sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bas Dost (SC Heerenveen)

Bookmark and Share



Ao analisarmos os plantéis do Heerenveen das últimas temporadas, constatamos que o sector atacante foi composto por atletas que atingiram, após a passagem por este clube holandês, grande sucesso a nível mundial. Jogadores como John Dahl Tomasson, van Nistelrooy e Klaas-Jan Huntelaar deram-se a conhecer no Heerenveen, conseguindo, posteriormente, dar um salto na sua carreira depois de épocas soberbas neste clube.

Actualmente, na formação da cidade de Heerenveen evolui o avançado Bas Dost, que impressionou o mundo do futebol pelo fantástico registo de golos que apontou esta temporada. Apesar de o seu clube não lutar pelo título, o atacante provou estar à altura dos seus antecessores e demonstrou potencial para poder singrar na alta-roda do futebol europeu.


Nome: Bas Dost
Nascimento: 31/05/1989 (22 anos)
Naturalidade: Coevorden - Holanda
Altura: 192 cm
Peso: 78 kg
Posição: Avançado
Clube: SC Heerenveen - Holanda
Percurso: CVV Germanius, FC Emmen (2004-2008), Heracles Almelo (2008-2010), SC Heerenveen (desde 2010)
Nº Camisola: 12


Bas Dost teve o seu primeiro contacto com o futebol no modesto CVV Germanius e acabou por completar o seu percurso de formação no FC Emmen. Seria precisamente nesta equipa que se estrearia a nível profissional em 2007/2008, assinando 23 jogos e 6 golos, uma marca assinalável para um jovem debutante em competições no escalão sénior.

A boa temporada na segunda divisão holandesa valeu-lhe a transferência para o Heracles a troco de trezentos mil euros e a oportunidade de actuar na Eredivisie. O seu primeiro ano no campeonato principal foi igualmente proveitoso dado que foi uma aposta regular, apesar de não ser um titular indiscutível.

O seu crescimento era notório e a época 2009/2010 realizada ao serviço do Heracles foi fantástica pois marcou 15 golos em 27 partidas, contribuindo de forma decisiva para o 6º lugar da turma de Almelo. As boas actuações aguçaram o apetite dos principais clubes holandeses, sobretudo do Ajax e do Twente, mas acabaria por ser o Heerenveen a ganhar a corrida, desembolsando um valor a rondar os dois milhões e meio de euros para garantir o passe do atacante.

Com uma estampa física impressionante (192 cm, 78 kg), Bas Dost pegou de estaca e continuou a mostrar o seu apurado faro pelo golo, contabilizando 13 tentos em 32 jogos na época 2010/2011. Dada a sua elevada estatura, o goleador faz do seu jogo aéreo uma das suas principais armas e, por isso, é a principal referência atacante da sua equipa, revelando-se um autêntico homem de área.


Vídeo:


A temporada que está prestes a terminar serviu para o panzer se afirmar definitivamente depois de obter a invulgar marca de 38 golos em 39 jogos. Este notável registo de tentos comprova assim que a arte de marcar golos faz parte do ADN futebolístico de Bas Dost, o que fez despertar o interesse de vários clubes como o Valência, Aston Villa e Arsenal. Internacional sub-21, o atacante não faz parte da lista de pré-convocados do técnico Bert van Marwijk para o Euro 2012. Contudo, restam poucas dúvidas de que o avançado, caso mantenha este excelente pecúlio de golos, se tornará um dos próximos jogadores a representar a Laranja Mecânica.

2 comentários:

JPereira disse...

http://img72.imageshack.us/img72/7114/48767103.jpg

Vale o q vale mas é sempre interessante ver onde vão parar neste jogo

11 de maio de 2012 às 15:52
Kaique Pedaes disse...

Verdadeiro ou Falso? #15 http://britfoot.blogspot.com.br/2012/05/verdadeiro-ou-falso-15.html

12 de maio de 2012 às 16:26

Enviar um comentário