quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Agostinho Cá (Barcelona B)

Bookmark and Share


A Academia do Sporting Clube de Portugal costuma ser uma excelente rampa de lançamento para qualquer jovem que dê os seus primeiros passos no mundo de futebol. O emblema de Alvalade é considerado em toda a Europa como sendo um dos melhores na formação de jovens atletas como são os casos indubitáveis de Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani, João Moutinho, Luís Figo, Simão Sabrosa, entre muitos outros.

Mais recentemente, um jogador que caminha por esses mesmos terrenos é o centro campista Agostinho Cá. Natural da Guiné-Bissau, a jovem promessa iniciou a sua aventura no mundo da bola nas camadas jovens do Oeiras decorria a temporada 2008/2009. A partir desse momento, bastou um ano para ter oportunidade de mostrar o seu potencial que acabara por o levar para Alvalade. Agora, é mais uma das pérolas que constituem a preciosa cantera do Barcelona.


Nome: Odiquir Agostinho Cá
Nascimento: 24/07/1993 (19 anos)
Naturalidade: Bissau - Guiné-Bissau
Altura: 170 cm
Peso: 67 kg
Posição: Médio
Clube: Barcelona B - Espanha
Percurso: Oeiras (2008-2009), Sporting (2009-2012), Barcelona (desde 2012)
Nº Camisola: 18


No emblema leonino, Agostinho Cá continuou o seu processo de aprendizagem nos escalões de juniores B e juniores A que lhe valeram chamadas à equipa das quinas, tendo inclusive participado no Euro sub-17 e sub-19, ambos em 2010, repetindo a presença no Euro sub-19 deste ano onde Portugal desiludiu e se ficou apenas pela fase de grupos.

O craque de 19 anos ajudou ainda o emblema leonino a conquistar o título no escalão de juniores A, na temporada transata, que lhe valeu um bilhete de ida para Barcelona, com o objectivo de prestar provas pela formação B dos catalães. Na sua estreia pelo Barcelona B, os blaugrana golearam 4-1 na deslocação ao terreno do Huesca, sendo que o atleta português apenas entrou 88 minutos.

Neste contexto, não será um exagero esperar que Agostinho Cá seja mais um dos jogadores sensação da academia dos leões, que faça sentir a sua força e garra e que potencialize as suas qualidades na formação da Catalunha. Acima de tudo, o médio de origem guineense é um sortudo. Se não chegar ao topo do futebol mundial, nunca se poderá queixar de que não teve condições para tal, pois teve o privilégio de passar por dois dos melhores clubes mundiais no que à produção de talentos diz respeito. Um valor a seguir com muita atenção!

André Monteiro

1 comentários:

Jorge Falcão disse...

É mesmo um homem de sorte! A formação é do melhor e depois não é qualquer um que consegue integrar a equipa do barcelona, ainda que seja a B. Por certo, ainda vamos ouvir falar muito deste jogador ;)

20 de outubro de 2013 às 12:08

Enviar um comentário