quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Caetano (FC Paços de Ferreira)

Bookmark and Share

Conhecem Agostinho Caetano? Sim, esse que, em tempos, brilhou ao serviço de Penafiel e Tirsense. Pois bem, Agostinho largou o futebol muito precocemente e, desde então, dedicou-se de corpo e alma ao mundo empresarial. Cerca de uma década depois, um outro Caetano surgiu nos relvados portugueses e rapidamente se revelou como uma das boas surpresas do presente campeonato. De seu nome Rui, o jovem de apenas 19 anos parece ter herdado as qualidades do seu progenitor, superando, para já, a difícil tarefa que é afirmar-se no escalão máximo no seu primeiro ano como sénior.

Sendo igualmente um jogador de baixíssima estatura, o miúdo pretenderá igualar ou, porventura, superar o estatuto do seu pai no futebol português. Para isso, precisa de demonstrar todo o seu potencial nos relvados nacionais, tendo esta época uma boa oportunidade para explodir ao serviço do Paços de Ferreira, uma formação sem complexos em apostar em jovens jogadores.

Chegado ao FC Porto no escalão de iniciados, Caetano alternou entre a primeira e a segunda equipa, conquistando no mesmo ano o título nacional e distrital do escalão. Ao longo da formação, o jovem actuou também no Padroense, designado clube satélite dos dragões, através de um protocolo celebrado entre as duas instituições e que prevê que os atletas que estejam no primeiro ano de um determinado escalão rodem no clube matosinhense de forma a continuar a sua evolução.



Nome: Rui Miguel Teixeira Caetano
Nascimento: 20/04/1991 (19 anos)
Naturalidade: Paredes
Altura: 165 cm
Peso: 56 kg
Posição: Extremo
Clube: FC Paços de Ferreira
Nº Camisola: 11


Já no escalão de juniores, o extremo foi uma das figuras da sua equipa, tendo mesmo sido o melhor marcador no campeonato nacional da última época, contrastando com a fraca prestação do conjunto azul e branco. O nível exibido no FC Porto levaria o jovem a ser convocado para as selecções nacionais, sendo internacional pelos sub-17, sub-18 e sub-19. Apesar de ser presença assídua nas selecções jovens, Caetano acabaria por ser preterido das escolhas do técnico Ilídio Vale para o Europeu de sub-19, para surpresa de todos os que, até então, haviam-no acompanhado com a camisola das Quinas.

Depois de não ver o nome incluído na convocatória portuguesa, o extremo ficaria igualmente a saber que os portistas não estariam interessados em prolongar o seu vínculo, apesar das suas boas actuações nos escalões de formação. Nada abalado com a situação e apostado em consolidar uma carreira notável a nível profissional, Caetano decidiu rumar ao Paços de Ferreira. Assim sendo, a ausência do Europeu acabaria por trazer-lhe algumas vantagens, na medida em que lhe permitiu integrar-se mais cedo na pré-época da equipa da Capital do Móvel e entrosar-se mais rapidamente com os seus colegas.

Esguio, bastante veloz e com facilidade em jogar com os dois pés, o atleta luso teria desde logo uma estreia de fogo frente ao Sporting, tendo rubricado uma exibição de sonho, após ter causado enormes calafrios ao lateral João Pereira. Titular nas três primeiras jornadas da Liga ZON Sagres, o jovem mostra-se igualmente um jogador bastante útil ao técnico Rui Vitória, pois para além de actuar em ambas as alas, pode ainda funcionar como um falso ponta-de-lança.

Empenhado em concluir um curso superior ligado à vertente económica, o pequeno velocista tentará aproveitar este ano de aprendizagem na Mata Real da melhor forma, sendo mesmo encarado na imprensa como uma das grandes promessas a revelar-se esta época na Liga principal. Tendo por base as excelentes arrancadas e a assinalável velocidade de execução demonstradas neste início de temporada, Caetano parece ter um talento incontestável que lhe poderão abrir as portas para um eventual salto na carreira.
Filipe Jesus

2 comentários:

Anónimo disse...

ai meu deus filipe jesus

14 de setembro de 2010 às 00:02
Anónimo disse...

és lindo :')
amo-te meu idolo ^^

15 de agosto de 2011 às 16:22

Enviar um comentário