sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ewerton (Corinthians Alagoano/ Sp. Braga)

Bookmark and Share

A temporada 2010/2011 ficará eternamente na história do Sp. Braga pois atingiu o direito a participar pela primeira vez numa final europeia, o que lhe valeu um aumento do seu estatuto. Esta excelente campanha da turma minhota teve, contudo, consequências na preparação desta época dado que originou a transferência do técnico e de vários jogadores influentes, o que dificultou sobremaneira a tarefa de Leonardo Jardim.

Esta situação afectou sobretudo o sector defensivo, onde se registou a saída de elementos fundamentais para esta época de sucesso. Ainda assim, o clube demonstrou estar atento ao mercado e adquiriu um jovem central que promete seguir numa linha de qualidade que vem caracterizando o eixo defensivo dos arsenalistas nos últimos anos, onde pontificaram nomes como Moisés, Paulão e Alberto Rodríguez.


Nome: Ewerton José Almeida Santos
Nascimento: 23/03/1989 (22 anos)
Naturalidade: Penedo (AL) - Brasil
Altura: 188 cm
Peso: 81 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: Sp. Braga (emprestado pelo Corinthians Alagoano - Brasil)
Percurso: Penedense (2005-2008); Corinthians Alagoano (desde 2008): empréstimos ao Palmeiras (2008/2009), Asa (2009/2010), Oeste e Sport Recife (2010/2011) e Sp. Braga (2011/2012)
Nº Camisola: 5


Natural de Penedo, cidade do estado de Alagoas, Ewerton deu os primeiros passos no futebol no clube da sua terra natal. Num país em que o desporto rei é vivido com enorme paixão, o sonho de ser futebolista é comum a muitos jovens e o central não fugiu à regra.

Apesar de actuar num clube modesto, o jovem chamou a atenção dos responsáveis do Corinthians Alagoano, um emblema com maior projecção no Brasil. O central evoluía de uma forma muito positiva, o que levou o Palmeiras a solicitar o seu empréstimo, incorporando-o na sua equipa de reservas.

A temporada 2009/2010 seria, ainda assim, aquela em que o jovem se afirmou após esta passagem pouco proveitosa pela formação paulista. Cedido ao ASA, equipa do estado de Alagoas, Ewerton evidenciou-se na Serie B, completando 22 jogos e mostrando argumentos para poder sonhar com um futuro risonho.

Este ano de bom nível fez com que os responsáveis do seu clube se decidissem pelo seu regresso pois estava um jogador mais maduro e completo. Assim, Ewerton seria mesmo um dos destaques do Campeonato Alagoano 2011, sendo considerado o melhor defesa da prova.

Depois das boas exibições ao serviço da turma alagoana, o jovem foi novamente cedido, desta vez ao Oeste e posteriormente ao Sport Recife. Prática comum no Corinthians Alagoano, o empréstimo dos seus jogadores é visto como uma forma de valorizar os passes, acabando o Sp. Braga por resgatar um atleta promissor numa fase em que o sector defensivo necessitava de se reformular.


Vídeo:

Tendo chegado como um total desconhecido, Ewerton revelou-se imediatamente um central personalizado e com enorme classe. Indiscutível para o técnico Leonardo Jardim, o jovem é uma das revelações desta época em Portugal, destacando-se pelo seu forte jogo aéreo e pelo fantástico sentido posicional, o que já lhe valeu ser distinguido como o patrão da defesa bracarense. Com a opção de compra fixada em 1,5 milhões de euros, o brasileiro já mostrou que o Sp. Braga não se irá arrepender caso opte por comprar o seu passe, pois será seguramente um defesa que irá ter um largo futuro no futebol europeu.

0 comentários:

Enviar um comentário