sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jordan Henderson (Sunderland AFC)

Bookmark and Share

A dar nas vistas na primeira equipa do Sunderland desde a segunda metade da época transacta, Jordan Henderson é um produto da formação dos Black Cats. A par de Andy Carroll, a jovem promessa tem sido um dos bons jovens jogadores a actuar nos relvados ingleses neste início de temporada, actuando todos os minutos das quatro primeiras jornadas e, tudo indica, assegurando um lugar cativo no onze principal de Steve Bruce.

Natural da bonita cidade de Sunderland, Henderson ingressou no principal clube da sua terra natal quando era ainda uma criança. Teve uma formação consistente e sem grandes ilusões, uma vez que nunca foi aliciado com um futuro promissor, facto que muitas vezes acaba com as carreiras de inúmeros jovens jogadores numa fase ainda prematura.



Nome: Jordan Brian Henderson
Nascimento: 17/06/1990 (20 anos)
Naturalidade: Sunderland - Inglaterra
Altura: 182 cm
Peso: 67 kg
Posição: Médio Direito / Médio Centro
Clube: Sunderland AFC - Inglaterra
Nº Camisola: 10

Henderson chegou à equipa principal do Sunderland no ano de 2008. A sua estreia não se revelou feliz, uma vez que foi chamado ao intervalo para ajudar a sua equipa num difícil jogo fora de portas frente ao Chelsea e que terminou com uma pesada goleada a favor dos londrinos (5-0). Em Janeiro de 2009 foi cedido ao Coventry City, formação da Coca Cola Championship. O empréstimo estava previsto para durar apenas um mês, mas o jovem jogador revelou vontade em permanecer no clube até ao fim da temporada, fazendo uma mão cheia de boas performances e marcando quatro golos em 15 partidas. Não fosse a infelicidade de uma lesão que afastou Henderson até ao fim dessa temporada, o jovem poderia ter terminado a época com mais golos e mais confiança para regressar ao clube do seu coração.

Apesar de tal contrariedade, a jovem promessa assumiu um papel importante na época transacta. Marcou o seu primeiro golo na Premier League diante do Manchester City, em Dezembro de 2009, e revelou-se uma boa alternativa no meio-campo dos Black Cats. A sua versatilidade, tanto pode jogar pela ala direita como pela zona central, valeu-lhe a assinatura de um contrato de cinco anos com o Sunderland e a nomeação para o prémio de melhor jogador jovem do ano da liga inglesa. A vontade e espírito de sacrifício que caracterizam Henderson valeram-lhe dois golos e seis assistências na sua primeira época ao mais alto nível, marca bastante aceitável para um jovem de 19 anos.

Na presente temporada e já com 20 anos de idade, Jordan Henderson começou a todo o gás, marcando dois golos na pré-temporada, frente ao Leicester City e ao Hoffenheim. Internamente é um dos totalistas da sua equipa, dando fulgor e ritmo atacante ao conjunto de Steve Bruce (o manager inglês parece rendido às suas qualidades, atribuindo-lhe o histórico número 10 de Kevin Phillips como sinal de confiança) e colmatando a ausência de Lee Cattermole que em quatro partidas já conta com dois cartões vermelhos.

A chamada à selecção principal inglesa não deve acontecer para já. Por enquanto, Jordan Henderson tem-se afirmado consistentemente no seu clube e no escalão de sub-21 orientado por Stuart Pearce.

Bruno Tomé

1 comentários:

Tiago Nogueira disse...

Olá,

Já coloquei o seu blogue na minha lista.

Um grande abraço

27 de setembro de 2010 às 20:01

Enviar um comentário