quinta-feira, 7 de junho de 2012

Entrevista a Tiago Mesquita

Bookmark and Share















Produto das escolas de formação do CD Trofense e GD Ribeirão, Tiago Mesquita (ver artigo) fala em exclusivo ao Rumo ao Estrelato da sua carreira, com especial destaque para a sua passagem pelo futebol espanhol, ao serviço do histórico Alavés. Internacional sub-19 e sub-20, o jovem regressou esta época ao nosso país para representar a Naval 1º Maio e estrear-se assim numa competição profissional em Portugal. Para além disso, avalia o momento actual do futebol português e deixa ainda alguns dados curiosos relativos ao seu percurso futebolístico.


RE - O Tiago começou muito cedo a jogar futebol no CD Trofense. Nesta altura, imaginava tornar-se profissional de futebol?

TM - Como qualquer miúdo que começa a dar os primeiros passos no futebol, sonhava um dia ser jogador de futebol. Mas, desde pequeno, tive os pés bem assentes na terra e sempre dei prioridade aos estudos pois sabia que era um sonho difícil de concretizar. Felizmente tive essa sorte e sinto-me um afortunado por estar a realizá-lo.


RE - Após vários anos na formação da cidade da Trofa, rumou ao GD Ribeirão. Na turma famalicense, foi sempre encarado como um dos jovens mais promissores da formação e conseguiu chegar à equipa principal ainda com idade de júnior por indicação de Lito Vidigal. Que recordações guarda desse tempo?

TM - São recordações que jamais irei esquecer. Foi bom sentir a confiança de um treinador com tanto prestígio e que acreditou no meu potencial como o Mister Lito Vidigal. Nunca mais me esqueço de uma frase que ele me disse: “Se acreditares e trabalhares muito, tens capacidade para um dia ser jogador profissional de futebol”. Essa confiança permitiu-me ter a sorte de fazer parte de uma das páginas mais bonitas da história do GD Ribeirão, que quase culminou com a subida à Liga de Honra. São momentos que jamais esquecerei e que guardarei com carinho no meu coração.


RE - As performances positivas levaram-no à seleção de sub-19. Qual a sensação de representar o seu país?

TM - É difícil arranjar palavras para descrever um momento tão especial para mim. Ouvir e cantar o hino nacional foi, até agora, o momento mais alto da minha carreira. Trabalho com o objetivo de um dia voltar a ter essa sorte.
















RE - A carreira foi evoluindo e em 2009 surgiu uma grande mudança na sua carreira com a transferência para o Alavés. Que avaliação faz dos dois anos que passou em Espanha?

TM - Foram dois anos de muito crescimento como jogador e como pessoa. Cheguei muito novo ao clube e todos os dias serviram-me de aprendizagem. Foi a primeira vez que me afastei da minha família e, apesar de nos primeiros tempos ter sido difícil, hoje estou convencido que esse passo permitiu-me crescer como pessoa e tornar-me mais maduro. O facto de também poder jogar num clube com condições e estrutura de topo e apoiado por adeptos fanáticos foi fantástico. Representar o Deportivo Alavés foi um passo importantíssimo na minha ainda curta carreira.


RE - Quais as principais diferenças que encontrou entre o futebol português e o espanhol?

TM - A principal diferença é a afluência aos estádios. Por exemplo, quando jogávamos em casa tínhamos, em média, sete mil pessoas no estádio, enquanto que nos encontros fora haviam, em média, três mil pessoas. São números que em Portugal não se aplicam na grande parte dos estádios da 1ª Liga.


RE - Já esta temporada, regressou a Portugal para representar a Naval. No entanto, apenas foi opção nas últimas partidas do campeonato. A que se deveu esta escassa utilização?

TM - A minha experiência em Espanha permitiu-me voltar a Portugal mais forte e tive a sorte da Naval ter-me dado essa oportunidade. Porém, a chegada numa fase tardia da época - final de Agosto - condicionou-me, para além de outros factores que contribuíram para a pouca utilização.


RE - Tem contrato por mais duas épocas. Quais as suas expectativas para a próxima temporada?

TM - Estou muito entusiasmado com a próxima época. O meu desejo é afirmar-me no futebol português e, para isso, espero poder jogar regularmente e ser membro importante no clube. As expectativas são altas quer a nível individual quer em termos colectivos, desejando que a Naval acabe a época com a desejada subida à 1ª Liga.
















RE - Pedimos-lhe agora que faça uma auto-avaliação e que se descreva enquanto jogador.

TM - Sou um defesa direito que procura, primeiramente, defender bem e depois ajudar o ataque, de forma a criar desequilíbrios. Penso ser um bom jogador de equipa, disposto a aprender e que procura continuar a crescer como jogador, trabalhando todos os dias no limite para poder subir na carreira.


RE - Na sua opinião, quais as principais promessas nacionais e internacionais que poderão despontar futuramente?

TM - Felizmente, temos no futebol português vários jogadores capazes de chegar ao mais alto nível e poderem ser referências na Selecção A. Destaco dois jovens portugueses de grande qualidade, com quem tive o privilégio de trabalhar, por várias vezes, na selecção, nomeadamente o André Martins do Sporting e o internacional A Nélson Oliveira, de quem todos nós esperamos muito. A nível de promessas internacionais, estou desejoso por ver o Eden Hazard na sua nova etapa no Chelsea.


RE – Como avalia toda esta situação que envolve salários em atraso?

TM - É uma situação extremamente preocupante. Portugal encontra-se num nível de crise profundo e o futebol português não foge à regra. Penso que a solução passa pela boa planificação directiva de uma época, fazendo contas das receitas que irão ter durante o ano e o dinheiro que terão disponível de orçamento e, dessa forma, não gastar mais do que aquilo planeado.


RE – Na próxima época, as equipas B estão de regresso. Está de acordo? Acha proveitoso para os jovens portugueses?

TM - Numa altura em que se fala da falta de aposta nos jovens portugueses, as equipas B são uma lufada de ar fresco. Vão permitir o surgimento de jogadores que, em condições normais, seriam relegados para escalões inferiores e, provavelmente, esquecidos. É a melhor forma de poder existir uma boa transição para o escalão sénior, uma fase onde costumam “morrer” muitos talentos portugueses.


RE – Uma opinião sobre o Rumo ao Estrelato.

TM - Gostaria de agradecer esta oportunidade e o facto de reconhecerem o meu trabalho. Aproveito igualmente para elogiar o blog, que tenho vindo a acompanhar desde a sua criação, e desejar a continuação de um excelente trabalho.





5 comentários:

JPereira disse...

Ena ena, já com entrevistas. O q vem a seguir, um diário desportivo? ;)

7 de junho de 2012 às 21:16
JPereira disse...

Em relação à entrevista: Tiago, mostras q tens cabecinha. Espero q mantenhas o mesmo espírito de dedicação e de motivação para conseguires evoluir até obteres sucesso. Nunca desistir!
Cumprimentos!

7 de junho de 2012 às 21:24
Rumo ao Estrelato disse...

Obrigado JPereira! É para continuar, contamos trazer mais novidades na próxima semana. Obrigado pela tua assiduidade nos comentários ;)

7 de junho de 2012 às 23:18
Anónimo disse...

acho que se esqueceu de dizer que eu tambem fui importante pra carreira dele!!! e ele sabe disso. ASS LUIS FARIA

9 de junho de 2012 às 18:15
Fred disse...

Olha quem é ele!!!

E pensar que te aturei durante um ano ;)

Parabéns pela tua carreira e desejo que continues a evoluir.

Abraço
Fred

10 de junho de 2012 às 14:01

Enviar um comentário