quinta-feira, 25 de março de 2010

Siaka Bamba (GD Chaves)

Bookmark and Share

Com uma época marcada por altos e baixos e indo já no terceiro técnico esta época, o Desp. Chaves poderá dizer-se ser uma equipa capaz de conseguir "o oito e o oitenta", como atesta o facto de ainda lutar desesperadamente pela manutenção e, em simultâneo, estar nas meias-finais da Taça de Portugal. Apesar desta invulgar irregularidade a nível de resultados, a turma transmontana tem proporcionado a Siaka Bamba sair do anonimato e de ser um dos atletas com mais mercado na Liga Vitalis dado o seu enorme valor e a sua tenra idade.

Criado num ambiente de grandes dificuldades, sobretudo em termos económicos, o costa-marfinense partiu ainda bastante novo para França com o objectivo de usufruir de melhores condições de vida. Seria em território gaulês que o jovem conseguiria dar um novo rumo à sua vida, após o antigo presidente da equipa do Desp. Chaves Baltazar Ferreira, emigrante português em França, ter sugerido a vinda de Bamba para a formação transmontana, depois do bom Mundial sub-17 realizado ao serviço da selecção costa-marfinense, apesar de actuar numa equipa amadora do futebol francês.



Nome: Siaka Bamba
Nascimento: 24/08/1989 (20 anos)
Naturalidade: Abidjan - Costa do Marfim
Altura: 178 cm
Peso: 72 kg
Posição: Médio-Defensivo
Clube: GD Chaves
Nº Camisola: 26

Assim, o médio acabaria por se mudar para terras da Serra do Marão em Dezembro de 2006, actuando, numa fase inicial, nos juniores do clube. Robusto a nível físico e com uma segurança defensiva invejável, Bamba seria promovido ao escalão sénior, sendo um dos pilares das excelentes campanhas do Desp. Chaves nas duas últimas temporadas na II Divisão, sendo os flavienses coroados com a subida à Liga Vitalis na época passada.

Sendo, frequentemente, um dos trunfos utilizado pelos vários técnicos da equipa transmontana nos últimos tempos, o costa-marfinense é o elemento que funciona como tampão no meio-campo às investidas adversárias. Bamba é ainda fundamental para o equilíbrio da equipa, pois é visto como o "guarda-costas" dos tecnicistas Carlos Pinto e Castanheira que têm grande liberdade criativa, ficando o jovem com a tarefa de recuperação de bolas.

Esta época, o costa-marfinense tem imposto todo o seu futebol, sendo um dos indiscutíveis da turma flaviense e uma das esperanças dos adeptos do Desp. Chaves para a obtenção da permanência no segundo escalão e para uma histórica presença na final da Taça no Jamor.

As suas interessantes actuações têm alargado o rol de emblemas interessados no seu passe, estando na linha da frente da corrida clubes como Benfica, Vit. Guimarães ou Deportivo da Corunha, que terão de desembolsar um valor próximo do estipulado na claúsula de rescisão, cifrada em um milhão de euros. Se esta iminente mudança se concretizar, o jovem poderá ver uma hipotética chamada à poderosa selecção da Costa do Marfim tornar-se uma realidade e, assim, a sua história de vida, marcada por grandes contrariedades, acabará por servir de exemplo a outros miúdos, que devem continuar a lutar por aquilo que gostam de fazer e esperar que o seu esforço seja recompensado. Esta é uma das surpresas que o futebol proporciona e está bem patente na ainda curta, mas auspiciosa, carreira de Siaka Bamba.

Filipe Jesus

3 comentários:

Anónimo disse...

HTTP://RTSCOUTINGMUNDIAL.BLOGSPOT.COM - VISITE JÁ, BLOG DE PROSPECÇÃO DE NOVOS TALENTOS.

1 de abril de 2010 às 14:47
Anónimo disse...

Boas Filipe,

Será que me podes enviar uma lista de jogadores a actuar em escaloes inferioes que, na tua opinião teriam lugar numa equipa da Vitalis ou até msm da I Liga. Quanto menos conhecidos forem melhor. Envia-me isso por e-mail sff

Gdn abraço,

Hugo Pires

20 de maio de 2010 às 00:15
Anónimo disse...

Se queres lista de jogadores de escalões secundário vai ao forum do Desportivo de Chaves esxiste lá um gajo chamado Z33 que sabe de bola e reforço que até mete nojo. Cada tiro cada melro

18 de junho de 2010 às 17:03

Enviar um comentário