segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Seydou Doumbia (BSC Young Boys / CSKA Moscovo)

Bookmark and Share

Depois de Gervinho, que está a realizar uma excelente época ao serviço do Lille, apresento-vos mais um grande jogador nascido na Costa do Marfim, de seu nome Seydou Doumbia. A mais recente contratação do CSKA Moscovo tem sido mais um jovem do país dos elefantes a brilhar no Velho Continente, figurando inclusive no top-20 de jogadores sub-21 mais valiosos do mundo, numa tabela elaborada pelo site “IMScouting”.

Nascido no último dia do ano de 1987, em Manilla, Seydou Doumbia começou a dar nas vistas com 17 anos de idade, ao tornar-se o artilheiro do campeonato costa-marfinense ao serviço do AS Denguelé d’ Odienné. Em 2005, o jovem decidiu partir para uma aventura no estrangeiro e acabou por parar na segunda divisão japonesa.

Contudo, como o País do Sol Nascente não tem propriamente um campeonato com grande visibilidade a nível mundial, o costa-marfinense sentiu necessidade de deixar para trás o continente asiático e mostrar o seu talento numa liga mais competitiva. Depois de permanecer “escondido” na Jupiler League 2 durante três anos, os suíços do Young Boys conseguiram resgatá-lo no Verão de 2008, desembolsando pelo seu passe cerca de 150 mil euros.



Nome: Seydou Doumbia
Nascimento: 31/12/1987 (22 anos)
Naturalidade: Manilla - Costa do Marfim
Altura: 178 cm
Peso: 74 kg
Posição: Avançado
Clube: BSC Young Boys (transfere-se para o CSKA Moscovo em Julho) - Suíça
Nº Camisola: 7



E a escolha do clube da capital helvética não podia ter sido melhor. Na primeira época em solo europeu, Seydou Doumbia não só conquistou o prémio de melhor marcador da Swiss Superleague, como também foi considerado o melhor jogador do campeonato… e o mais surpreendente é que apesar de ter apontado 20 golos e de ter feito 10 assistências, apenas alinhou de início em oito dos 32 jogos em que participou. Doumbia revelou-se assim uma verdadeira arma secreta, ajudando a equipa a vencer vários jogos nos últimos minutos e a sagrar-se vice-campeã.

No final da época, o costa-marfinense era detentor de uma impressionante média de um golo por cada 69 minutos, uma marca que fez seduzir vários clubes europeus: a proposta mais caprichosa foi a do Hoffenheim que ofereceu 10 milhões de euros pelo passe do jovem. O Young Boys viria, no entanto, a rejeitar todos estes valores, de modo a poder contar com o seu joker na luta pelo título que lhe escapa desde 1986.

Esta temporada, o técnico Vladimir Petković concedeu-lhe finalmente a titularidade e com certeza não se arrependeu, uma vez que Doumbia deu seguimento à veia goleadora da época transacta, contribuindo, e de que maneira, para a actual liderança do Young Boys. Em 16 partidas para o campeonato, o avançado marfinense leva já 17 golos facturados, superando a média de um tento por jogo. Mais uma vez, os números falam por si…

Seydou Doumbia conta já com três internacionalizações pela selecção dos Elefantes, porém, apesar do seu indiscutível talento, não foi grande surpresa a sua ausência da convocatória para a CAN 2010, tamanha é a concorrência no ataque. Num ataque que tem Didier Drogba e Salomon Kalou como cabeças-de-cartaz, figuram ainda nomes como Gervinho, Bakari Koné, Kader Keita e Aruna Dindane. Como se pode ver, a Costa do Marfim tem uma frente de luxo, no entanto parece que Doumbia ainda terá uma palavra a dizer ao seleccionador Vahid Halilhodžić, tendo todas as condições para ir ao Mundial da África do Sul.

Vídeo:

Com uma impressionante velocidade e uma técnica capaz de desequilibrar qualquer defesa, Seydou Doumbia foi bastante cobiçado durante o período que antecedeu este mercado de Inverno, tendo a imprensa suíça noticiado que o Chelsea estaria disposto a oferecer cerca de 22 milhões de euros para garantir os seus serviços. Com a reabertura do mercado os russos do CSKA Moscovo anteciparam-se a tudo e todos e consumaram a transferência que, no entanto, só ocorrerá em Julho. Desta forma, Doumbia terá a possibilidade de brilhar numa equipa com outras aspirações europeias, não sem antes dar o seu contributo ao Young Boys na luta pela conquista do tão aguardado título suíço.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

Grande Jogador este Doumbia... Sem duvida uma grande promessa do futebol que vai dar muito que falar... Espero que um dia possa vir a fazer parte de um Grande Europeu...

3 de fevereiro de 2010 às 18:05

Enviar um comentário