quinta-feira, 29 de julho de 2010

Javier Pastore (USC Palermo)

Bookmark and Share

Em plena fase de mercado de transferências, convém relembrar o nome de Javier Pastore, um dos principais activos que esteve em plano de evidência no defeso passado por ser alvo de cobiça de vários clubes. Os italianos do Palermo conseguiriam ganhar a corrida para contar com a magia do jovem argentino, que provou no Calcio ser um jogador com total capacidade para singrar no futebol mundial e ser um dos atletas mais adorados pela exigente massa adepta argentina.

Sendo a estrela maior do modestíssimo Talleres de Córdoba, onde haveria de actuar pela primeira vez no escalão sénior na 2ª divisão, Pastore seria cedido ao Atl. Huracán de forma a explanar todo o seu futebol nos principais palcos argentinos. Visto com potencial superior para jogar na divisão secundária, apesar de ter apenas 18 anos, o jovem explodiria no Torneio Clausura 2009, ajudando de forma decisiva para a fantástica prestação da sua equipa, que terminaria o campeonato na segunda posição, tendo contribuído com sete golos para este notável registo final, destacando-se os dois marcados frente ao histórico River Plate.



Nome: Javier Matías Pastore
Nascimento: 20-06-1989 (21 anos)
Naturalidade: Córdoba - Argentina
Altura: 187 cm
Peso: 71 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: USC Palermo - Itália
Nº Camisola: 6

Apelidado de "El Flaco" (Magro) devido à sua fisionomia atlética, o médio "encheu as medidas" aos olheiros de várias equipas europeias, que logo colocaram o seu nome na lista de possíveis aquisições a efectuar tendo em conta a sua brutal qualidade. Assim, potências como Man. United, Chelsea, Juventus e igualmente o FC Porto desejavam adquirir o médio ofensivo, que, contudo, se manteve sempre estável a nível emocional, acabando por tomar uma atitude bastante racional aquando da decisão de mudar de emblema. Entendendo que nestes clubes seria encarado sempre como segunda escolha para os respectivos treinadores, dada a elevada concorrência, Pastore decidiu vincular-se ao Palermo, numa operação avaliada em oito milhões de euros, chegando assim a um clube onde poderia ter mais chances de mostrar toda a sua elevada vertente técnica.

Visto no seu país como um sucessor de Juan Román Riquelme ou Pablo Aimar, o jovem estrear-se-ia na Serie A frente ao Nápoles, ficando, desde logo, na retina dos adeptos os desequilíbrios causados pela sua brilhante criatividade e por ser um jogador capaz de gerir com mestria os ritmos de jogo consoante as necessidades da sua equipa. Utilizado por Walter Zenga e, posteriormente, por Delio Rossi nas costas da dupla de ataque terrivelmente eficaz composta por Fabrizio Miccoli e por Edison Cavani, o médio revelou-se mortífero no capítulo das assistências, completando nove passes para golo, acabando ainda por marcar três golos na Liga.

Com passaporte italiano, Pastore ia-se impondo de uma forma surpreendente na sempre exigente Serie A, justificando, desta forma, a chamada à selecção alviceleste para o particular frente à selecção da Catalunha, num encontro que, contudo, não foi considerado como oficial. A sua rápida adaptação ao clube siciliano proporcionou-lhe representar a Argentina no Mundial 2010, apesar de não ter actuado em qualquer desafio da fase de qualificação, revelando-se uma aposta pessoal do categórico Diego Maradona.

Vídeo:

Apesar de toda a sua qualidade, o jovem jogaria apenas 36 minutos ao longo da competição, acabando a sua entrada em campo frente à Alemanha, nos quartos-de-final, por ser considerada tardia, levando a imprensa a criticar Maradona por não ter colocado o jovem mais cedo em campo. Esta escassa utilização não baixou, contudo, o seu valor no mercado, tendo circulado na comunicação social que o Palermo teria rejeitado uma proposta de 25 milhões de euros oferecida pelo Real Madrid, dado que, segundo o presidente Zamparini, o passe do jovem tem um valor que ronda os 50 milhões, afirmando mesmo que o destino de Javier Pastore poderá passar pelo Barcelona. Assim, os próximos dias poderão ser agitados para o clube da Sicília, que espera por propostas mais altas para se libertar deste promissor argentino.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário