a presença imponente de Wood. O hat-trick apontado na semana passada diante do Millwall aumentou as expectativas em seu redor e os defesas não lhe quererão dar qualquer tipo de veleidade. Conseguirá voltar a impressionar?
Bruno Tomé

2 comentários:

Sporting_ao_Ataque disse...

Bom dia

Gostaria de lhe propor uma troca de links entre os blogs.

O meu é: http://sportingaoataque.blogspot.com/

Em caso de aceitar, gostaria que me informasse via e-mail ou comentário.

Saudações Leoninas

15 de setembro de 2011 às 11:57
Sporting_ao_Ataque disse...

Obrigado. O seu blog também já está linkado.

SL

http://sportingaoataque.blogspot.com/

16 de setembro de 2011 às 12:35

Enviar um comentário