terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ciaran Clark (Aston Villa FC)

Bookmark and Share

Reconhecida como uma das melhores escolas de formação do Reino Unido, a academia do Aston Villa tem lançado valores seguros do futebol britânico durante os últimos anos. Gabriel Agbonlahor e as promessas emergentes Marc Albrighton, Nathan Delfouneso e Barry Bannan têm retribuído ao clube de formação o esforço que lhes foi dispensado no seu crescimento como jogadores.

O último jovem a provar a excelência dos escalões de formação dos The Villans foi Ciaran Clark. Ao marcar dois golos frente ao poderoso Arsenal, o jovem defesa-central, que actuou a médio-centro nessa partida, lançou-se para a ribalta da Premier League, estando nas suas mãos a afirmação no principal escalão inglês, pois Gerard Houllier já provou não ter qualquer tipo de receio em apostar em jovens promessas.

Embora tivesse passado grande parte da infância na cidade de Londres, Ciaran Clark juntou-se à academia do Aston Villa ainda com 11 anos. Desde muito cedo que a jovem promessa se assumiu como um valor a ter em conta dos escalões de formação da equipa de Birmingham. Em 2007/2008, capitaneando a formação de sub-18 do Aston Villa, Ciaran Clark foi campeão inglês do escalão. Liderou também a equipa de reservas do seu clube, que perdeu apenas na final da competição contra o Sunderland.



Nome: Ciaran Clark
Nascimento: 26/09/1989 (21 anos)
Naturalidade: Londres - Inglaterra
Altura: 188 cm
Peso: 76 kg
Posição: Defesa-Central/Médio-Centro
Clube: Aston Villa FC - Inglaterra
Nº Camisola: 21

Na época de 2008/2009 foi inscrito por Martin O'Neil e esteve no banco dos The Villans numa deslocação da Taça Uefa ao terreno do CSKA de Moscovo. Embora não tivesse sido utilizado era um primeiro sinal de que os responsáveis do clube começavam, a partir daquele momento, a contar com o seu contributo no plantel sénior. A estreia na Premier League aconteceu em 30 de Agosto de 2009, numa partida frente aos londrinos do Fulham. Nesse jogo, com Cuellar no centro da defesa, foi conseguida uma cleen sheet e Garth Crooks, da BBC, incluiu Ciaran na equipa ideal da semana.

No entanto, as chegadas de Richard Dunne (Manchester City) e James Collins (West Ham) tiraram algum espaço ao jovem jogador, que via a possibilidade de voltar a alinhar pelo plantel principal, como uma hipótese muito ténue. Mesmo assim, de modo a garantir a sua continuidade, foi-lhe oferecido um contrato até 2012.

Com o início da temporada corrente e aproveitando a crise de lesões que se instalou no plantel, Ciaran Clark tem aproveitado as oportunidades que lhe têm sido dadas para se mostrar da melhor forma. Os dois golos frente aos Gunners na última jornada certamente lhe darão outro estatuto dentro da equipa, podendo a partir deste momento dar continuidade à sua crescente afirmação no seio do Aston Villa.

No plano internacional, Ciaran Clark foi por várias vezes capitão das selecções jovens da Inglaterra e desempenhou um importante papel na qualificação da equipa sub-19 para o Europeu da categoria. No entanto, influenciado pela sua boa relação com Richard Dunne e aproveitando o facto da sua mãe e avós maternos terem ascendência irlandesa, Clark optou por ser internacional desse país. No dia 12 de Novembro de 2010 foi convocado pela primeira vez por Trapattoni para o plantel principal da Irlanda, num particular frente à Noruega.

Vídeo:


Dois golos frente ao Arsenal não podem ser apenas sorte. A vontade, empenho e versatilidade de Ciaran Clark poderão ser, sem sombra para dúvidas, uma mais valia para a equipa do Aston Villa, recentemente fustigada por lesões e cada vez mais longe dos lugares que permitem a qualificação europeia. Se esta jovem promessa pegar de estaca no onze de Houllier, poder-se-á tornar num jogador a ter em conta nos próximos anos e mais um seguro valor para a surpreendente Irlanda de Giovanni Trapattoni.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário