terça-feira, 20 de novembro de 2012

Victor Wanyama (Celtic FC)

Bookmark and Share


No mundo do desporto, o Quénia é um país que desde logo nos traz à memória maratonistas, atletas de provas longas, muito magros e com grande resistência física devido ao treino em altitude. De facto, o futebol é um desporto que não tem no Quénia a relevância do atletismo, mas que começou a produzir alguns talentos recentemente. Um olhar mais atento e um esforço de memória levam-nos à final da Champions League em 2010, onde no banco do Inter de Milão de José Mourinho estava McDonald Mariga, o primeiro queniano a chegar a uma final europeia.

No Celtic de Glasgow joga Victor Wanyama, curiosamente irmão de McDonald Mariga. Ainda que não tão conhecido como o irmão, saltou para o estrelato na última jornada da Champions, ao apontar o primeiro golo da vitória do Celtic sobre o poderoso Barcelona, numa cabeçada indefensável na sequência de um canto. O jovem queniano é um médio muito robusto, forte e seguro, que em caso de necessidade pode recuar para defesa central, posição que desempenha facilmente devido à sua altura. As suas exibições fizeram com que seja nesta altura um dos jogadores preferidos dos fervorosos adeptos do Celtic.


Nome: Victor Mugabe Wanyama
Nascimento: 25/06/1991 (21 anos)
Naturalidade: Nairobi - Quénia
Altura: 188 cm
Peso: 76 kg
Posição: Médio-Defensivo / Defesa-Central
Clube: Celtic FC - Escócia
Percurso: Kamukunji High School; Nairobi City Stars (2006); AFC Leopards (2006-2007); Helsingborg (2007-2008); Germinal Beerschot (2008-2011); Celtic (desde 2011)
Nº Camisola: 67


Victor Wanyama começou a jogar futebol no Kamukunji High School. Daí seguiu para as escolas do Nairobi City Stars, clube que joga no principal campeonato do Quénia. Passou ainda pelo AFC Leopards e juntou-se depois ao seu irmão McDonald Mariga na Suécia, onde integrou a equipa júnior do Helsinborgs, enquanto o seu irmão jogava na equipa principal. Com a partida do seu irmão para os italianos do Parma, Victor Wanyama abandonou igualmente a Escandinávia.

Após um período de testes, a jovem promessa assinou contrato com os belgas do Germinal Beerschot. Se na primeira época no clube belga passou despercebido, na temporada de 2009/2010 começou a evidenciar-se, tanto pelas boas exibições, como pela impetuosidade, ficando famosa uma violenta entrada sobre Matías Suarez, do Anderlecht, que lhe valeu uma multa e uma suspensão de três jogos. Nesse período, despertou a atenção de vários clubes, entre eles o Celtic, mas os belgas não facilitaram a sua saída, tendo o jogador permanecido na Bélgica até 2011, quando finalmente assinou pelos escoceses.

Chegou à Escócia em Julho de 2011, por um valor superior a um milhão de euros. Começou por jogar como defesa-central, mas rapidamente se impôs nos católicos, marcando golos impressionantes e assinando belas exibições. Como prémio, arrecadou o título de jogador jovem do mês de Dezembro de 2011. Em Outubro rejeitou uma melhoria contratual proposta pelo clube, supostamente porque queria transferir-se para a Premier League no final da corrente época, ele que tem um valor de mercado actual de cerca de cinco milhões de euros. Fala-se inclusivamente que o Manchester United terá garantido prioridade na aquisição de Victor Wanyama.

Vídeo:


Não será um exagero admitir que Victor Wanyama poderá chegar a um dos clubes de topo do futebol mundial. Mesmo jogando como médio-defensivo, tenderá no futuro a evoluir para um box-to-box, uma vez que é dotado de um impressionante poder de aceleração, além da enorme versatilidade já referida. Juntando tudo isso a uma maior experiência, tanto ao nível do futebol britânico como europeu, estão reunidas as condições para ser titular em qualquer equipa. Naturalmente que para se impor numa equipa de topo terá de controlar a impetuosidade e melhorar os índices de confiança, especialmente quando o jogo não corre de feição à sua equipa. Mas com apenas 21 anos, temos a certeza que estamos perante mais uma pérola no seu Rumo ao Estrelato.

Nuno Melo e Castro

1 comentários:

Anónimo disse...

Box-to-box, definitivamente, terá de ser, se quiser chegar a grandes clubes.

20 de novembro de 2012 às 21:55

Enviar um comentário