segunda-feira, 11 de junho de 2012

Rafal Wolski (Légia Varsóvia)

Bookmark and Share


Faz parte da selecção polaca um dos jogadores mais novos deste Euro 2012. Rafal Wolski tem apenas 19 anos e foi a grande surpresa na lista de convocados de Franciszek Smuda, sendo o único jogador a ser chamado sem ter qualquer internacionalização A. Apesar da sua tenra idade, a verdade é que este pequeno craque do Légia Varsóvia apresenta já uma variedade de dotes técnicos de requinte, augurando-se-lhe um grande futuro pela frente.

Wolski iniciou a sua carreira aos 9 anos de idade e foi evoluindo ao longo de sete temporadas no desconhecido Jastrzab Glowaczów. Chegado ao Légia em 2008, o jovem estrear-se-ia na equipa principal em Março de 2011, num jogo a contar para a taça da Polónia que a sua equipa acabaria por conquistar.


Nome: Rafal Wolski
Nascimento: 10/11/1992 (19 anos)
Naturalidade: Kozienice - Polónia
Altura: 172 cm
Peso: 66 kg
Posição: Médio Ofensivo
Clube: Légia Varsóvia - Polónia
Percurso: Jastrzab Glowaczów (2001-2008), Légia Varsóvia (desde 2008)
Nº Camisola: 27


No início da temporada 2011/2012 os responsáveis do clube da capital decidiram promover vários jovens à equipa principal dando continuidade ao bom trabalho levado a cabo pela formação. Desse lote, Rafal Wolski e Michal Zyro conseguiram impor-se na equipa, assumindo-se como figuras importantes ao longo de toda a temporada. O Légia, que esteve grande parte do campeonato na liderança, acabaria por cair para o terceiro lugar a duas jornadas do fim, mas carimbava aqui a produção com sucesso de duas promessas.

Se Zyro participou em mais partidas ao longo de toda a época, Wolski foi o que apresentou um melhor registo estatístico no final. Com poucas possibilidades de conquistar o seu espaço na primeira metade da época, Wolski viria a tirar proveito da venda, em Dezembro, de Maciej Rybus para os russos do Terek Grozny. Titular em praticamente todas as partidas a partir daí, o jovem terminaria a temporada como o terceiro melhor marcador da equipa com seis golos para o campeonato e dois para a taça. Por tudo isto, foi eleito o jogador revelação do campeonato, o que lhe mereceu a confiança do seleccionador Smuda para o Europeu.

Wolski joga como médio ofensivo, podendo também assumir funções de extremo ou de segundo avançado. Dotado de grande destreza técnica, é capaz de se desembaraçar de espaços curtos e de sair com a bola controlada de zonas sobrepovoadas pelos adversários. É um jogador que gosta de abrilhantar as suas jogadas, tendo um vasto repertório de fintas e toques de génio que deixam os adeptos em gáudio. A facilidade com que faz uso de ambos os pés faz dele um jogador ainda mais imprevisível, podendo a qualquer momento isolar um companheiro de equipa com um passe de ruptura ou desferir um remate sem preparação.

Vídeo:


Existem já várias equipas de renome a tentarem contratar o jovem polaco e, ao que parece, este número tende a aumentar durante os próximos dias. Com um valor de mercado instalado nos 4 milhões de euros, Wolski é de facto um jogador bastante apetecível atendendo à grande margem de progressão que ainda tem. Na verdade, trabalhando um pouco mais a sua estrutura física (aspecto essencial nalgumas ligas), Wolski tem tudo para dentro de poucos anos estar a competir ao mais alto nível.

0 comentários:

Enviar um comentário