segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Christian Eriksen (AFC Ajax)

Bookmark and Share

Tradicionalmente, o futebol nos países nórdicos é conhecido por ser um desporto praticado por atletas com uma imponente envergadura física, imperando por isso constantes duelos aéreos. No entanto, este estereótipo tem sido contrariado nos últimos anos com o surgimento de jogadores com uma boa capacidade técnica e que colocam a bola à flor da relva.

Face a este rejuvenescimento, o futebol tem vindo a sofrer evidentes melhorias nestes campeonatos ao nível da qualidade de jogo, destacando-se o dinamarquês Christian Eriksen, um atleta que tem conquistado admiradores por toda a Europa, fruto da enorme classe que apresenta.


Nome: Christian Dannemann Eriksen
Nascimento: 14/02/1992 (19 anos)
Naturalidade: Middelfart - Dinamarca
Altura: 177 cm
Peso: 65 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: AFC Ajax - Holanda
Percurso: Middelfart G&BK (1995-2005), Odense (2005-2008), Ajax (desde 2008)
Nº Camisola: 8


A sua história futebolística começou a escrever-se nos modestos clubes dinamarqueses Middelfart e Odense, onde cativou o interesse de alguns colossos europeus como o Chelsea, Barcelona ou AC Milan. Apesar deste invejável leque de pretendentes, o jovem optou pelo Ajax, mudando-se para os Países Baixos ainda com idade de júnior.

Após um ano nas conceituadas escolas de formação do emblema holandês, Eriksen foi promovido à equipa principal na época 2009/2010, estreando-se com apenas 18 anos na Eredivisie. O técnico Martin Jol foi o responsável por esta aposta, acreditando no valor deste jovem, comparando-o mesmo aos carismáticos Van der Vaart e Wesley Sneijder pela sua fantástica leitura de jogo e pela notável precisão no passe.

A sua preponderância na equipa foi crescendo e na temporada transacta foi mesmo um dos principais responsáveis pela conquista do título holandês. O médio completou 44 jogos na soma de todas as competições e obteve sete golos, revelando-se assim uma peça fundamental no esquema do treinador Frank de Boer.

As espantosas exibições realizadas no país das tulipas tiveram repercussão na Dinamarca, com o seleccionador Morten Olsen a não hesitar em convocá-lo apesar da sua tenra idade. À semelhança do que acontecia no seu clube, Eriksen assumiu o papel de organizador do jogo ofensivo dinamarquês, acabando por ser chamado para o Mundial 2010, onde seria o jogador mais jovem de sempre a participar na competição.


Vídeo:

Assim, clubes como Manchester United ou Arsenal têm sido recorrentemente associados ao jovem, que promete desenhar uma carreira muito brilhante. Com presença garantida no Europeu de 2012, Eriksen não demorará certamente muito tempo a transferir-se para um clube de um campeonato com outra dimensão e mais condizente com toda a qualidade que possui.

1 comentários:

Perspectiva Desportiva disse...

Bom dia,

Gostaria de lhe propor uma troca de links entre os nossos blogs. Em caso de aceitar, avise-me por e-mail ou comentário.
Ao dispor.

Perspectiva Desportiva (http://perspectivadesportiva.blogspot.com)

18 de janeiro de 2012 às 11:01

Enviar um comentário