sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Gervinho (Lille OSC)

Bookmark and Share

A recém-criada Liga Europa tem-nos permitido conhecer e visualizar o enorme talento deste costa-marfinense que se tem exibido a muito bom nível quer nesta competição europeia quer na Ligue 1. Desta forma e tendo em conta o grupo de Portugal no Mundial, será recomendável a Carlos Queiroz estar atento às qualidades deste jovem para evitar dissabores que comprometam a qualificação da nossa selecção.

Conterrâneo do atacante do Sevilha Arouna Koné, Gervinho efectuou, numa fase inicial, a sua formação na academia ASEC Mimosas e, posteriormente, no modesto Toumodi. O costa-marfinense completaria os escalões de base no Beveren, turma belga que se tornou famosa pela forte aposta em jovens oriundos deste país como Emmanuel Eboué e Koffi Ndri Romaric.

Seria ao serviço da formação belga que se estrearia a nível profissional, afirmando-se prontamente como um atleta com um futuro fantástico, tendo marcado 14 golos em 66 jogos na Jupiler League. As suas actuações no país dos chocolates possibilitaria ao jovem conquistar o passaporte para um campeonato mais competitivo, nomeadamente o francês, mudando-se para o Le Mans, onde haveria de se juntar ao compatriota Romaric.



Nome: Gervais Yao Kouassi - "Gervinho"
Nascimento: 27/05/1987 (22 anos)
Naturalidade: Anyama - Costa do Marfim
Altura: 179 cm
Peso: 66 kg
Posição: Avançado
Clube: Lille OSC - França
Nº Camisola: 27



Na sua nova equipa, Gervinho "pegaria imediatamente de estaca", tendo realizado duas boas temporadas, despertando o interesse de algumas equipas conceituadas como O. Marselha, Tottenham e Arsenal, que já o mantinha debaixo de olho desde os tempos em que actuava na liga belga. No entanto, o médio-ala ingressaria esta época no Lille, num negócio avaliado em oito milhões de euros, rubricando um acordo de três anos.

Conhecido também pelo seu visual original, o costa-marfinense tem estado em alta no conjunto gaulês, sendo, inclusivamente, o melhor marcador da Ligue 1 com onze golos, formando uma frente de ataque temível com Frau e Eden Hazard. O jovem tem também passeado classe na Liga Europa, onde já obteve cinco tentos, contribuindo com a sua velocidade, acutilância e instinto finalizador para a qualificação para a próxima fase da competição, apesar de ter como opositores no seu grupo equipas fortes como Valência, Génova e Slavia de Praga.

Eleito por uma votação num jornal do seu país como o terceiro melhor jogador costa-marfinense no ano transacto, Gervinho foi o capitão da selecção olímpica em 2008, mostrando assim a sua capacidade de liderança e influência no grupo. Actuaria igualmente pela selecção principal, estreando-se no amigável frente a Angola, contando até ao momento com cinco internacionalizações, tendo já marcado dois golos.

Vídeo:

Tendo sido convocado para a CAN 2010 que se realiza este mês, o atacante irá aproveitar este magnífico "palco" para mostrar todo o seu talento e manter o nível exibicional que vem apresentando no Lille, de forma a poder almejar transferir-se para uma equipa com outra dimensão e igualar, porventura, o mediatismo alcançado pelo compatriota Didier Drogba.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário