domingo, 18 de março de 2012

Pierre Aubameyang (AS Saint-Étienne)

Bookmark and Share

As últimas edições do campeonato francês têm-se revelado bastante emocionantes na luta pelo título, o que permitiu tornar-se uma prova mais apelativa e com maiores pontos de interesse. Longe dos tempos em que o Ol. Lyon dominava a seu bel-prazer, a liga gaulesa tem projectado vários jovens talentosos que conseguem dar o salto na carreira.

Uma das principais revelações desta época é o gabonês Pierre Aubameyang, um extremo que se tem destacado a grande nível e que tem ajudado o seu clube a obter resultados admiráveis, o que lhe valeu a cobiça de alguns emblemas de nomeada.


Nome: Pierre-Emerick Aubameyang
Nascimento: 18/06/1989 (22 anos)
Naturalidade: Laval - França
Altura: 185 cm
Peso: 74 kg
Posição: Extremo/Avançado
Clube: AS Saint-Étienne - França
Percurso: AC Milan (2007-2011): empréstimos ao Dijon (2008/2009), Lille (2009/2010), Mónaco (2010/2011) e Saint-Étienne (2010/2011); Saint-Étienne (desde 2011)
Nº Camisola: 7


Filho de um antigo internacional gabonês, o jovem nasceu em França mas viveu a sua infância em território italiano. Talvez influenciado pelo seu pai, Aubameyang mostrou desde muito novo um enorme fascínio pelo futebol, acabando por se formar nas camadas jovens do AC Milan.

Encarado como uma das principais promessas da formação rossonera, o jovem foi cedido ao Dijon no seu primeiro ano no escalão sénior, completando 34 jogos e tendo obtido 8 golos. Passando por um natural processo de maturação, o extremo foi novamente emprestado a uma formação francesa em 2009/2010, desta feita ao Lille, o que lhe permitiu estrear-se na Ligue 1 num clube que luta frequentemente pelos lugares cimeiros da tabela.

Após uma temporada em que foi maioritariamente utilizado como suplente, Aubameyang mudou-se para o Mónaco e igualmente por empréstimo dos italianos. Apesar de ter realizado um início de época muito satisfatório em termos individuais, as coisas não estavam a correr muito bem a nível colectivo. Com naturais ambições de se afirmar, o jovem acabaria a época 2010/2011 ao serviço do Saint-Étienne, onde conseguiu ganhar o seu espaço e mostrar o seu valor de forma mais contínua.

A estadia nos Les Verts continuou esta temporada, com o jovem a explodir definitivamente, colocando em campo todo o seu potencial e ajudando de forma decisiva para a excelente época protagonizada pelo Saint-Étienne. Já sem qualquer ligação ao AC Milan, Aubameyang leva 11 golos na Ligue 1, tendo-se evidenciado pela sua fantástica velocidade e capacidade técnica que permite sair vencedor na maioria dos duelos individuais que trava com os adversários.


Vídeo:

Apesar de ter nascido em França e de ter inclusivamente actuado pela selecção sub-21 gaulesa, o extremo naturalizou-se gabonês, sendo actualmente a estrela desta selecção africana. A boa campanha que realizou na recente CAN conjugada com as esplêndidas indicações que tem vindo a mostrar na liga francesa, permitem a Aubameyang sonhar com uma carreira recheada de sucesso num clube de dimensão mundial e que lute por títulos.

0 comentários:

Enviar um comentário