quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Nabil Ghilas (Moreirense FC)

Bookmark and Share


Para as equipas que lutam pela permanência no campeonato, a presença de um avançado que garanta vários golos por época é fundamental. Estas formações estão muito dependentes do instinto matador dos jogadores que têm a missão de alvejar as balizas adversárias, de forma a amealhar pontos imprescindíveis para a fuga à despromoção.

Apesar de se encontrar no último lugar da tabela classificativa, o Moreirense conta nas suas fileiras com um atacante que promete construir uma carreira interessante. Nabil Ghilas tem sido o principal abono de família da equipa orientada por Jorge Casquilha, que espera que o dianteiro continue a revelar um apurado faro pelo golo.


Nome: Nabil Ghilas
Nascimento: 20/04/1990 (22 anos)
Naturalidade: Marselha - França
Altura: 183 cm
Peso: 85 kg
Posição: Avançado
Clube: Moreirense FC
Percurso: Bosquet Néréides (2008-2009), SO Cassis Carnoux (2009-2010), Moreirense (desde 2010): empréstimo ao Vizela (2010/2011)
Nº Camisola: 11


Irmão de Kamel Ghilas, antigo jogador do Vitória de Guimarães, o avançado formou-se nos modestos Bosquet-Néréides e SO Cassis Carnoux. Influenciado pela projecção que o seu irmão conquistou em Portugal devido às suas boas exibições, Nabil emigrou para o nosso país em 2010 para vestir as cores do Vizela. Cedido pelo Moreirense, o atacante realizou uma época de estreia aceitável, marcando 6 golos em 26 jogos.

Forte a nível físico, mas ainda com algumas carências do ponto de vista técnico, o franco-argelino foi incorporado no plantel do Moreirense na época passada. Actuando com alguma intermitência, Ghilas saiu do anonimato com o golo obtido em Alvalade, em partida a contar para a Taça da Liga.

O franco-argelino participou na subida de divisão da turma de Moreira de Cónegos à Liga ZON Sagres na temporada passada. Apesar de ter a concorrência de Bruno Moreira e Cícero, o avançado foi utilizado em 24 jogos, onde marcou 4 golos e se destacou pela sua velocidade e invulgar mobilidade, confundindo muitas vezes as marcações dos seus adversários.

Todavia, Ghilas afirmou-se definitivamente esta época. Com 7 golos apontados no campeonato, o avançado é a principal referência do conjunto minhoto e um dos jogadores que mais tem tentado evitar a despromoção. A dependência da equipa em relação ao camisola 11 é comprovada pelos números: o atacante é responsável por 50% dos golos obtidos pelo Moreirense no campeonato. Desse modo, a sua cotação subiu em catadupa e actualmente é mesmo uma das principais revelações do principal escalão do futebol português.

Vídeo:



O elevado rendimento que Ghilas tem exibido levou o Sporting a assegurar o direito de preferência na compra do seu passe. Para além da turma leonina, foi mencionado ainda o interesse de Sp. Braga, Olympique de Marselha e Everton. No entanto, o Moreirense pede três milhões por um jovem que evidencia potencial para vingar num clube que lute por outros objectivos. Caso a turma minhota não evite a descida, a saída tornar-se-á inevitável dada a valia do atacante, que brevemente será convocado para a selecção da Argélia, tal como admitiu o técnico Vahid Halilhodzic.

Filipe Jesus

3 comentários:

Anónimo disse...

Carrega GHILASO, é um orgulho verte com a camisola do meu clube ao peito, raça,força,e boa técnica eis o Ghilas o Tanque do Moreirense...

24 de janeiro de 2013 às 17:55
João disse...

Participa no concurso que se encontra no meu blog.

http://www.mundotalentoso.blogspot.pt/

7 de fevereiro de 2013 às 22:33
João disse...

Vota na sondagem do meu blog em http://mundotalentoso.blogspot.pt

Abraços

15 de fevereiro de 2013 às 10:40

Enviar um comentário