segunda-feira, 4 de junho de 2012

Thibaut Courtois (Club Atlético de Madrid / Chelsea FC)

Bookmark and Share


A Bélgica viveu a última década a suspirar por Michel Preud’homme. Nem os grandes campeões são eternos e a idade também passa por eles. Após a sua retirada do futebol internacional, a seleção belga ficou com um vazio por preencher na posição de guarda-redes, até surgir agora Thibaut Courtois. Contratado pelo Chelsea ao Genk há precisamente um ano e tapado pelos dotes de Petr Cech, o jovem optou por rodar no Atlético de Madrid esta temporada, onde encontrou um sítio perfeito para se mostrar ao mundo.

Contratado pelo Genk ainda como lateral-esquerdo, Courtois acabou convertido em guarda-redes e desde logo começou a mostrar argumentos válidos. Cresceu a ver os derradeiros jogos de Preud’homme no Benfica e viu a ascensão de Iker Casillas no Real Madrid, fazendo do guardião espanhol uma referência.


Nome: Thibaut Nicolas Marc Courtois
Nascimento: 11/05/1992 (20 anos)
Naturalidade: Bree - Bélgica
Altura: 198 cm
Peso: 80 kg
Posição: Guarda-Redes
Clube: Atlético de Madrid (emprestado pelo Chelsea) - Espanha
Percurso: Bilzen (1997-1999), Genk (1999-2011), Chelsea (desde 2011): empréstimo ao Atlético de Madrid (2011/2012)
Nº Camisola: 13


Chegou à equipa principal em Abril de 2009, ainda com 16 anos, mas só conquistaria a titularidade na temporada de 2010/2011. Mas uma época foi o suficiente para o jovem saltar para a ribalta e iniciar uma escalada rumo ao estrelato. Campeão belga e eleito melhor guarda-redes do campeonato, Courtois esteve ainda 14 jogos sem sofrer qualquer golo, estabelecendo um novo recorde na Jupiler League. Dificilmente teria melhor currículo para apresentar em início de carreira...

Os grandes tubarões logo começaram a cobiçá-lo, mas foi Roman Abramovich, com uma proposta no valor de 6 milhões de euros, que ganhou o concurso deste ágil guardião. Os seus grandes reflexos, aos quais junta uma imponente envergadura física, fizeram dele uma promessa adquirida a um preço razoável, sendo que a sua tenra idade faz dele um activo a longo prazo, como se veio a confirmar pela recém-terminada temporada.

A cedência ao Atlético de Madrid revelou-se uma escolha acertada tanto para Courtois como para o próprio Chelsea. Titular desde a primeira jornada, o jovem belga tinha a difícil tarefa de preencher a vaga deixada por David de Gea, mas em momento algum mostrou-se abalado por essa pressão. Uma época bastante profícua, de um jogador que valorizou o seu passe e deixou a Europa rendida aos seus pés. Se no campeonato a equipa falhou por dois pontos a ida às pré-eliminatórias da Champions, na Liga Europa a carreira foi muito bem sucedida com Courtois a assumir lugar de destaque no sucesso do Atlético de Diego Simeone.

Vídeo:


Sem grandes hipóteses de lutar a titularidade com Petr Cech, Courtois deverá ser novamente cedido na próxima temporada, restando saber se de novo ao Atlético de Madrid ou se, desta vez, a um clube da Premier League para facilitar a sua adaptação ao futebol inglês. A nível internacional, o jovem guardião faz parte da nova geração de ouro da Bélgica, onde figuram nomes tão sonantes como Eden Hazard, Axel Witsel, Romelu Lukaku ou Verthonghen, que, apesar de não estar presente no Euro 2012, será uma selecção a ter em conta nos próximos anos.

1 comentários:

JPereira disse...

Uma grande aposta do atl.madrid: vir emprestado, 20 anos e depois da venda de gea!

4 de junho de 2012 às 21:14

Enviar um comentário