domingo, 12 de agosto de 2012

André Martins (Sporting CP)

Bookmark and Share


André Martins é, talvez, o jogador mais promissor entre os muitos jovens que o Sporting tem no plantel. Comparando-o com nomes como Adrien Silva, Cédric Soares, Diego Rubio ou Carrillo, André Martins é aquele em que os sportinguistas depositam mais esperanças (pelo menos é o que reúne maior consenso entre as opiniões), não deixando os adeptos rivais indiferentes ao seu talento.

Martins, como o próprio se descreve, já nasceu com vontade de jogar futebol, tendo sido o próprio jogador a inscrever-se no clube da sua terra natal, no modesto Argoncilhe, onde começou a dar os seus primeiros passos. Mais tarde, em 2000, veio o Feirense. Na altura, o jovem mudou-se para o emblema de Santa Maria da Feira, no qual permaneceria durante dois anos até surgir o interesse do Sporting. O médio luso convenceu os dirigentes leoninos, que o observaram atentamente nos jogos do Feirense, e mudou-se para a capital com apenas 12 anos de idade.


Nome: André Renato Soares Martins
Nascimento: 21/01/1990 (22 anos)
Naturalidade: Argoncilhe, Santa Maria da Feira
Altura: 169 cm
Peso: 64 kg
Posição: Médio / Extremo
Clube: Sporting CP
Percurso: Argoncilhe (1999-2000), Feirense (2000-2002), Sporting (desde 2002): empréstimos ao Real Massamá (2009-2010), Belenenses (2010), Pinhalnovense (2011)
Nº Camisola: 28


Em Lisboa, seguiram-se oito anos de formação de leão ao peito, onde esteve envolvido em algumas conquistas importantes, sendo campeão nacional de juvenis e juniores. De assinalar que, após a passagem do escalão juvenil para júnior, André Martins assinou um contrato profissional com o emblema de Alvalade, juntamente com Wilson Eduardo, Diogo Rosado e Diogo Amado.

Após completar a sua formação no Sporting, veio a sua primeira experiência no futebol sénior. O médio português seria cedido primeiramente ao Real Massamá, da segunda divisão, onde conseguiu pegar de estaca, sendo titular em praticamente todos os encontros. Depois de um período de adaptação ao escalão sénior, onde a aprendizagem no Real Massamá foi de extrema importância, na temporada seguinte viria a ser novamente emprestado.

A sua nova aventura continuaria a ser feita em Lisboa, mas, desta vez, ao serviço do Belenenses. A época não correu de feição, quer para o clube lisboeta, quer para Martins, que pouco jogou com a Cruz de Cristo ao peito. No entanto, em Janeiro, no mercado de Inverno, o Sporting resolveu emprestá-lo ao Pinhalnovense, dada a escassa utilização no Restelo. Em Pinhal Novo jogou a maior parte dos jogos da segunda metade da época e, após o final da cedência, André Martins apresentou-se no Sporting.

Surpreendentemente, ou não, Martins viria a permanecer nessa época - 2011/2012 - no plantel principal dos leões, às ordens de Domingos Paciência. Contudo, e apesar de Paciência apostar algumas vezes no jovem médio, seria após a mudança de treinador em Alvalade - com a entrada de Sá Pinto - que André Martins seria mais vezes titular e renderia os adeptos portugueses ao seu tamanho talento.

Classe, maturidade e raça foram algumas das características reveladas pelo atleta leonino que, apesar de muitas vezes comparado a João Moutinho (do qual herdou inclusivamente o número da camisola), faz lembrar jogadores à margem como Pablo Aimar, devido à sua inteligência, visão de jogo, boa qualidade de passe e capacidade de progredir com a bola de forma elegante. Arrisco-me a dizer que não faltará muito até uma chamada à selecção AA portuguesa, já que nos sub-21 tem sido um dos grandes destaques na formação liderada por Rui Jorge.

Gonçalo Nuno Oliveira

3 comentários:

JPereira disse...

Precisa de evoluir fisicamente, de resto tem bom posicionamento e boa visão de jogo. Tem havido uma boa aposta no seu jogo e ele tem conseguido mostrar atributos.

16 de agosto de 2012 às 00:33
Lucho Gonzalez disse...

O andré se for bem trabalhado, tem excelentes condições para atingir outro nivel.

Queria aqui deixar algumas sugestões, jovens jogadores que apareceram recentemente e serão, certamente, jogadores a ter em conta num futuro proximo.

Marco Fabian e Jorge Enriquez(Chivas) Javier Aquino(Cruz Azul) Hiram Mier(Monterrey) Paulo Dybala(Palermo) Rafael Cabral(Santos) Casemiro(São Paulo) Rafael Toloi(Goias) Bernd Leno(B.Leverkusen) Oliver Torres e Saúl Ñiguez(A.Madrid) Denis Suárez(Man City) Paco Alcacér(Valência) Ezequiel Cirigliano(River Plate) Suso Fernández(Liverpool) Connor Wickham(Sunderland).

Parabens pelo trabalho realizado aqui no blog.

16 de agosto de 2012 às 07:54
Rumo ao Estrelato disse...

Muito obrigado pelas sugestões, serão tomadas em conta!
Sim, o Rumo ao Estrelato também considera que, com o devido acompanhamento, André Martins poderá ser no futuro uma figura do Sporting e da selecção nacional. Veremos se no actual clube terá condições para tal...

Cumprimentos!

16 de agosto de 2012 às 14:54

Enviar um comentário