sexta-feira, 28 de junho de 2013

Iñigo Martínez (Real Sociedad)

Bookmark and Share


Em Espanha, esta temporada, exceptuando o campeonato a dois entre Barcelona e Real Madrid, o principal destaque foi a Real Sociedad. Com jogadores ainda pouco conhecidos a nível internacional, mas com um potencial magnífico, o conjunto basco superiorizou-se a Valência e Málaga e garantiu o acesso ao play-off da Liga dos Campeões.

Privilegiando uma eficaz circulação de bola, a Real Sociedad praticou um futebol que agradou aos amantes do desporto-rei. A boa temporada possibilitou a vários atletas sair do anonimato e passar a constar do bloco de notas dos principais emblemas europeias. Apesar do fantástico fulgor ofensivo que caracterizou a época da formação do País Basco, o central Iñigo Martínez foi uma das principais figuras da sua equipa.


Nome: Iñigo Martínez Berridi
Nascimento: 17/05/1991 (22 anos)
Naturalidade: Ondarroa - Espanha
Altura: 176 cm
Peso: 70 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: Real Sociedad - Espanha
Percurso: Aurrerá Ondarroa e Real Sociedad
Nº Camisola: 6


Natural de Ondarroa, o defesa deu início à sua formação no clube da sua terra natal, nomeadamente o Aurrerá Ondarroa. A sua qualidade não passou despercebida à Real Sociedad que, a par do Athletic Bilbau, domina o futebol no território basco. Os dois clubes estão sempre atentos aos miúdos talentosos que despontam em emblemas de menor dimensão na região, de modo a que sejam resgatados desde tenra idade.

Depois de completar a sua formação, Martínez ascendeu à equipa B do conjunto de San Sebastián. Na formação secundária, o defesa começou a evidenciar todo o seu valor e foi um dois obreiros da subida de divisão da turma basca. A promoção à primeira equipa parecia assim ser uma questão de tempo.

O salto pelo seu bom desempenho surgiu na época 2011/2012, com a incorporação no plantel principal. Apesar de completar o seu primeiro ano no escalão maior do futebol espanhol, Martínez foi um dos jogadores mais utilizados. Na retina dos acompanhantes da Liga Espanhola ficaram os dois golos que obteve através de remates do meio-campo, com especial sabor para o tento obtido frente ao rival Athletic Bilbau.

Na temporada que agora findou, o central confirmou todas as credenciais deixadas no ano anterior. Iñigo foi peça indispensável para o técnico francês Philippe Montanier e uma das figuras do próprio campeonato. O jovem revelou sempre uma enorme competência defensiva e uma invulgar classe na saída com a bola controlada no início da organização ofensiva. Em virtude da sua qualidade de passe e transporte de bola, a construção de jogo da sua equipa inicia-se nos seus pés.

Vídeo:


As performances individuais de elevado nível no clube basco aguçaram o apetite de várias equipas, como os tubarões Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique. A turma do País Basco protegeu-se do inevitável assédio ao defesa e renovou-lhe o contrato até 2017 elevando a cláusula de rescisão para 30 milhões de euros. Ainda assim, a saída do internacional sub-21 espanhol pode mesmo ocorrer neste defeso. A confirmar-se a transferência, o central subirá assim mais um patamar numa carreira que promete altos voos.

Filipe Jesus

9 comentários:

João disse...

André Leão ou Custódio? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

Abraços e continuação de bom trabalho

15 de dezembro de 2013 às 12:12
João disse...

Jackson Martínez ou Fredy Montero? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

29 de dezembro de 2013 às 13:46
João disse...

Matt Jones ou Cássio? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

Abraços

5 de janeiro de 2014 às 12:56
João disse...

Oscar Cardozo ou Éder? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

P.S.: Vota também no melhor guarda-redes da primeira liga.

Abraços

19 de janeiro de 2014 às 13:37
João disse...

João Real ou Javier Cohene? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

Abraços

2 de fevereiro de 2014 às 11:08
João disse...

Participa na segunda edição do concurso "Quem é este jovem?" em http://mundotalentoso.blogspot.pt

Abraços

3 de fevereiro de 2014 às 21:21
João disse...

Johnny Leoni ou Vid Belec? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

Abraços

9 de fevereiro de 2014 às 10:14
João disse...

Rui Patrício ou Artur Moraes? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

Abraços

16 de fevereiro de 2014 às 10:34
João disse...

Slimani ou Rodrigo? Vota no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

Abraços

23 de fevereiro de 2014 às 15:23

Enviar um comentário