quinta-feira, 21 de junho de 2012

Zazá (CF Os Belenenses)

Bookmark and Share



Depois de ter estado grande parte da época perto dos lugares de despromoção, o Belenenses conseguiu transcender-se no último terço do campeonato e terminou a Liga Orangina num brilhante 5º lugar. A formação lisboeta, que há 19ª jornada trocou no comando técnico José Mota por Marco Paulo, não perdeu qualquer jogo nas últimas nove jornadas, roubando inclusive pontos a formações que estavam na luta pela subida. Um dos principais destaques desta maravilhosa recta final da equipa do Restelo foi um jovem formado no clube, de seu nome Insa Sagna.

Mais conhecido no futebol por Zazá, o atleta senegalês chegou muito cedo a Portugal e fez a maior parte da sua formação no Restelo, tendo ainda uma breve passagem pelo Sporting Clube de Linda-a-velha. Até à idade de júnior, actuou como defesa-central, 6 e 10, porém foi como trinco que se foi destacando.


Nome: Insa Sagna - "Zazá"
Nascimento: 09/01/1990 (22 anos)
Naturalidade: Dakar - Senegal
Altura: 175 cm
Peso: 71 kg
Posição: Defesa / Médio Direito
Clube: CF Os Belenenses
Percurso: Belenenses (desde 2004): empréstidos a Linda-a-Velha (2005/2006), Estrela da Amadora (2009/2010) e Tourizense (2011)
Nº Camisola: 20


Na sua primeira temporada enquanto sénior, o jovem médio foi emprestado ao Estrela da Amadora. Pegou de estaca no clube amadorense onde acabaria por fazer 15 jogos. Na temporada seguinte viria a integrar o plantel principal do Belenenses, mas seria novamente emprestado, em Janeiro, ao Tourizense.

Contudo, seria nesta temporada - 2011/2012 - que ganharia um lugar em definitivo no plantel principal do emblema da cruz de Cristo. Na altura em que Mota ainda era o timoneiro da equipa, Zazá foi sendo testado como defesa-direito onde se destacava pela sua grande apetência ofensiva e por esticar bastante o jogo no seu corredor. Todavia, seria após a troca de treinadores em Belém que o jogador se viria a destacar… como extremo. Marco Paulo optou por usar o atleta de 22 anos numa das alas atacantes, tirando assim um maior proveito da sua velocidade.

Para além de muito veloz, o futebolista senegalês apoia o defesa do seu corredor q.b., tem uma impulsão bastante boa para um jogador do seu tamanho e parte para cima dos adversários de forma destemida. Uma das suas grandes performances desta temporada foi frente ao Arouca, onde marcou dois golos. Ao princípio, Zazá parecia um jogador que tirava partido unicamente da sua velocidade, contudo, com a entrada de Marco Paulo, o jogador conseguiu progredir imenso, tal como todo o conjunto lisboeta.

Zazá é um jogador algo inexperiente e o facto de ainda não se ter fixado numa posição também não abona nada a seu favor. Apesar de estar a deixar boas indicações no corredor direito do ataque, a verdade é que o jovem tem ainda muito que evoluir nesta posição (sobretudo no capítulo do cruzamento), pois fez quase toda a sua formação como médio-defensivo. Mesmo assim, e independentemente de ainda ter que aperfeiçoar alguns pontos menos fortes, Zazá deve ser encarado como um bom jogador que, evoluindo progressivamente, pode almejar mais que uma segunda divisão. 

Gonçalo Nuno Oliveira

1 comentários:

JPereira disse...

Já com 22 anos e ainda à procura da posição ideal e consequente período de adaptação e cultura táctica.
Rapidez não é tudo, resta ter um treinador q utilize as melhores qualidades.

22 de junho de 2012 às 16:49

Enviar um comentário