quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Abdoulaye Ba (FC Porto / Académica de Coimbra)

Bookmark and Share

O FC Porto tem contado, nas últimas temporadas, com o serviço de defesas centrais de nomeada que se tornaram autênticos ídolos do universo portista dado o elevado rendimento que apresentavam bem como o facto de personificarem de forma vincada o tão falado "espírito à Porto".

Atletas como Ricardo Carvalho, Pepe ou Bruno Alves permitiram igualmente aos dragões encher os cofres, servindo certamente de referência para o jovem Abdoulaye Ba, um central que pertence aos quadros do emblema portista e que tem demonstrado potencial para se afirmar num futuro próximo.


Nome: Abdoulaye Ba
Nascimento: 01/01/1991 (20 anos)
Naturalidade: St. Louis - Senegal
Altura: 197 cm
Peso: 79 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: Académica de Coimbra (emprestado pelo FC Porto)
Percurso: FC Porto (desde 2008): empréstimos ao Sp. Covilhã (2010-2011) e à Académica (2011-2012)
Nº Camisola: 21


O senegalês chegou a Portugal em 2008 para ingressar no plantel júnior dos azuis e brancos, numa altura em que a direcção portista apostava na formação com a implementação do projecto Visão 611. O central foi mostrando a sua qualidade, acabando na temporada seguinte por ser convocado por Jesualdo Ferreira para alguns encontros da Taça da Liga.

Com enorme expectativas num futuro risonho para o defesa, os responsáveis do FC Porto decidiram emprestá-lo na temporada transacta ao Sp. Covilhã. Com o objectivo de se adaptar a uma nova realidade competitiva e ganhar maior maturidade, Abdoulaye encarou com agrado esta cedência, sendo mesmo um dos principais destaques da última edição da Liga Orangina.

Com um sensacional porte físico, o senegalês demonstrou ter um bom sentido posicional e um notável jogo aéreo, para além de ser um especialista em lances de bola parada, sobretudo na marcação de grandes penalidades, terminando a época com uns impressionantes nove golos, uma marca espectacular dado tratar-se de um defesa.

Visando um processo gradual no seu trajecto, Abdoulaye subiu esta temporada mais um patamar no seu processo de evolução com o empréstimo à Académica. Tendo ganho de imediato o seu espaço na defensiva academista, o senegalês poderá aproveitar os ensinamentos do seu técnico Pedro Emanuel, também ele um ex-central que deixou marca no Dragão, para que se torne um jogador ainda mais completo, de forma a poder integrar futuramente o plantel do FC Porto e, porventura, suscitar o interesses de um emblema internacional.

Filipe Jesus

2 comentários:

Kaique Pedaes disse...

Oi, sou do britfoot.blogspot.com. Aceita parceria? Meu email: kaique.pedaes@r7.com.

9 de novembro de 2011 às 18:30
Golo de Placa disse...

http://golodeplaca.blogspot.com! Aceitam troca de links?

Contacto: golodeplaca@gmail.com

10 de novembro de 2011 às 14:45

Enviar um comentário