quarta-feira, 6 de junho de 2012

Eric Dier (Sporting CP)

Bookmark and Share


O Euro 2012 confirma, para já, todo o poderio da Academia Sporting Puma no panorama futebolístico jovem. Depois do brilharete que a então equipa treinada por Ricardo Sá Pinto fez no Next Generation, uma espécie de Liga dos Campeões para jogadores jovens, o Sporting Clube de Portugal é a equipa que na Polónia e Ucrânia apresenta mais jogadores formados na sua academia.

No total, serão 10 ex-leõezinhos a subirem ao palco da maior competição de selecções organizada no Velho Continente, à frente dos 9 provenientes da La Masia, a fábrica de talentos do Barcelona. Em comum, para além de terem feito a sua formação vestidos de verde e branco, todos representam a selecção portuguesa. No entanto, a internacionalização da marca Alcochete pode estar prestes a acontecer com Eric Dier.


Nome: Eric Jeremy Edgar Dier
Nascimento: 15/01/1994 (18 anos)
Naturalidade: Cheltenham - Inglaterra
Altura: 188 cm
Peso: 63 kg
Posição: Defesa Central
Clube: Sporting CP
Percurso: Sporting (desde 2003): empréstimo ao Everton (2011-2012)
Nº Camisola: -


O jovem nascido em Cheltenham, Inglaterra, que completou 18 anos no passado mês de Janeiro, mudou-se, juntamente com os pais, com apenas seis anos para o Algarve, onde actuou em pequenos clubes regionais. Mais tarde, e acompanhando mais uma trajectória da família, desta vez para Lisboa, bateu às portas da Academia do Sporting, onde completou a sua formação.

Depois da passagem por empréstimo pela equipa de reservas do Everton desde Janeiro de 2011, com o objectivo de continuar a sua evolução num ambiente mais competitivo e exigente, o jovem inglês, em declarações ao site da Federação Inglesa de Futebol, foi claro sobre o seu futuro: “Vou regressar para fazer a pré-época e depois vemos o que acontece”.

Apesar da distância entre Lisboa e Londres, a verdade é que o seu valor nunca passou despercebido aos responsáveis pelas selecções jovens inglesas. Com 1,88m de altura e uma capacidade de choque impressionante, Eric Dier conta já com várias internacionalizações nas camadas jovens inglesas, actuando quase sempre num escalão acima daquele que a sua idade permite. Ainda recentemente, apareceu ao lado de nomes como Wayne Rooney, Joe Heart e Theo Walcott, envergando o jersey da selecção inglesa, numa campanha da Umbro.

Com a saída confirmada de Anderson Polga e a possível dispensa de Alberto Rodriguez, Dier pode aproveitar a lacuna existente no sector central da defensiva verde e branca. No entanto, a equipa B poderá ser a última etapa na fase de evolução de um jogador, que com as oportunidades certas, será um valor seguro no futebol europeu.

1 comentários:

JPereira disse...

Por enquanto deverá rodar na B. Espero é q não sejam burros ao ponto de vender este jogador por meia dúzia de trocos!

6 de junho de 2012 às 20:33

Enviar um comentário