domingo, 5 de agosto de 2012

George Tucudean (FC Dinamo Bucareste)

Bookmark and Share


Agora que Marius Niculae e Adrian Mutu caminham para o fim das respectivas carreiras, há um jovem avançado romeno que começa a sobressair no campeonato local. George Tucudean, jogador de 21 anos do Dinamo Bucareste, está a ter um início de época de sonho. Foi eleito melhor em campo na vitória por penáltis da sua equipa na Supertaça Romena ao apontar dois golos e agora, na passagem da 2ª jornada da Liga, marcou um poker na goleada imposta pelo Dinamo ao CSMS Iasi.

Filho de famílias abastadas, George Tucudean nasceu no ano de 1991, em Arad, no oeste da Roménia. Antes de ingressar nas camadas jovens do Atletico Arad, Tucudean dividia o seu tempo entre os treinos de ténis e o karting, regalias de um menino que vinha de boas famílias. Contudo, a paixão pelo futebol revelou-se mais forte. De tal forma que aos 16 anos de idade Tucudean era já uma das principais promessas do seu país.


Nome: Marius George Tucudean
Nascimento: 30/04/1991 (21 anos)
Naturalidade: Arad - Roménia
Altura: 187 cm
Peso: 80 kg
Posição: Ponta-de-Lança / Extremo
Clube: FC Dinamo Bucareste - Roménia
Percurso: Atletico Arad (2005-2008), UTA Arad (2008-2011), Dinamo Bucareste (desde 2011)
Nº Camisola: 29


Na época de 2008/2009 George Tucudean transferiu-se para o UTA Arad. A jogar na 2ª divisão da Roménia, este jovem internacional pelas selecções jovens do seu país evidenciou desde logo uma boa capacidade finalizadora, que viria a ser confirmada na época seguinte. As suas boas prestações chamaram a atenção do Dinamo Bucareste e logo o colosso da capital romena tratou de garantir os serviços deste matador puro. A primeira metade da temporada de 2010/2011 foi passada ainda no UTA Arad, por empréstimo, mas em Janeiro de 2011 Tucudean ingressou definitivamente no Dinamo Bucareste.

A sua estreia oficial ocorreu apenas a 1 de Abril do referido ano mas ainda a tempo de causar impacto no seu novo clube. Os 4 golos que apontou nos 13 jogos em que participou ajudaram o Dinamo a classificar-se em 6º lugar e a chegar à final da Taça da Roménia. Na temporada 2011/2012 marcou o seu primeiro golo na Liga Europa, em partida da 3ª pré-eliminatória, mas daí até Maio ficou em branco nos vários jogos que disputou, ainda que sempre saído do banco. Mas à 31ª jornada tudo mudou, quando o seu técnico decidiu colocá-lo pela primeira vez a jogar de início no campeonato. Daí até ao final da prova contabilizou 3 golos nas derradeiras quatro partidas.

Muito forte no jogo aéreo e com um remate muito colocado, Tucudean destaca-se pelos processos simples na hora de atacar a baliza. Por vezes dá a ideia de ser limitado em termos técnicos, mas é um jogador eficaz quando tem a bola, sobretudo no capítulo da finalização. Manteve a capacidade de goleador que o notabilizou no final da última época, surgindo agora com números prometedores – 6 golos em 3 jogos que disputou. Rápido e forte fisicamente, impõe respeito nas defesas contrárias e consegue decidir jogos individualmente, desde que tenha uma boa equipa a trabalhar para si.

Vídeo:


O seu início de temporada tem sido altamente concretizador. George Tucudean parece finalmente confirmar as credenciais que o levaram a Glasgow, ainda muito jovem, mas onde acabou por não convencer os responsáveis do campeão escocês. Hoje em dia está mais maduro e parece pronto para dar o salto, o que poderá ocorrer muito brevemente. Trata-se ainda de um jogador acessível para a maioria dos clubes dos principais campeonatos europeus, podendo inclusive deixar Bucareste ainda neste mercado de transferências...

Ricardo Abreu

0 comentários:

Enviar um comentário