quinta-feira, 12 de abril de 2012

Óscar de Marcos (Athletic Bilbao)

Bookmark and Share

O Athletic Bilbao tem encantado o mundo do futebol com as exibições que tem realizado esta época, sobretudo na Liga Europa, o que permitiu valorizar os seus activos. O estilo de jogo implementado pelo técnico Marcelo Bielsa, que privilegia uma constante circulação de bola e apresenta uma grande organização, tem sido amplamente elogiado pela crítica, o que possibilitou que alguns jogadores se destacassem a nível individual.

Um desses casos é Óscar de Marcos, um atleta que tem grande influência na estratégia do treinador argentino e que viu a sua cotação de mercado subir consideravelmente. Sendo um clube sui generis em termos da constituição do plantel, dado que apenas podem fazer parte da equipa jogadores nascidos no País Basco ou com ascendência basca, o Athletic Bilbao tem revelado nomes como Llorente, Javi Martínez ou Muniain, perspectivando-se que De Marcos atinja o mesmo nível de protagonismo destas estrelas.


Nome: Óscar de Marcos Arana
Nascimento: 14/04/1989 (22 anos)
Naturalidade: Laguardia - Espanha
Altura: 180 cm
Peso: 76 kg
Posição: Médio Centro, Médio Ala
Clube: Athletic Bilbao - Espanha
Percurso: Alavés (2006-2009), Athletic Bilbao (desde 2009)
Nº Camisola: 10


Natural de Laguardia, o médio é um produto das escolas do Alavés, clube onde se iria estrear na categoria sénior ao serviço da equipa B. Após uma época de bom nível na formação secundária, De Marcos foi promovido ao conjunto principal em 2008/2009, mas não conseguiu evitar a descida da sua equipa ao terceiro escalão do futebol espanhol.

Por esta altura, o jogador basco era visto como um jovem muito talentoso e com enorme margem de progressão. Nesse sentido, o Athletic Bilbao não deixou de aproveitar esta oportunidade de negócio e desembolsou cerca de 350 mil euros para garantir o concurso do médio.

Contratado com o propósito de evoluir na equipa secundária, De Marcos surpreendeu o técnico Joaquín Caparrós, que decidiu incorporá-lo no plantel principal. Apesar de ter marcado um golo na Supertaça de Espanha frente ao Barcelona logo no início de época, o médio foi, contudo, quase sempre segunda opção do treinador nas duas temporadas em que este orientou a formação basca.

Revelando-se um jogador muito versátil pois cumpre com eficácia as posições de lateral direito, médio interior ou médio ala, o jovem explodiu definitivamente este ano, sendo um dos indiscutíveis de Bielsa e um dos atletas que melhor interpretou as ideias do técnico, contabilizando já nove golos nas várias competições em que o Bilbao está envolvido.


Vídeo:

Decisivo na eliminatória frente ao Manchester United com um golo em cada mão, De Marcos é um dos nomes que está em cima da mesa para reforçar este colosso inglês. A cumprir com mestria a posição de médio interior, o jovem tem-se evidenciado pela forma simples como actua e pela capacidade de aparecer em zonas de finalização, devendo constar da lista de potenciais ameaças para o Sporting nas meias-finais da Liga Europa.

0 comentários:

Enviar um comentário