quarta-feira, 13 de junho de 2012

Nicklas Helenius (Aalborg BK)

Bookmark and Share


A Danish SAS Ligaen está longe de se afirmar como uma das ligas mais fortes no panorama europeu ocupando, neste momento, a 13ª posição no ranking UEFA. O campeonato pauta-se essencialmente pela robustez física e pelo rigor táctico dos jogadores, sendo, portanto, natural a pouca capacidade das escolas dinamarquesas em produzir jovens talentos. Há, no entanto, um jogador que parece fugir à regra e que demonstra uma capacidade técnica fora do vulgar. Nicklas Helenius, de seu nome, é uma das promessas que tem vindo a despontar na Dinamarca, tendo sido a figura de destaque do Aalborg na última temporada.

Helenius começou a sua carreira futebolística no desconhecido Svenstrup-Godthab IF, tendo depois ingressado na formação do Aalborg em 2005 com 14 anos. Sendo ele uma grande esperança na formação dinamarquesa, viria a estrear-se no plantel principal em Maio de 2010, depois de uma fantástica campanha na equipa de juniores com 22 golos. Desde então tem-se vindo a revelar como a maior pérola nos quadros do clube.


Nome: Nicklas Helenius Jensen
Nascimento: 08/05/1991 (21 anos)
Naturalidade: Svenstrup - Dinamarca
Altura: 195 cm
Peso: 83 kg
Posição: Avançado
Clube: Aalborg BK - Dinamarca
Percurso: Svenstrup-Godthab IF, Aalborg (desde 2005)
Nº Camisola: 11


A época 2010/2011 não correu de feição à equipa que apenas se salvou da descida no último minuto do campeonato. O mau clima que pairou entre os jogadores e os adeptos tornava o ambiente demasiado tenso para que os mais jovens pudessem evoluir da melhor forma, mas mesmo assim Helenius viria a contribuir com cinco golos e quatro assistências, num total de 29 jogos.

Na época que agora findou, Helenius conseguiu a sua verdadeira afirmação, provando ser um dos melhores atacantes do campeonato. O seu enorme poder de fogo permitiu-lhe que fuzilasse as redes adversárias por 14 vezes, sendo superado na lista de goleadores apenas pelo inevitável Dame N’Doye do Copenhaga. De características raras para uma liga como a dinamarquesa, o jovem ganhou papel de destaque na formação do Aalborg e é já o jogador do clube com mais mercado.

Helenius faz muito bem uso da sua envergadura (1,95m e 83kg) para fazer a diferença nos duelos com os adversários. Tendo em conta a sua altura, pode-se pensar que se trata de um avançado pouco móvel e com pouca técnica, mas, pelo contrário, consegue ter rapidez de execução e até alguma agilidade que o permite arriscar o drible em determinadas situações. Remata muito bem de meia distância, revelando instinto e qualidade na hora de visar a baliza. Em constantes movimentações tenta procurar espaços vazios, tendo grande aptidão para jogar de costas e servir os seus colegas de equipa de forma exemplar.

Vídeo:


Presença assídua nas selecções jovens da Dinamarca, Helenius tem feito o gosto ao pé em praticamente todos os jogos ao serviço dos sub-21. De há cerca de um ano para cá tem demonstrado uma progressão assinalável no seu jogo, comprovando ser um jogador com grande faro para golo e que pode ambicionar a outros destinos mais competitivos. Neste momento, o jovem dinamarquês é ainda um alvo realista e barato. Mas, atendendo ao seu potencial, dentro em breve tornar-se-á num jogador inacessível para o cofre de muitas equipas.

1 comentários:

JPereira disse...

Verdadeiro ponta de lança, daqueles q pega na bola e só vê baliza. Belos golos no vídeo; bela "descoberta"!
Continuem!

13 de junho de 2012 às 20:52

Enviar um comentário