sexta-feira, 30 de março de 2012

Raphael Varane (Real Madrid CF)

Bookmark and Share

A era dos galácticos no plantel merengue parece ter chegado ao fim. O tempo em que a prioridade era juntar na mesma equipa as maiores estrelas do mundo do futebol não deu resultado e, desde a chegada de José Mourinho, o Real Madrid tem-se preocupado em contratar jogadores com margem de progressão e a bons preços. Nuri Sahin e Khedira, por exemplo, foram resgatados a clubes alemães, chegando muito abaixo do seu valor de mercado, visto que terminariam contrato no ano seguinte, podendo sair a custo zero.

O jovem Raphael Varane aterrou na capital espanhola pelas mãos de Zidane, director desportivo do clube, que fez questão em aconselhar o prodígio francês a Mourinho. Apesar dos seus tenros 18 anos de idade, Varane joga como gente crescida, mostrando uma segurança e maturidade em campo muito superior ao normal. O jogo de sábado frente à Real Sociedad foi, para mim, o tira teimas. Esta jovem promessa será um caso sério do futebol mundial. Com a estrutura do Real Madrid e com a orientação de José Mourinho, tudo tem que dar certo.


Nome: Raphael Varane
Nascimento: 25-04-1993 (18 anos)
Naturalidade: Lille - França
Altura: 190 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: Real Madrid CF - Espanha
Percurso: Hellemmes (2000-2002); Lens (2002-2011); Real Madrid (desde 2011)
Nº Camisola: 19


Varane sempre se assumiu como um jovem bastante desenvolvido para a idade que apresentava. Nascido na cidade de Lille, no norte de França, ainda em miúdo começou por jogar com a camisola do AS Hellemmes, um emblema dos arredores da sua habitação. Alto e forte, Varane chamou a atenção do Lille e do Lens, mas foi o segundo que ganhou a corrida. Durante vários anos, a jovem promessa foi crescendo até que, em 2010, se estreou em jogos a valer.

Como em tudo, há que saber aproveitar as oportunidades que nos são concedidas e foi assim que Varane se estreou no plantel do Lens. Um dos centrais habituais lesionou-se e o jovem foi chamado à equipa principal, treinando-se durante toda a semana com os colegas mais velhos e sendo titular, numa partida diante do Montpellier. Pois o seu clube ganhou por 2-0, conseguindo a terceira partida sem sofrer golos da temporada. O francês jogou à sua medida e recebeu grandes elogios do treinador e dos companheiros. A partir daí ficou sempre ligado ao plantel sénior, saindo do banco em embates importantes contra o Marselha e o Lyon.

Em Janeiro de 2011, a Europa já andava atrás de Varane, mas o Lens acabou por conseguir renovar contrato com a sua pérola até 2015. No dia 8 de Maio do mesmo ano, o francês marcou o seu primeiro golo profissional, num empate a uma bola com o Caen, marcando de novo no jogo a seguir com o Mónaco.

Nesse ano o Lens desceu de divisão, depois de dois anos na primeira liga gaulesa. Varane aproveitou o interesse do Real Madrid e assinou quando ninguém esperava pelo emblema espanhol. Seis anos de contrato e 10 milhões de euros recebidos pelo Lens. A pré-temporada foi feita ao lado das estrelas merengues e, sempre que a oportunidade surgiu, Varane estava lá para a aproveitar. Com apenas 18 anos já actuou numa das ligas mais competitivas do mundo, na Liga dos Campeões e tem acumulado grandes elogios de diversas personalidades do futebol.

Na selecção e apesar da idade, Varane já é internacional sub-21 pela França, fazendo parelha defensiva com o portista Mangala. Jogou desde o escalão de sub-17 e está agora no plantel imediatamente anterior ao AA, sempre adiantado em relação à sua idade, tendo até já marcado um golo, diante da Eslováquia, na qualificação para o Euro-2013 do seus escalão.


Vídeo:

Na partida do último fim de semana com a Real Sociedad, Varane mostrou credenciais. Intransponível no coração da defesa, forte e a jogar na antecipação com cortes seguros e eficazes, o central gaulês é já comparado à lenda merengue Fernando Hierro, no que toca ao estilo de jogo. Zidane parecia certo quando aconselhou a Mourinho a contratação deste jovem jogador e não é o único a achar que há aqui muito potencial. No final da partida com a equipa basca, o experiente Rio Ferdinand disse o seguinte: «Estou a gostar da pinta que tem o jovem defesa-central do Real Madrid . Tem 18 anos, parece bom e sereno». Dúvidas? Acho que não!

0 comentários:

Enviar um comentário